domingo, agosto 28, 2022

* Os dias d´ÓdR a 28 de Agosto de há 15, há 10 e há 5 anos: A Escola de Música da Tuna Musical! Óis da Ribeira na Orquestra Típica e Coral de Águeda! O recreio da escola abandonado... Junta de Freguesia de Óis apoia passeio de motas da Vagueira!

ÓdR há 15 anos!

A Escola de Música
da Tuna Musical !

O d´Óis Por Três de há 15 anos, a 28 de Agosto de 2027, anunciava a abertura do novo ano da Escola de MÚsica da Tina Musical da nobre vila.
Assim:
«A Escola de Música da Tuna reabre a 1 de Setembro, para maiores de 8 anos. Funcionará às quartas-feiras (20 horas) e aos sábados (15).
É de aproveitar, por quem quiser saber música.».
- NOTA: A Tuna Musical é a agora chamada Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, por deliberação assembleia geral de 30 de Agosto de 2016, era António Manuel Azevedo de Melo o presidente da direção.

Óis da Ribeira na Orquestra
Típica e Coral de Águeda !


A «Pergunta d´Óis» nº. 189 fazia história dos óisdaribeirenses que estiveram o acto fundacional da Orquestra Típica de Águeda.
Assim:
Os ribeirenses que fizeram parte do primeiro grupo da Orquestra Típica de Águeda, em 1969, foram Óscar Matos, Aires Carvalho e Hercílio Almeida. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Que ribeirense integrou durante vários anos o extinto conjunto «Estrela Azul», de Oliveira do Bairro? Diremos amanhã.»
- Os três óisdaribeirenses da fundação da OTCA, em 1971, já faleceram. RIP!!!

O recreio da escola
abandonado...

A Tertúlia Literária» nº. 289, a de 28 de Agosto de 2007, comentava sobre a escola primária de Óis da Ribeira.
Assim:
- «Não te parece que o recreio da escola está um bocado desmazelado, assim com muitas ervas para limpar?», perguntou o d´Ois.
- «Não estou dentro do assunto, mas se calhar é já a cuidar que vai fechar e já não valerá a pena limpar», comentou o Três.».
- NOTA: Pior que tudo isso, muito pior..., a escola foi dada pela Junta de Freguesia, este ano e à Delegação de Águeda da Cruz Vermelha de Águeda. Pareceu impossível, não é. Pois, é verdade!
ÓdR há 10 anos!



O d´Óis Por Três andou hoje a passear os chinelos pela Praia da Vagueira e ficou surpreendido com um cartaz a anunciar o 8º. Passeio às Areias em Motos Antigas até 1974.
O assunto não interessou por aí além, até ao momento em que se notou que o passeio era patrocinado pela Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. Eh pá, deixa cá ver: e lá estava com todas as letras: Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
Passou a interessar.
A Junta de Freguesia ribeirense patrocinar um passeio de motas da Praia da Vagueira, se bem que alguns conterrâneos lá tenham casa, não é coisa de todos os dias. É inusitado.
E patrocinar, porquê?
Qual é o interesse?
Promover a Junta, a freguesia?
Depois encontrámos outro apoio de Óis: a Servimolas. Mais surpreendente ainda. Tinha de haver uma razão qualquer para tais patrocínios e, então, há que ver bem o cartaz.
O que será, o que não será, e então lá vimos que o passeio vai passar pela pateira. Será esta, pois, a justificação para que uma Junta de Freguesia, uma entidade pública, use os seus dinheiros, que são públicos, a patrocinar instituições alheias à sua comunidade. E depois queixam-se de não ter dinheiro.
- NOTA:  Qual terá sido o critério, não sabemos. Não terá sido, certamente, o de apoiar iniciativas de duas rodas (ou quaisquer outras) que passem por Óis, pois já teria apoiado muitas outras. 
São estes alguns dos estranhos desígnios da política.
Quanto ao apoio privado, nada a dizer. É privado e basta.
- PS: Ano 2017: Ver post anterior.

Sem comentários: