sábado, junho 20, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 20 de Junho...

Registo militar de José
Maria Soares dos Santos

Os dias de Óis da Ribeira
nos dias 20 de Junho...

1 - Ano de 1917,
há 103 anos !
José Maria de partida
parta a 1ª. Guerra Mundial 

O óisdaribeirense José Maria combateu na 1ª. Grande Guerra Mundial e partiu para França a 20 de Junho de 1917. Regressou a Lisboa no dia 19 de Maio de 1919. 
O combatente integrou o 1º. Corpo Expedicionário Português (CEP) e nasceu a 6 de Junho de 1895, filho de Bernardino Soares dos Santos e de Maria Rosa Ferreira Estima, ambos lavradores. Foi mobilizado pelo Regimento de Artilharia nº. 2, como soldado condutor (nº. 318) e partiu para França a 20 de Janeiro de 1917, integrado na 2ª. Bateria do 1º. GBA. Foi promovido a 1º. cabo (ao tempo, denominado miliciano) a 7 de Outubro de 1917.

Era irmão de Manuel Soares dos Santos (Lopes), pai de David, Deolinda, Mirene e e Isaura (já falecidos), Lurdes e Zulmiro Soares dos Santos - este já com 102 anos.
Joaquim P. Tavares

2 - Ano de 1929,
já 91 anos !
Emigrante Joaquim Tavares 
foi para o Brasil do Sul!

Joaquim Pires Soares, natural de Óis da Ribeira, emigrou para o Brasil em 1929 e o passaporte foi emitido pelo Governo Civil de Aveiro a 20 de Junho de 1929. Há 91 anos.  
Solteiro, de 18 anos, de 1,62 metros de altura e trabalhador agrícola, tinha cabelo olhos e sobrolhos castanhos e sabia ler e escrever. Era filho de Anacleto Pires Soares e de Emília Tavares da Silva e Cunha. Neto paterno de Joaquim António Pires Soares, proprietário, e de Maria Rosa Soares; neto materno do agricultor José Tavares da Silva, de Óis da Ribeira, e de Maria da Graça, que era de Paradela, de Espinhel. Sobrinho do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e do médico Anacleto Tavares da Silva e Cunha (que trabalhou e morreu em Portel).
Irmão, entre outros, de Maria Ascenção, Maria Rosalina (que casou em Oronhe e lá faleceu em 1973) e Maria Celeste, que foi mãe de Dinis e Dália (já falecidos, esta na Mourisca), Armando e Clarice Tavares dos Reis (filhos de Edmundo Reis).
Radicou na cidade de Pelotas, no Estado do Rio Grande Sul, onde acabou por constituir família. 


3 - Ano de 1998,
há 22 anos !
Sardinhada da Tuna
no Adro da Igreja

A Tuna Musical de Óis da Ribeira organizou uma sardinhada no largo da Igreja, a 20 de Junho de 1998, há 22 anos.
O presidente da direcção tunante era Carlos dos Reis Matos (o Bigodes), também maestro da instituição, e o objectivo era conviver com os sócios e simpatizantes da associação, num tempo de festas dos santos populares - o que atraiu muita gente óisdaribeirense (e não só...) ao convívio, que incluiu a inevitável sardinha assada, mas também caldo verde e o «inevitável» vinho tinto.

4 - Ano de 2009,
há 11 anos !
Marchas populares
de ÓdR em Águeda

Os grupos de Marchas Populares da ARCOR e da Tuna Musical de Óis da Ribeira participaram, a 20 de Junho de 2009, na sexta edição das Marchas Populares de Águeda.
Já lá vão 11 anos, o tempo passa depressa, e ajudaram a colorir as ruas da baixa da cidade de Águeda, num evento que teve a organização da Câmara Municipal, com a Associação Sol Nascente.
Além das duas marchas de Óis da Ribeira, também participaram as de Fermentelos, de Espinhel, da Trofa e da Associação Sol Nascente, de Águeda.

Sem comentários: