sexta-feira, agosto 26, 2022

* Os dias d´ÓdR a 26 de Agosto, há 15, há 10 e há 5 anos: O CD «É tão linda a minha terra!» Passeios da Junta para os eleitores! A vacaria de Óis da Ribeira! A pateira vista de... Fermentelos, no tempo do moliço! PS de TravassÓis anuncia «união e cooperação»!

A capa do CD de Alfredo Oliveira

ÓdR há
15 anos!

«É tão linda

a  minha terra!»


A «Pergunta d´Óis» nº. 187, a de 26 de Agosto de 2007, um domingo de já lá vão 15 anos, falava do CD de homenagem a Óis da Ribeira.
Assim:
«O CD de Alfredo Oliveira intitulava-se «É tão linda a minha terra» e inclui os temas «Hino a Óis da Ribeira» e ARCOR em frente». Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem colaborou no mesmo CD? Lembraremos amanhã.
- NOTA: Alfredo Ferreira de Oliveira, como ontem já dissemos, faleceu a 14 de Dezembro de 2020, vítima de doença.

Passeios da Junta
para os eleitores !


A «Tertúlia Literária» de há 15 anos, com o número 287, ironizava sobre passeios promovidos pela Junta de Freguesia.
Assim:
- «Tou chateado, pá!... Vai haver a tal excursão social e ainda não vi edital», queixou-se o d´Ois.
- «E tás á espera dele, é? Olha, espera sentado...., como se já fosses no autocarro...», disse o Três.».
- NOTA: As Juntas de Freguesia, todas elas, sempre tiveram grande apetência para organizar passeios para os eleitores. Anteontem, ontem e sempre!

A vacaria de 
Óis da Ribeira!

O d´Óis Por Três, há 15 anos, dava nota de uma notícia sobre a vacaria Irmãos Soares.
Assim:
«O Ministério da Agricultura promoveu, a 26 de Novembro de 2004, uma visita à exploração agrícola dos Irmãos Soares , em Óis da Ribeira - com uma área de exploração, própria e arrendada de cerca de 24,0 hectares, um efectivo pecuário composto por 77 vacas de produção e cerca de 60 novilhas em fases de cria e recria para venda, substituição e aumento de efectivo.
Devidamente equipada com um parque de máquinas auto-suficiente tem vindo, de há uns anos a esta parte, a dedicar-se a nova tecnologias produtivas com especial relevo para a sementeira directa, cujos primeiros resultados se têm revelado promissores.
Com uma quota leiteira de 860 toneladas, apresenta níveis médios de produção por animal da ordem dos 10.500 l de leite/lactação.
- NOTA: Texto e foto DAQUI, com a devida vénia.


Apanha do moliço do lado de Fermentelos

ÓdR há 10 anos!

A pateira vista de...

 Fermentelos, no tempo do moliço !  


O d´Óis Por Três, há 10 anos, voltava a falar da pateira e da apanha do moliço, citando um autor de Fermentelos.
Assim:
O cenário é o mesmo, a Pateira no seu esplendor, capaz de nos proporcionar imagens belas como a apanha do moliço, e outras, monstruosas, geradas pela espécie humana.
- NOTA: O texto era de Augusto Gomes, colaborador da imprensa de Águeda e Oliveira do Bairro. A reabertura da época de apanha do moliço acontecia sempre nos dias 25 de Agosto
O cartaz do PS na rotunda em frente à sede da União de Freguesias de TravassÓis
parece «casado» com o do PSD. Sabe-se lá que alianças por aí virão...
ÓdR há
5 anos!


PS de TravassÓis anuncia
«união e cooperação»!

Os dias de há 5 anos eram 
vésperas de eleições autárquicas e o d´Óis Por Três delas ia falando. A 26 de Agosto de 2007, falava da lista do PS na UFTOR.
Assim:
A candidata do PS à presidência da União de Freguesias de Travassô é Óis da Ribeira, Júlia Melo, proclamou-se com «experiência e empenho para fazer o melhor que souber e po-
der pelas nossas freguesias, institui-
ções, associações, organizações e empresas, pelas nossas famílias, por nós….». Há aqui uma dúvida: poder ou puder?, ínclita debutante da política local.
Júlia Melo diz candidatar-se «pela união e cooperação» e que «é com imensa alegria e vontade que abraço este serviço cívico, por saber que vou poder colaborar no nosso crescimento e melhor futuro». Assim seja.
Assegura, igualmente, que vai «poder ouvir a todos e a cada um, poder contribuir para que tenhamos mais bem-estar, mais protecção para com as crianças e juventude, mais cuidados para com os nossos seniores, mais atenção para com quem mais precisa de todos nós».
Espírito de partilha, não falta, isto é quase bíblico..., faltando saber, porém, com que meios e com que pessoas e se isso compete às Juntas de Freguesia.
No entanto, anote-se, será «com afinco» que Júlia Melo defenderá a promoção de «mais e melhores serviços e acções nas diversas áreas do nosso desenvolvimento, pautando sempre por uma gestão participativa». Nãodiz é quais, nem como.
A candidata faz depois um rasgado elogio ao nº. 2 da lista, o ribeirense Alexandre Resende dos Reis Pires, citando-o como «licenciado em Gerontologia Social, conhecedor do Envelhecimento Humano que, “no sentido imago hominis, é um lugar de Sabedoria, Arte, Fascinação, Imaginação e Criatividade de saber envelhecer (em-velho-ser)”, área de interesse e de trabalho em comum, para a qual demos desde logo as mãos e em que também vamos “arregaçar as mangas” em prol da nossa comunidade».
A candidata frisa também que é «uma felicidade e um privilégio poder contar com a lista constituída e manifestos apoiantes».
«Contamos CONSIGO!», diz Júlia Melo, certamente antecipando a anunciada gestão participativa. Vá contando...

A actual sede da Tuna é propriedade
da Junta da União de Freguesias

Óis da Ribeira
na lista do PS


A lista do PS para a Assembleia de Freguesia de TravassÓis inclui 7 ribeirenses.
São estes, com a indicação das respectivas posições:
2 - Alexandre Resende dos Reis Pires, de 23 anos, licenciado em gerontologia social. Foi campeão nacional de canoagem indoor.
4 - Ana Sofia Resende Framegas, 21 anos, estudante universitária.
6 - Romeu de Castro Fernandes, 27 anos, operário fabril.
9 - Rosa Lina Oliveira Almeida, 21 anos, engenheira zootécnica.
11 - Rúben Joel Ferreira dos Santos, 26 anos, engenheiro químico.
13 - Carlos Alberto Almeida dos Reis, 51 anos, segurança privado.
15 - Soraia Filipa de Almeida Gonçalo, 30 anos, osteopata.
- NOTA: O PS viria a eleger a primeira candidata da lista: Júlia Pinheiro PSD ganhou, com 4 eleitos, tantos quantos os do Juntos e não conseguiu formar Junta, acabando por se realizareleições intercalares a 24 de Fevereiro de 2019.

Sem comentários: