terça-feira, junho 30, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 30 de Junho...

Maria Bernardina e Manuel  Maria Resende

Os dias de Óis da Ribeira
 nos dias 30 de Junho...

1 - Ano de 1904,
há 116 anos !
Casamento de Manuel Resende e Bernardina
Santos Silva !

O dia 30 de Junho de 1904, há 116 anos, foi o do casamento de Manuel Maria, natural de Águeda, e Maria Bernardina, de Óis da Ribeira e na Igreja de Santo Adrião desta vila.
Manuel Maria Ala de Resende, o noivo e de 29 anos, era solteiro e comerciante, filho de Manuel Dias Crura Resende e Maria Augusto Lemos, da abastada família da então vila de Águeda. Maria Bernardina Tavares dos Santos Silva, de 33 anos, solteira e governanta da casa dos pais, era filha de Manuel Tavares Duarte e de Maria José dos Santos Silva. E irmã do padre José Bernardino Santos Silva, que foi uma das testemunhas do casamento, assim como João Dias Cura Resende, negociante de Águeda e familiar do noivo.
O celebrante foi o padre Manuel Gomes de Andrade, titular, a esse tempo de há 116 anos, da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira, que colou e inutilizou o selo de 100 reis, que autenticou o assento paroquial do casamento - o quarto desse ano. 
O casal teve quatro filhos, já todos falecidos: Albano (em bebé), José, Armando (que várias vezes foi presidente da Junta de Freguesia de ÓdR) e Manuel (Neca) Resende.
- Ver AQUI
2 - Ano de 1979,
há 41 anos!
Futebol da ARCOR empatou
com o Alvarense

A equipa de futebol de 11 da ARCOR empatou (0-0) com a Associação Desportiva Alvarense, em jogo da segunda jornada do Torneio de Futebol Popular do jornal Soberania do Povo, de Águeda.
A partida com a formação de Casal de Álvaro disputou-se a 30 de Junho de 1979, ano da fundação arcoriana e no campo de Santo António, em Fermentelos. 
A equipa óisdaribeirense alinhou com António Vicente; Custódio Ferreira, Diamantino Correia, Zé Celestino Vegas (cap.) e José Maria; António Framegas, Zé Ferreira e Carlos Marques; Jorge Marques, Milton Gomez e António Marques. Ainda jogaram, substituindo, Zé Melo, Manuel Capitão e Zé Pires.  
Fernando Pires, Sesnando Reis, Teresa Fidelis /ARHC),
Gil Nadais, Carlos Nolasco e Manuel Campos

3 - Ano de 2010,
há 10 anos !
Parceria com a APA
para a limpeza de jacintos

A Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC, a antiga Hidráulica do Mondego) protocolou, a 30 de Junho de 2010, há 10 anos, parceria com as Juntas de Freguesia  Óis da Ribeira, Requeixo, Fermentelos e Espinhel para «acções de limpeza dos jacintos de água e reabilitação da pateira». 
O contrato foi assinado no dia 30 de Setembro do mesmo ano e renovado em Maio de 2011. Todavia, não foi de novo renovado e acabou por ser extinto - disso se queixando os respectivos autarcas. Ao tempo, cada uma das 4 Juntas de Freguesia recebeu 3200 euros, em 4 meses, para proceder à vigilância e remoção manual dos jacintos, como acção preventiva. 
Os quatro presidentes manifestaram-se satisfeitos com a renovação do protocolo: Carlos Nolasco (Fermentelos), Manuel Campos (Espinhel), Fernando Pires (Óis da Ribeira) e Sesnando Reis (Requeixo). Extinto o protocolo, as 4 Juntas de Freguesia ribeirinhas da pateira deixaram de fazer a referida limpeza e todos os anos é o que se sabe. 
O Centro Escolar chegou a estar
pensado para o terreno do Surpel

4 - Ano de 2011,
há 9 anos !
O (não) Centro Escolar
Pateira Nascente

O presidente da Câmara Municipal de Águeda acabou com todas as esperança das freguesias de Óis da Ribeira, Travassô e Espinhel, quando, na Assembleia Municipal de 30 de Junho de 2011, há 9 anos, disse que «o Centro Escolar Pateira Nascente não irá ser feito».
O também chamado Polo Educativo Pateira Nascente iria beneficiar as freguesias de Óis da Ribeira, Travassô e Espinhel e, então, andava desde há 3 anos para ser decidido. As Juntas de Freguesia mão se entenderam quanto a localização
impasse disto resultante terá sido determinante na (assim facilitada) decisão da edilidade em não avançar com a construção.
O presidente Gil Nadais, de resto, justificou-se mais tarde: «Nunca houve concordância» das Juntas de Freguesia de Espinhel, Óis da Ribeira e Travassô e que se verifica(va) «uma notória diminuição da natalidade».

Sem comentários: