quinta-feira, agosto 18, 2022

* Os dias 18 de Agosto de d´OdR, há 15, há 10 e há 5 anos: A primeira peça de teatro no salão cultural da ARCOR! Miúdas giras, livros e ficções! Óis da Ribeira está no mapa!A Rua Manuel Tavares não tem placas! Política d´Óis - 5! A juventude socialista em lista!


ÓdR há
15 anos!

A primeira peça de teatro
no salão cultural da ARCOR!

A «Pergunta d´Óis» de 18 de Agosto de 2018, um sábado, tinha o nº. 179 e falava do teatro de Óis da Ribeira.
Assim e começando por responder à da véspera: 
«- O acontecimento especial relacionado com a estreia da peça «O Arcanjo Negro», do Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR, tem a ver com a inauguração do salão cultural do Centro Social. Foi a 12 de Março de 2005. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quantas peças ensaiou e representou o GTA da ARCOR desde 2005, até agora (18 de Agosto de 2007). Lembraremos amanhã.
. NOTA: A imagem que publicamos é da peça «Arcanjo Negro», a que inaugurou o salão cultural da ARCOR. E já lá vão 17,5 anos.

Miúdas giras,
livros e ficções!

A «Tertúlia Literária» de há 15 anos, com o nº. 279, ironizava sobre ficções e autores locais.
Assim:
- «Há dias vi-te com uma miúda bem gira. Hein!!!... O que é que ela faz?...», perguntou o d´Óis.
- «É romancista e também escreve novelas...», disse o Três.
- «Ai é?! E quantos livros já escreveu?», perguntou o d´Ois.
- «Ainda não escreveu nenhum. Mas está muito virada para a ficção...», explicou o Três.».
- NOTA: A dita autora, que saibamos, nunca chegou a editar livro algum. Virou-se mais para a fotografia e a s modas femininas.

Óis da Ribeira está no mapa!

A notícia já chegou com algum atraso, mas o d´Óis Por Três não deixou de a registar.
Assim:
«No passado dia 10 de Janeiro, pelas 10 horas, no parque da Pateira de Óis da Ribeira, um grupo de 60 funcionários da Secção de Montanhismo da Caixa Geral de Depósitos esteve em Óis da Ribeira e Espinhel.
O objectivo era visitar a considerada a maior lagoa natural da península ibérica - a pateira de Fermentelos - e ao rio onde desagua, o Águeda.
O percurso foi acompanhado pela guia Célia Laranjeira, da Câmara Municipal de Águeda, apresentando desde cedo um elevado interesse pelo património natural e paisagístico local, pelos apontamentos históricos e sociais.». - Ver AQUI.
Manuel Tavares
ÓdR há 10 anos!

A Rua Manuel Tavares
não tem placas !

O d´Óis Por Três, há 10 anos, fez a que chamou «curricular passagem pelas ruas de Óis» e cehegou a uma conclusão simples: a de que estão mal identificadas. 
Assim:
«Sabe-se, por exemplo, que a Rua Manuel Tavares (foto) é a habitualmente chamada Rua do Cabo, que supostamente vai do largo do Cruzeiro ao do café do Nelson. Mas não existe, visível, nenhuma placa que tal indique.
Na casa ao lado da ARCOR, do lado direito (é do lado direito que se põem as placas de rua), não existe nenhuma e o mesmo acontece no cruzeiro do café do Nelson. A única que lá existe é a indicar a rua de Santo António. E também não se sabe onde começa a da Pateira, supondo-se que acabe nesta.
Há coisas tão simples de fazer que até parece mentira não serem feitas.
Por anda o poder instalado há 20 e tal anos?».
E a oposição?».
- NOTA: As ruas da vila acabaram por ser todas identificadas em placas, na administração de Fernando Pires e no âmbito de um projecto camarário que abrangeu todo o Município de Águeda.
O centro de Óis da Ribeira vista do ar e do norte para sul
ÓdR há
5 anos!


Política d´Óis - 5! A
juventude socialista em lista!

A lista do PS de TravassÓis tem 7 candidatos de Óis da Ribeira. Todos muito jovens - menos um. A média de idades é de 28 anos, mas uma candidatura de 51 (a de Carlos Alberto Reis) leveda a média. Tirada esta, desce para 24. 
Melhor, em termos de idades mais baixas, só a lista de candidatos do CDS mas eleições de 1989, liderada por Eugénio dos Reis Pinheiro, de 23 anos, com 10 candidatos e 21,5 anos de média. Os mais velhos eram ele, Higino Fernando Pires dos Reis e Carlos Manuel da Costa Estima (23). O mais novo, Mário Fernando de Almeida Marques, com 19.
Os candidatos ribeirenses do PS são estes:


Alexandre R. Pires
Alexandre Pires, o 
jovem gerontólogo!

Alexandre Resende Reis Pires, de 21 anos, gerontólogo, segundo candidato da lista de Júlia Melo, é membro da Juventude Socialista de Águeda e debutante em actos eleitorais. Mas tem tradições políticas na família.
O pai, José António dos Santos Pires (ausente na Guiné-Bissau), foi candi-
dato do PSD, nas listas de Fernando Tavares Pires, nas eleições autárquicas de 2001 (9º. lugar) e de 2005 (6º.). O avô materno, Fausto Ferreira Simões dos Reis, foi candidato do CDS em 1982, na lista de Sesnando Alves dos Reis (4º. lugar), e em 1985, na de Arménio Pinheiro da Silva (2º.).
O tio-bisavô Joaquim Lopes dos Santos (Cidalina, pai de Dinis Santos, sogro de José Manuel Alves e avô de Johhny Reis), foi candidato do CDS em 1979, na lista de Fernando Reis (4º. lugar) e em 1985, na de Arménio Pinheiro da Silva (7º.). O tio-avô António Ferreira dos Santos Resende foi candidato do CDS em 1979, na lista de Fernando Reis (9º.).
Alguns primos, mais ou menos próximos: José Alberto Ramos Silva (Zézinha) foi candidato do CDS em 1976, na lista de Hernâni Framegas dos Reis (4º.). Todos do PSD: António Simões Pinheiro das Neves, em 1979 (1º. lugar); em 1989, na de Manuel Soares (10º.); e em 1993 e 1997 (11º.), ambas de Fernando Pires. Armando Simões das Neves foi 8º. candidato da lista de Manuel Soares em 1989. Dinis dos Reis Santos, 9º. de Manuel Soares em 1985. José Manuel da Conceição Alves, 7º. de Manuel Soares em 1985. Ainda do PSD: Carlos Manuel Almeida Reis (padre), 5º. de Fernando Pires em 2001.
Do PS: Johhny Daniel Conceição dos Reis (neto de Joaquim e filho de José Manuel), foi 5º. do PS de Carla Tavares em 2009.
O actual presidente da Câmara Municipal, Gil Nadais Nadais Resende da Fonseca, é seu primo afastado, pela banda materna, da Família Resende, de Águeda.
- NOTA: Concluímos amanhã.

Sem comentários: