quarta-feira, março 13, 2024

A Curva da Padaria e os jacintos da pateira...

A Curva da Padaria e parte da casa que foi do professor Luís Santos 
Outra imagem da Curva da Padaria


A Assembleia de Freguesia (AF) da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) aprovou ontem os três pontos da agenda de trabalhos, com dois que directamente interessavam aos interesses da nossa vila: o alargamento da Curva da Padaria e a limpeza os jacintos dapateira.
Inopinadamente, «apareceu» um terceiro, que terá a ver com a abandonada Casa da Junta de Freguesia da Rua Adolfo Pires do Reis (a do Viveiro, ver amanhã).
Os dois primeiros pontos já a 9 de Março AQUI foram falados,  anunciando o d´Óis Por Três que as delegações de competências já tinham sido apovadas na Assembleia Municipal de Águeda de 29 de Fevereiro deste ano e por unanimidade. 
A chamada Curva da Padaria foi assunto aprovado na AFTOR de ontem e confirma-se que se trata da Curva da Padaria, na Rua Benjamim Soares de Freitas. O contrato interadministrativo delega compaetências na Junta de Freguesia da UFTOR para «demolição de casas, construção de muros passeios, pisos e acessos» entre 2024 e 2025.
A ideia é demolir a antiga padaria (que é a actual residência de Bruno Soares) e, para atenuar a curva, fazer um corte no jardim da antiga casa do professor Luís Santos - doada pelo filho António Cruzeiro (Toninho) aos Combonianos.
A Junta de Freguesia da UFTOR, para o efeito, vai receber 45 000 euros.
O contrato dos ... jacintos


Junta de Freguesia com 
5000 da Câmara euros para...
limpar os jacintos!

A unanimidade da questão dos jacintos teve em consideração que «é necessária a remoção destas plantas exóticas, assegurando a limpeza desta espécie de água e da zona envolvente».
Para o efeito, a Junta de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira vai receber 5 000 euros da Câmara Municipal de Águeda - tal qual as Juntas de Freguesia de Fermentelos e da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
Que, agora, não se queixem os autarcas locais de falta de financiamento para a limpeza tão reclamada e criticada.

Os trabalhos foram presididos por Paulo Jorge dos Santos Gomes e a Mesa da Assembleia incluiu os secretários Maria de Fátima Figueiredo dos Reis (1ª.) e Óscar José de Almeida Matos (2º.-), todos do Movimentos Juntos. E os eleitos Sofia Botelho Marques, Cristina Maria Marques da Silva, Ondina da Silva Gomes Soares e Paulo Rogério Lopes Pires, todos do Juntos. E Ricardo Alexandre Rebelo de Almeida, do CDS + Independentes. Faltou o socialista Alexandre Resende dos Reis Pires
O executivo fez-se representar pelo presidente Sérgio Edgar da Costa Neves, a secretária Ana Sofia Resende Framegas e a tesoureira Ilda Maria de Almeida Pinheiro.
- AMANHÃ: A casa da Junta da Rua Adolfo Pires dos Reis


Sem comentários: