sábado, março 16, 2024

Obras da Tuna / AFOR na futura sede da escola primária!

O edifício da escola, fuura sede da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira
A sala velha da escola, futura Escola de Música da Tuna/AFOR
Luís Neves

A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira já adjudicou a caixilharia de alumínio que vai substituir todas as janelas e portas da fachada principal da escola primária da Tuna/AFOR - a sua próxima sede oficial.
«Infelizmente, as madeiras das janelas estão podres, muito devido ao abandono e à falta de manutenção», comentou Luís Neves, o recém-eleito presidente da direção da Tuna / AFOR, confirmando que o objectivo é que «a mudança de sede ocorra até ao final deste ano» - o de 2024.
Ponto muito crítico do edifício da antiga escola primária - vários anos abandonada pela Junta de Freguesia da UFTOR - é o telhado.
«A chaminé caiu e a «reparação» foi simplesmente mal feita, estando toda a água das chuvas dessa zona a infiltrar-se na parede», comentou Luís Neves, considerando que é «algo muito feio mesmo» mas deixando para «análise exterior», o que obrigará «a disponibilidade e bom tempo para que os empreiteiros possam subir ao telhado».

A antiga Escola Primária de Óis da Ribeira:
o edifício de 3 salas e o logradouro!


Sala Velha para a
Escola de Música !

A escola primária de Óis da Ribeira situa-se na Rua Nossa Senhora de Fátima - na chamada Ladeira da Escola, para o Bairro Alto - e foi oficialmente encerrada em 2016.
Foi cedida à Junta de Freguesia e esta dela «abdicou», para ser cedida à Delegação de Águeda da Cruz Vermelha, pela Câmara Municipal de Águeda e a 3 de Março de 2022, rasgando o protocolo assinado a 16 de Janeiro de 2020, em favor da mesma Junta de Freguesia da UFTOR
Passou para a Tuna/AFOR através de protocolo (contrato de comodato) assinado a 28 de Setembro de 2023.
A direcção tunante, entretanto, vai «começar a tratar das madeiras interiores» - as do chão das 3 salas e das escadas - e, em simultâneo, «ver a melhor solução para a sala da escola de música» - que será instalada na sala mais antiga.
O layout está pensado para 5 salas pequenas: 4 delas exclusivamente para escola de música e uma para escola/maestro.
Os custos ainda não estão quantificados.
O plano e orçamento de 2024 indica cerca de 21 000 euros para este tipo de trabalhos mas o valor, em função da realidade encontrada, poderá ser revisto nos próximos meses.

Sem comentários: