segunda-feira, agosto 15, 2022

* Os dias d´Ois de 15 de Agosto, há 15, há 10 e há 5 anos: Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR! Melhoras com chá de jacintos! A Rua Benemérito Benjamim Soares de Freitas! A 7ª. edição das «Coisas do cabo d´esquadra» e homenagens! Política d´Óis - 1: Casais em listas diferentes! As marchas populares infantis da ARCOR!


ÓdR há 15 anos!

Grupo de Teatro Amador
(GTA) da ARCOR !


A «Pergunta d´Óis» nº. 176, a da quarta-feira de 15 de agosto de 2007, há 15 anos, falava do teatro amador de Óis da Ribeira.
Assim:
« O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR, em 2005, era dirigido por Arlindo Reis e, ver foto, retirada do Site Oficial da associação, incluía Paulo Gomes, Cristina Cadinha, Pedro Soares, Sandra Pereira, Carlos Pereira, Porfírio Pires (seccionista), Arlindo Reis, Óscar Almeida, António Prazeres, Isaltina Pires, Paulo Rogério e Liliane Alves.
- Pergunta de hoje: sabe em que dia estreou a peça desse ano - «O Arcanjo Negro»? Lembraremos amanhã.».
- NOTA Nunca é demasiado lembrar que, infelizmente, o teatro de Óis da Ribeira «faleceu» há 10 anos, nas mãos e nos palcos da ARCOR.

Melhoras com chá de jacintos!

O d´Óis Por Três, na  sua «Tertúlia Literária» nº. 276 gracejava sobre o eventual efeito sanitário do chá de... jacintos.
Assim:
- «Já estás melhor, a receita médica está a dar efeito?», perguntou o d´Ois
- «Melhorzinho, sim... deram-me chá de jacintos», respondeu o Três.»
- NOTA: Jacintos para fazer chá, ou outra coisa qualquer, é o que, nos dias de hoje e 15 anos passados, menos falta na pateira e arredores.


A 7ª edição das «Coisas do cabo
d´esquadra» e homenagens !

A 15 de Agosto de 2007, o d´Óis Por Três publicava um comentário do prolixo e inquieto Repórter X, que tinha sido enviado a 11 de Junho anterior.
Assim:  
«À (fulano), lá estás tu a querer ser homenageado! Sim,  reconhecemos que já fizeste muito mas, com as merdas dos blogues que tens onde aproveitas para dizeres o que queres, estragas a tua imagem».
- NOTA do 2x3, a de há 15 aos:: Quem acompanha o blogue d´Óis por Três saberia que as homenagens que se referiam tinham a ver com os ribeirenses que se destacaram na área desportiva: campeões regionais ou nacionais. Trata-se, de resto, de uma promessa eleitoral de um grupo político que o Repórter X apoiou a certa altura - embora não seja o seu. Mas o homem, lá das suas inteligenciais alturas, entendeu, cheio de pressa em ofender, que os autores do blogue queriam ser homenageados. Ora, nenhum dos três foi campeão do que quer que seja. Só da paciência em aturar e descobrir quem é o Repórter X.
ÓdR há 10 anos!

A Rua Benemérito Benjamim Soares de Freitas !

O d´Óis Por Três, há 10 anos, perguntava «onde é que começa e acaba a Rua Benjamim Soares de Freitas?».
E comentava:
«Boa pergunta! Pergunta que chegou ao d´Óis Por Três! Supostamente, começa no 
Largo do Cruzeiro, que há poucos anos foi rebaptizado de Centro Social, mas não está lá placa alguma, a indicar tal coisa. Percorremos a rua e apenas encontrámos a placa que aqui mostrámos, na casa de Maria de Fátima Santos e José Manuel Alves, em frente à antiga padaria. Será que é aqui que acaba a rua? E aqui começa a de Nossa Senhora de Fátima? Será? Não será? E onde acaba esta? Não vimos placa nenhuma.
A Junta de Freguesia bem que poderia ter estas coisas em conta, prestando o serviço público a que é obrigado.».
- NOTA: Passaram-se estes 5 anos e o d´Óis Por Três, sem resposta eou esclarecimento à questão, indagou os CTT e ficámos a saber, por exemplo, que a casa de Arménio Pinheiro da Silva, encostada à escola, tem a Rua Benjamim Soares de Freitas no seu código postal, com o nº. 45. Será até aí que acaba? A de Aurélio Reis, a segunda a seguir à escola no sentido de Espinhel é o nm~- 9 da Nossa Senhora de Fátima.
A marcha infantil da ARCOR em plena actuação. As crianças são o futuro e também o
futuro das marchas de Óis da Ribeira. Em baixo, o grupo (incompleto) e, de pé e
à direita, a educadora Fátima Goulart
ÓdR já
5 anos!

As marchas populares
infantis da ARCOR !

«O futuro é das crianças e estas iam sendo esquecidas no historial das marchas populares de Óis da Ribeira, neste ano de 2017 com apenas a ARCOR, da freguesia», comentou o d´Óis Por Três de há 5 anos.
Acrescentava que «é uma pena». Assim:
«É  pena a desistência da Tuna/Associação Filarmónica, que as começou a organizar em 2002.
A ARCOR apresentou dois grupos, o adulto e o infantil, e deste qua-
se nem se fala (ou falou), quando é dele e ele o futuro. A página de facebook das Marchas Populares da ARCOR permitiu-nos recolher estas imagens (tem várias outras, ver AQUI) para as deixar para memória do... futuro.
Não conhecemos as crianças, mas identificamos a educadora Fátima Goulart, que, com outra educadora, supomos, as ensaiou e as acompanhou na cenografia dos dia 17 de Junho, na pateira de Óis da Ribeira.
Obrigado ao(à) nosso(a) leitor(a), que nos alertou para esta falha do d´Óis Por Três.
- NOTA: As Marchas da Tuna/AFOR voltaram nas edições de 2018 e 2019. Infelizmente e por causa da COVID 19, não se realizaram em 2020 e 2021. E, quiçá por outras razões, também em 2022.
Sérgio Almeida e Liliane Framegas,
casal eleitoral em listas diferentes

Política d´Óis - 1: Casais
em listas diferentes ! 

O d´Óis Por Três, há 5 anos, ano eleitoral autárquico, anotava que «há curiosidades de sangue nas listas de candidatos ribeirenses à Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira».
Por isso iniciou nova rúbrica: a «Política d´Óis: Casais em listas diferentes!» Assim começando:
M. Fátima Reis
Cristina Soares
«Por exemplo, o nº. 4 do PSD é marido da nº. 8 da Juntos. Por outras palavras, o candidato Sérgio Miguel Ferreira de Almeida é marido de Liliane Duarte Figueiredo Framegas. É a história de um casal que tem amor igual e políticas diferentes.
Liliane Framegas, de 35 anos, engenheira mecânica, já foi candidata do PSD em 2009, sendo 12ª. lista de Fernando Pires, que então ganhou as eleições ao PS de Carla Tavares. Agora, nas eleições autárquicas de 2017, veste a camisola do JUNTOS - Movimento Independente.
Sérgio Miguel Ferreira de Almeida, de 35 anos, técnico de medicina, continua do PSD. 
Já anteriormente foi candidato, mas na freguesia de Espinhel, da qual é natural: 4º. em 2005, na lista liderada por Renato Salgado.
Este casal aproxima outras curiosidades:
1 - Liliane Framegas é sobrinha paterna de Maria de Fátima Figueiredo dos Reis, administrativa (irmã do pai), que é a 9ª. candidata do PSD em TravassÓis. E foi 6ª. nas eleições de 2013. Fátima é também esposa de Álvaro Soares, que foi candidato em 1989 (pelo CDS), em 1993, 1997 e 2001 (pelo PSD). E cunhada de Pedro Soares, candidato do PSD em 2095, 2009 e 2013. A esposa deste, Ondina da Silva Gomes Soares, técnica 
superior da Segurança Social e 11ª. da
Sofia Framegas
António Framegas
superior da Segurança Social e 11ª. da lista social-democrata em 2017.
A política, de resto, está no sangue destas candidatas: a tia Fátima e a sobrinha Liliana, são filha e neta de Valter dos Reis Framegas, que foi tesoureiro da Junta de Freguesia, eleito em 1976 (nas primeiras eleições autárquicas) e em 1979, sempre pelo PS. Ainda foi candidato em 1982 (7º.) e 1985 (11º.).
2 - É prima paterna de Cristina Maria Framegas Soares, contabilista de profissão e presidente do conselho fiscal da ARCOR, 18ª. candidata do PSD.
3 - É prima paterna de Ana Sofia Resende Framegas, de 21 anos, estudante do ensino superior e 4ª. da lista do PS. Por sua vez, filha de Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas, que foi candidato do CDS em 1989, 1993 e 1997, do PS em 2001 e da LIOR em 2005. Neta de Messias dos Santos Framegas, candidato do CDS em 1979 e 1982.
4 - Liliana é prima de António Framegas Fernandes da Silva, que foi candidato em 1979 (PSD), em 1982 (CDS) e 1989 (PS). O pai de António (Victor) foi candidato do PS em 1976. O tio Élio foi candidato do PSD em 1979, 1985 e 1989.
Os Framegas são danados para a política.
Outras curiosidades consanguíneas haverá (mesmo até relativamente a este caso, quem sabe?) e delas iremos dando conta, em próximas postagens. A ver, iremos.
- NOTA de 2017: Estes dados podem conter algum erro e/ou omissões, de
que nos desculpamos. Quaisquer indicações podem ser dadas
para o email doisportres2@gmail.com.
- NOTA 2: Activos na política de hoje estão Maria de Fátima Reis (na Assembleia de Freguesia), a cunhada Ondina Gomes Soares (secretária da Junta) e Ana Sofia Framegas (AF), todas eleitas do Juntos. 

Sem comentários: