quarta-feira, agosto 03, 2022

* Memórias de ÓdR dos dias 3 de Agosto: Concurso para padre de Óis da Ribeira (1873)! Concursos e desporto na pateira (1980)! Demolição no Largo da Igreja (1984)! Lena d´Água faltou às festas da pateira (1986)! ARCOR com ex-presidentes e autarcas (2001)! Acidente mortal de António Fernando Almeida (2010)! ARCOR organiza Nacional de Esperanças de Canoagem (2012)! Acidente mortal para António Fernando Almeida (2010)! ARCOR organiza Nacional de Esperanças (2012)! !Tiago Tavares vai ser recebido na ARCOR (2016)! A imortal peça «Eleição dos órgãos da autarquias locais» (2018)! Paulo, o actor e desportista na lista do «Juntos» de TravassÓis (2021)!


O DL 172 de há 149 anos



1 - ANO 1873: CONCURSO PARA
PADRE DE ÓIS DA RIBEIRA: O concurso para o provimento do titular da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira, e outras do país, foi publicado no Diário do Governo nº. 172, de 2 de Agosto de 1873. Há 149 anos.
O pároco de Santo Adrião de Óis da Ribeira era o padre encomendado Ricardo Tavares da Silva, natural da vila, que, não sabemos se por razão deste concurso, viria a ser substituído pelo padre Venâncio Pereira entre Julho/Agosto de 1876.
Os últimos sacramentos que ministrou em Óis da Ribeira foram os seguintes:
- BAPTIZADO: O de José Maria, filho do barqueiro Joaquim Alves da Costa e da costureira Maria Bárbara Soares dos Santos, irmão do barqueiro Zebedeu Alves da Costa. A 11 de Junho de 1876.
- CASAMENTO: O de Maria Angélica dos Santos e João Tavares da Silva. Ela, de 32 anos, solteira e lavradora, filha de Berardo dos Santos Oliveira e de Emília Pires da Maia. Ele, de 54 anos, solteiro e lavrador, filho de João Tavares da Silva, de Travassô. A 29 de Maio de 1876. O casal, entre outros, viria a ter o filho e futuro benemérito Manuel Maria Tavares da Silva, cujo nome foi dado à Rua do Cabo. 
- FUNERAL: O de Belarmina, filha de Maria Viegas, jornaleira, e pai incógnito, de 11 meses e 7 dias. A 8 de Junho de 1876.
- NOTA: O edital era da 1ª. Repartição da Direção Geral dos Serviços Eclesiásticos, do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, e os interessados tinham 30 dias para apresentarem o necessário requerimento, separadamente para cada Igreja que pretendessem - devendo, porém e neste caso, colocar uma ordem de preferência.
 
Jaime Reis
(foto actual)

2 - ANO 1980: CONCURSOS E DESPORTO
NA FESTA DA PATEIRA: A Festa da Pateira de há 42 anos, teve 7 conjuntos musicais, como já ontem aqui demos conta, mas também concursos desportivos e de apanha de moliço.
O programa teve apoio da Comissão Municipal de Turismo de Águeda e envolveu os dias 2, 3 e 4 de Agosto de 1980, com cartaz desportivo no sábado e domingo.
Jaime Reis foi o vencedor do concurso de pesca, seguido de António Prazeres, Casimiro Estima e Dionísio Prazeres. A prova de ciclismo foi ganha por António Joaquim, por se apresentar com o veículo mais antigo.
Quanto à prova de apanha de moliço, venceu Miguel Marcos dos Reis, que tinha, imagine-se... 80 anos! Seguiram-se João Tavares dos Santos (2º.), Ernesto Almeida, Jorge Soares, António Estima e António Joaquim.
- NOTA: Bons tempos, os tempos em que o recito da patera era cenário de grandes festivIdades populares. Verdadeiramente populares e não só para certas elites. 
O parque onde ficava a casa demolida

3 - ANO 1984: DEMOLIIÇAO DE CASA 
NO LARGO DA IGREJA: A demolição da casa de Silvério Maria Reis ocorreu nos primeiros dias de Agosto de 1984, há 38 anos, permitindo alargamento do ainda hoje chamado Largo da Igreja.
O edifício e anexos ficavam no local onde hoje se situa o parque de estacionamento em frente à residência de Armando Resende e o proprietário estava então emigrado no Brasil. Fazia esquina com o largo da Igreja e a Rua Benjamim Soares de Freitas.
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era presidida por Isauro Carvalho e Santos com o secretário António Framegas Fernandes da Silva e o tesoureiro Daniel Pereira Marques.
Lena d´Agua

4 - ANO 1986: LENA D´ÁGUA FALTOU
ÁS FESTAS DA PATEIRA: A cantora Lena d´Água não cumpriu o contrato assinado com a ARCOR para actuar nas festas da pateira, no concerto de 3 de Agosto de 1986.
O empresário da artista, em carta enviada á ARCOR, justificou-se com «razões alheias», que teriam a ver com a promoção de um disco e que envolveria espectáculos nos Açores e Luxemburgo e anunciou a disponibilidade para actuar em outra data.
- NOTA: A ARCOR assumiu a organização da festa por desistência da comissão nomeada no ano anterior. A direção arcoriana era presidida por Armando Ferreira, que então anunciou procedimento judicial contra a cantora e o empresário Celso Luíso.
A maquete do Cento Social da ARCOR



5 - ANO 2001: ARCOR REUNIU COM ANTIGOS PRESIDENTES E AUTARCAS: A direção da ARCOR convidou os seus ex-presidentes e os da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira para uma reunião de trabalho sobre o centro social e sede da autarquia, realizada a 3 de Agosto de 2001, há 20 anos!

O objectivo, para além da mobilização em favor das obras, era pacificar o ambiente associativo arcoriano - muito tenso nos então últimos anos desse tempo.
A oportunidade foi aproveitada para se mostrar e apreciar a maquete do centro social, que já tinha sido publicamente apresentada a 1 de Julho e o então presidente da direção arcoriana (Celestino Viegas) falou das diligências que decorriam, no âmbito do concurso público - cujas propostas tinham sido abertas a 2 de Julho (anterior).

- NOTA: Tempos de união da comunidade, em favor da comunidade óisdaribeirense.

António Fernando


6 - ANO 2010: ACIDENTE MORTAL PARA
ANTÓNIO FERNANDO ALMEIDA
:
 óisdaribeirense António Fernando Framegas de Almeida faleceu a 3 de Agosto de 2010, há 11 anos, vítima de um trágico acidente na estrada do Surpel, que liga Espinhel a Ois da Ribeira.
Comerciante de gado e de 40 anos, conduzia um tractor, com um atrelado carregado de areia, quando, ao efectuar uma travagem, provocou a capotagem do veículo. Terá sido cuspido e batido com a cabeça nalguma parte do tractor, o que lhe terá provocado morte imediata.
- NOTA: António Fernando deixou viúva Sandra Cristina Castelão Reis Framegas e duas filhas então menores - Patrícia e Catarina, moradoras na Rua António Bernardino. Era filho de Benjamim Soares de Almeida e Santos e de Maria Graciete dos Reis Framegas, da Rua do Cabo. RIP!!!

7 - ANO 2012: 
ARCOR ORGANIZA NACIONAL
DE ESPERANÇAS DE CANOAGEMA terceira, última e decisiva prova do Campeonato Nacional de Esperanças, de Canoagem, está marcado para o dia 5 de Agosto, domingo, em Óis da Ribeira. 
A organização é da ARCOR, da Associação de Canoagem de Aveiro e da Federação Portuguesa de Canoagem, com provas a partir das 10 horas - de K1 e K2 cadetes, infantis, iniciados e menores (masculinos e femininos) e C2 e C2 (cadetes e infantis masculinos). A ARCOR far-se-á representar por Arménio José e Luís Santo, Adriano Coelho e Leandro Melo (C1 cadetes), João Pedro Framegas e Miguel Soares (K2 iniciados) e Luís José (C1 infantis).
- NOTA: A direção era presidida por João Gomes e Sérgio Almeida, vice-presidente, o responsável pela secção de canoagem.
O cartaz que recebeu Tiago Tavares


8 - ANO 2016: TIAGO TAVARES 
VAI SER RECEBIDO NA ARCOR: Tiago Tavares, o ribeirense campeão do mundo de canoagem, em C1 200 metros sub-23, é hoje recebido na sede da ARCOR, o seu clube de sempre e a grande associação de Óis da Ribeira.
A iniciativa é promovida pela associação e está marcada para as 19,30 horas, no salão cultural, esperando-se e desejando-se a participação de muitos ribeirenses, e não só, para vitoriar e aplaudir o jovem campeão do mundo.
O primeiro campeão do mundo de Óis da Ribeira! O primeiro campeão do mundo de todos os desportistas de Águeda!
- NOTA: Amanhã recordaremos este momento de festa e de aclamação do extraordinário feito desportivo de Tiago, aplaudindo-o e imortalizando o ouro que o fez campeão do mundo.
Os actores amadores do Juntos e do PS abandonaram o palco na representação
do dia 5 de Abril de 2018, repetindo actos políticos anteriores



9 - ANO 2018: A IMORTAL PEÇA «ELEIÇÃO
DOS ÓRGÃOS DAS AUTARQUIAS LOCAIS»: O Grupo Cénico dos Eleitos de Travassô e Óis da Ribeira (GruCETOR) volta à cena no dia 6 de Agosto de 2018, para mais um acto (o 11º. acto!!!...) da imortal peça «Eleição dos Órgãos das Autarquias Locais».
O autor é desconhecido mas muito populares são os actores que interpretam esta surpreendente peça da lírica política popular local.
O enredo anda à volta de um grupo de 9 rapazes e raparigas profundamente apaixonados pelo poder  local e que, por esse amor, lutam e incendeiam desbragadamente, em lancinantes momentos de paixão e de drama, de suspense e intriga palaciana.
As juras são imensas, até tresloucadas são algumas declarações, e, entre traições e algumas mentirolas, o desejado poder local continua dividido e suspenso, em suspense e solteiro e sem saber para que lado pender.
Por que amor se deixará enlear o pequenino poder local?
Por Sérgio, o príncipe eleito, que algumas damas de companhia e cavalheiros não quer na sua corte! Nem o querem?!
Por Mário, o príncipe emérito, que o poder não quer deixar, a ele agarradinho como lapa?
Por Júlia, a noiva debutante que Sérgio rejeita e ela não ama?
Por quem, desta corte espartilhada e diminuída, impaciente e jogadora, se prenderá d´amores o príncipe eleito? E prenderá?
Terá este de abdicar do trono e do reino, cedendo-o ao rival enamorado da mesma dama, para salvar a democracia popular, dando-o de bandeja aos seus arqui-inimigos?
Por quem se decidirá a corte de eleitos neste comovente drama da política autárquica local?
- NOTA: O texto procuirava iriniazar sobre a situalão política do tempo, tempi que j+a em ia em 11ª sessão da Assembleia de Freguesia de eleição e tomada de posse da Junta e da Assembleia de Freguesia, que resultou nas eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019. O texto compelto pode ser (re(visto) AQUI
Paulo Jorge Gomes, o actor (2010)

- ANO 2021: PAULO, O ACTOR E DESPORTISTA
NA LISTA DO «JUNTOS» DE TRAVASSÓIS
: Paulo Gomes, em 5º. lugar, é o segundo óisdaribeirense a integrar a lista do Juntos por Águeda para as Eleições Autárquicas 2021 da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. Depois do segundo de Ondina Soares, actual secretária da Junta de Freguesia.
O d´Óis Por Três «achou-o» no cartaz oficial e a sua candidatura (em lugar putativamente elegível), na prática, substitui Sérgio Almeida, actual mesário da AFTOR. Sobre Paulo Gomes, valerá a pena aqui deixar o seu histórico em eleições autárquicas locais.
Assim, vejamos:
- ANO de 1997: Candidato do PS, em 5º. na lista liderada por António José Tavares (93 votos). Venceu o PSD de Fernando Pires (341) e também concorreu o CDS de Albertino Soares (55).
- ANO de 2005: Candidato da LIOR - Lista Independente de Óis da Ribeira, em 7º. lugar na lista de Diamantino Correia (123 votos). Venceu o PSD de Fernando Pires (334) e também concorreu o Bloco de Esquerda de Aníbal saraiva (30),
- ANO de 2009: Candidato do PSD, em 9º. lugar da lista de Fernando Pires, que venceu (277 votos). Também concorreu o PS de Carla Tavares (220).
- ANO de 2021: Candidato do Juntos Por Águeda, em 5º. lugar da lista de Sérgio Neves.
- ANOS de 2017 e 2019: Presidente da mesa de voto nas eleições autárquicas (normais e intercalares) da UFTOR.
- ANO de 2021: Presidente da Mesa de Voto nas Eleições Presidenciais.
- NOTA: O texto completo pode ser (re)visto AQUI

Sem comentários: