quinta-feira, junho 11, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 11 de Junho...

Padre/monsenhor José
Bernardino Santos Silva

Os dias de Óis da Ribeira
nos dias 11 de Junho...

- Ano de 1900,
há 120 anos !
Casamento de Amélia, 
irmã do padre José Bernardino

A óisdaribeirense Amélia Tavares dos Santos e Silva, irmã do padre/monsenhor José Bernardino, casou a 11 de Junho de 1900, há 120 anos, na Igreja de Santpo Adrião de Óis da Ribeira, com Manuel Alves Claro dos Reis, natural de Espinhel.
Amélia, de 23 anos, solteira e proprietária, era filha de Manuel Tavares Duarte e de Maria José dos Santos Silva. Manuel, de 24 anos e empregado do comércio, vivia em Lisboa e era filho de Joaquim Simões Alves e de Maria Clara dos Reis.
O casal fixou residência em Lisboa, na freguesia de S. Bartolomeu dos Mártires, onde Manuel trabalhava e dele mais nada sabemos. Além do padre José Bernardino, havia pelo menos uma outra irmã de Amélia, de nome Josefina, solteira ao tempo e proprietária, e que foi testemunha do casamento. 
A equipa de futsal de 2005

- Ano de 2005,
há 15 anos !
Futsal da ARCOR/JF
empatou com Travassô

A equipa da ARCOR/Junta de Freguesia de Óis da Ribeira empatou (1-1) com Travassô, em jogo da sétima edição do Torneio Inter-Freguesias de Águeda em futsal.
O encontro era da terceira jornada da prova, realizou-se no pavilhão do GICA, em Águeda, e a formação óisdaribeirense , orientada por Carlos Estima (Norberto), alinhou com Carlos Samuel, Bruno Soares, Afonso Almeida, André Ferreira e Milton Rino; Paulo Gomes, Otelo Melo (um golo), Luís Ferreira, Paulo Silva, António Monteiro e Óscar Almeida (gr).
Antes, a 28 de Maio, perdera (1-2) com Segadães, na primeira jornada e com golo de Paulo Silva, e dois dias antes (a 9 de Junho) goleara (6-0) a equipa de  Agadão - com golos de Afonso, Milton Rino (2), Luís e Paulo Silva (2).
Elísio Pinheiro de Almeida
e a mãe Mariana
  
Pessoas
Elísio Pinheiro de Almeida

O oísdaribeirense Elísio Pinheiro de Almeida nasceu a 15 de Março de 1908 e foi baptizado a 10 de Junho desse mesmo ano. Há 112 anos!  
Foi amigo da freguesia: em 1945, deu 100$00 para ajudar as obras de terraplanagem da escola primária; nos anos 60, ofereceu os bancos do largo do Cruzeiro. Os mesmos que agora estão semi-abandonados no mesmo largo, mas no passeio do Café Central.
Elísio Pinheiro de Almeida era filho de José Pinheiro de Almeida, sapateiro, e de Mariana de Jesus Viegas, governanta de casa. Neto paterno de Maria dos Santos Pinheiro e materno de Rosa Florinda Viegas, todos de Óis da Ribeira. Casou a 11 de Janeiro de 1936 com Rosa Rodrigues Ferreira, de Almear, em Travassô.
Elísio «migrou» para Viana do Castelo em data desconhecida de finais dos anos 30/40 do século XX,  já casado e chamado pelo irmão Eugénio, o mais velho, e por lá fez vida empresarial e familiar.
O casal teve três filhas: Maria de Lurdes, professora de Alemão (residente na Alemanha), Rosa Maria, professora do ensino secundário (falecida a 19 de Dezembro de 2019) e Maria de Fátima, professora primária, ambas residentes em Viana do Castelo.
Elísio Pinheiro de Almeida faleceu, de doença e aos 65 anos, a 12 de Julho de 1973, em Viana do Castelo. Era irmão de Alexandre Pinheiro de Almeida, falecido a 29 de Abril de 1998 e pai de Eugénio (já falecido) e José (moradores em Viana do Castelo) e de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, empresário agro-pecuário de Óis da Ribeira. E irmão também dos já falecidos Porfírio (em 1904), Severino (1907) e Eugénio Pinheiro de  Almeida.

Sem comentários: