sexta-feira, março 22, 2024

As contas e o terreno das sedes da ARCOR e da Junta de Freguesia!

O terreno comprado pela Câmara e onde está o centro social e sede da ARCOR e Junta de
 Freguesia. Ao lado esquerdo, os antigos bancos e a amoreira do Cruzeiro
O terreno preparado para a 1ª. fase das obras



A assembleia geral da ARCOR aprovou anteontem as contas de 2023, que foram «afectadas» pelo aumento dos custos com o pessoal.
Os resultados operacionais da gestão do presidente Dinis Alves melhoraram em relação aos difíceis últimos 7 anos - desde o exercício de 2016, quando a direção do presidente Manuel Soares apresentou 12 448,81 euros de saldo negativo.
A primeira placa da ARCOR, ano 2000
O grande desafio arcoriano é, exactamente, reverter a situação e, para tal, difícil caminho tem pela frente.
Grandes desafios.
A gestão corrente está aparentemente mais equilibrada, o que é bom, e há grande e franca expectativa quanto à aprovação de várias candidaturas - que, a serem aprovadas, aumentarão a capacidade de resposta e oferta das suas valências sociais.
Isto se as promessas não morrerem solteiras e a malta, mais activa e com menos paleio, se saiba pôr a zumbar bem. E se a Junta, como propagandeia, na verdade ajudar a ARCOR - o que, neste caso, é ceder espaço das suas instalações de Óis da Ribeira, para novas valências da instituição.
O que aqui nos traz hoje, todavia, não é para disto falar - pois é assunto que anteontem teve palco próprio, mas para lembrar que há 35 anos, exactamente a 22 de Março de 1989, foi assinada a escritura de doação, pela 
Câmara Municipal de Águeda, do terreno onde está instalado o centro social e a sede da ARCOR - assim como a da Junta de Freguesia.
A escritura foi assinada pelos presidentes Dinis da Cruz Ramos Padeiro (da Câmara) e Fernando Tavares Pires (da Junta de Freguesia).
Há 35 anos!
A 28 de Setembro desse mesmo ano, a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira acertou a concessão do direito de superfície à ARCOR (como estava obrigada), era Fernando Reis o presidente da associação. A escritura oficial viria a ser assinada a 23 de Julho de 2004, entre os presidentes Fernando Pires (da Junta) e Celestino Viegas (da ARCOR) e já com o centro social construído.
Armando Resende


Venda por 7 500 contos,
agora seriam... 
112 500 euros! 

O terreno era propriedade de Armando dos Santos Ala de Resende, antigo presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira e que lá teve casa de residência e quintal.
Vendeu-o à Câmara Municipal de Águeda, por escritura celebrada a 15 de Março de 1989. Com a intenção de ser doaod à Junta de Freguesia e esta à ARCOR, em regime de direito de superfície.
Vendeu-o por 7 500 contos - seriam agora 112 500 euros - tendo descontado/oferecido 500 (ou 7 600 euros, nos dias de hoje). A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira «participou» com 1500 contos (hoje, seriam 23 000, mais coisa menos).
A Câmara Municipal que decidiu a aquisição do terreno era presidida por José Júlio Ribeiro (do PSD), que encarregou os então vereadores Silva Pinto (do PS) e Horácio Marçal (do CDS) de negociar a operação e que, para o efeito, se deslocaram a Óis da Ribeira nos dias 24 de Março e 6 de Abril de 1988, reunindo com Armando Resende.

Sem comentários: