domingo, agosto 07, 2022

* Memórias d' Óis dos dias 7 de Agosto: A morte de Bernardina Reis, avó-madrasta do padre José Bernardino (1898)! Passaporte de António P. Santos para o Brasil (1890)! O barbeiro Amadeu Santos (1913)! Vitória da canoísta Liliane Framegas (1993)! Candidatos locais do PSD (2013)! Uma bateiora de e para a pateira (2020)!)


Registo de óbito de
Bernardina C. Reis
 
Padre José
Bernardino


1 - ANO 1898: A AVÓ-MADASTRA DO PADRE JOSÉ BERNARDINO: A óisdaribeirense Bernardina Caetana dos Reis faleceu a 7 de Agosto de 1898, há 124 anos. Era avó-madrasta do padre José Bernardino dos Santos Silva e já viúva do cirurgião José dos Santos Silva.
Proprietária, Bernardina era filha de João Francisco dos Reis e de Josefa Maria Coelho, agricultores e proprietários de Óis da Ribeira, e faleceu pelas 9 horas da manhã de há 126 anos, na sua casa da Rua do Cabo - agora Rua Manuel Maria Tavares da Silva.
Tinha-se casado aos 58 anos e solteira, a 8 de Fevereiro de 1875, com o cirurgião José dos Santos Silva, viúvo de Ana Catarina dos Reis, e que faleceu a 18 de Junho de 1885, aos 70 anos. Era filho de José dos Santos, proprietário de de Óis da Ribeira, e de Cecília Maria da Silva, governanta de casa e natural da Mamarrosa, freguesia do município de Oliveira do Bairro. 
A filha Maria José dos Santos Silva, do primeiro casamento, casou com Manuel Tavares Duarte, lavrador de de Fermentelos, que foram pais do padre José Bernardino, de Maria Amélia e de Maria Bernardina  dos Santos Silva - que viria a ser esposa do comerciante Manuel Maria Ala de Resende, de Águeda e estabelecido em Óis da Ribeira. 
- NOTA: Manuel Maria e Bernardina foram pais dos irmãos Albano, José, Manuel (Neca) e Armando dos Santos Ala de Resende. Netos residentes em Óis da Ribeira, são Maria Ascensão (Mariazinha), António e Laura. Rui mora em Travassô e recentemente, faleceu Armando (a 2 de Julho de 2022) e na zona de Lisboa moram Manuel Maria e Albano Resende, onde também morou o também já falecido José Bernardino - todos filhos de Manuel (Neca Resende). 

2 - ANO 1890: PASSAPORTE PARA
ANTÓNIO PIRES DOS SANTOS: O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 7 de Agosto de 1890, há 132 anos, um passaporte para o óisdaribeirense António Pires dos Santos, de 17 anos e que era solteiro e estudante. 
Passaporte para o Brasil, que ao tempo era o grande destino da emigração portuguesa. Era filho de Augusto Pires Soares da Maia e de Maria Luísa Marques dos Santos, sabia ler (estudava...), media 1,65 metros de altura, cabelo e sobrolhos pretos, olhos castanhos e rosto comprido, tinha defeitos nas unhas de ambas as mãos. 
Partiu para a cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, e dele nada mais sabemos a sua aventura (e)migratória.
- NOTA: António Pires dos Santos nasceu a 20 de Janeiro de 1873 e ra nat paterno do lavrador António Soares e de Caetana Emília da Maia, de ÓdR, e de Francisco Crasto e Apolónia Marques dos Santos, estes de Segadães. O padrinho de baptismo foi D.  António do Santíssimo Coração de Maria, , da Ordem de Santo Agostinho.
Amadeu Santos

3 - ANO 1913:  O BARBEIRO AMADEU
PEREIRA DOS SANTOS: O óisdaribeirense Amadeu Pereira dos Santos, um dos últimos barbeiros da vila óisdribeirense, nasceu a 7 de Agosto de 1913. Há 109 anos.
Filho dos jornaleiros Patrocínio Pereira dos Santos, natural de Alcofra (Vouzela), e Joana Rosa de Jesus, de Óis da Ribeira, casou com Alexandrina Augusta da Fonseca Moreira e o casal teve os filhos José Amadeu, José Augusto, Aldina e Leontina, já falecidos, Manuela, Etelvina.
Trabalhou na Adega Cooperativa e Cooperativa Agrícola dos Lavradores de Águeda e teve, durante muitos anos, uma barbearia numa casa do Largo da Fonte do Cruzeiro - onde anos mais tarde sua filha Leontina teve uma mercearia, com o marido (Anacleto Melo).
- NOTA: Amadeu Pereira dos Santos faleceu a 27 de Maio de 1990, aos quase 77 anos. RIP!!!
Liliane Framegas


4 - ANO 1993: LILIANE FRAMEGAS
VENCEU PROVA DE CANOAGEM: A canoísta Liliane Framegas, atleta da ARCOR, venceu a prova de K1 infantis, em 200 metros, da Fase Zonal 2 de 1993, há 28 anos, no dia 7 de Agosto.
A prova realizou-se em Sernancelhe, envolvendo clubes das associações de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Porto e o clube de Óis da Ribeira foi 7º. classificado, entre os 11 que participaram.
Outros atletas da ARCOR, com direção ao tempo presidida por Sesnando Alves dos Reis, tiveram os seguintes resultados:
- Sandra Prazeres: 8ª. em K1 infantis, 200 metros.
- Maria Duarte: 6ª. em K1 damas, 200 metros.
- António Azevedo: 7º. em K1 infantis.
- Álbio Martins: 19º. em K1 cadetes.
- NOTA: Liiane Duarte Figueiredo Framegas, de 38 anos, faleceu a n25 de Outubro de 2020, de doença e deixando viúvo e dois filhos menores.

5 - ANO 2013: Os PDS´s d´ÓIS
PARA AS AUTÁRQUICAS: Aos poucos vão-se conhecendo os nomes dos PSD´s de Óis que resistiram à debandada soarista e pirista para o PS.
A página de facebook da coligação «Todos Somos Águeda» publica esta imagem e confirma Germano Venade (à esquerda) e apresenta João Ferreira (à direita). Ao centro, está Carlos Fernandes - um brasileiro de Travassô.
Outro ribeirense que não roeu a casaca é Manuel Almeida (Capitão), como aqui já dissemos.  A política, para alguns, ainda tem alguma moral e suficiente ética. 
- NOTA: As eleições viriam a ser ganhas pelo PS de Mário Martins, com 698 votos e 5 mandatos. O PSD teve 570 e 4 eleitos.
O lançamento da bateira às águas da pateira, margem de Óis da Ribeira

Os primos e artesãos Evangelista e Aníbal Reis

6 - ANO 2020: UMA BATEIRA
DE E PARA A PATEIRAA Águeda TV mimoseou-nos com um filme de 2,52 minutos, para mostrar como se constrói uma bateira em cada vez mais escasso uso na pateira, obra de dois artesãos locais: os primos Evangelista, que mora em Espinhel, e Aníbal Reis, em Óis da Ribeira.
Ambos óisdaribeirenses de sangue familiar!
A cortesia é do facebookiano Rui Pedro de Jesus, fermentelense e filho do saudoso Ulisses Carvalho de Jesus, e o vídeo mostra as várias fases de construção da embarcação, totalmente artesanal e que especialmente usa a madeira de pinheiro, por ser a melhor para o efeito. Mais maleável e durável.
Mostra como se dobram as tábuas, se ligam as asas e os bicos, se fazem as tóstias e as cavernas, tudo como deve ser para que a embarcação navegue em segurança. Tudo pregado com pregos de fabrico artesanal, zincados. Até ao fabrico das pás de escoamento das águas se sempre entram para a bateira.
- NOTA: O d´Óis Por Três considera que vale a pena ir ver. Tal aconselhamos, podendo os interessados iAQUI

Sem comentários: