domingo, março 03, 2024

Limpeza dos jacintos «é uma luta inglória»! «Não fosse a Câmara e as 3 Juntas, a pateira já não existia», diz Sérgio Neves

 

Os jacintos na pateira em imagem de 5 de Novembro de 2023

Outra imagem dos jacintos na pateira
Sérgio Neves na
Assembleia
Municipal de
29/02/2024

O presidente da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) interveio na Asaembleia Municipal de Águeda de 29 de Feveiro de 2024 e considerou que «é uma luta inglória» o que se anda a fazer para limpar os jacintos da pateira.
«Todos falamos, mas há um alerta que queremos deixar, a destruição que é feita não é só dos jacintos e depois removê-los, com toda a despesa inerente para reconstituir os parques», disse Sérgio Neves, falando também, ele o disse, em nome das Juntas de Freguesia de Fermentelos e da União de Freguesias de Recardães e Espinhel e considerando que «é mau de mais o que está a acontecer» e que «a ceifeira anda fazer um trabalho inglório».
O autarca, depois de considerar que «os 5 000 euros que cada Junta recebe é pouco mas é o que se tem» e, referindo as próximas eleições legistativas, considerou que «a premente questão» dos jacintos da pateira tem de ser reclamada «junto de todos os partidos (...) , independentememte de qual for o resultado».

Jacintos no largo do restaurante«Pôr do Sol»

Sem a Câmara e as
3 Juntas, a pateira
já não existia!

A verdade, para Sérgio Neves, é que «se não fosse a Câmara Municipal de Águeda e as 3 Juntas de Freguesia a pateira já não existia».
Citou o os jacintos da área de Requeixo e acusou as Câmaras Municipais de Aveiro e Oliveira do Bairro de não participarem na delicada questão dos jacintos. 
Ao que considerou «a destruição que temos», apontou dedos, também, a organismos estatais como o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), a Associação Portuguesa do Ambiente (APA) e Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC).
Não esqueceu, também, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). Todas estas instituições, do ponto de vista de Sérgio Neves, «assobiam para o lado e fazem orelhas moucas» quando se trata de resolver a questão dos jacintos da pateira.
Jorge Almeida, o presidente da Câmara, interveio sobre esta matéria, dando conta que há «um compromisso do Ministro Duarte Cordeiro, o do Ambiente, para comprar novo equipamento» para substituir a draga, mas que a queda do Governo «atrasou» tudo.
«Temos tudo preparado para o novo Governo», disse Jorge Almeida, depois referindo-se à dragagem da pateira e dizendo que o estudo de impacte ambiental «está válido» e que o projecto está nas mãos da RiaViva / Polis II de Aveiro.

Sem comentários: