quinta-feira, março 28, 2024

Os dias 28 de Março d´OdR na memória do d´Óis Por Três!

Manuel Soares

ÓdR desde... 1886!

Os dias 28 de Março de Óis da Ribeira
nas memórias do d´Óis Por Três!
Manuel Soares eleito
presidente da Tuna!

O óisdaribeirense Manuel Soares dos Reis e Santos foi eleito presidente da direção da Tuna de Óis a Ribeira na assembleia  geral de 28 de Março de 2008. 
Há precisamente 16 anos.
O acto eleitoral teve apenas uma lista de candidatos, lista que viria a ter 15 votos a favor e um branco, sendo a assembleia eleitoral presidida por Dinis Alves de Oliveira Pereira (Pestanas), de Óis da Ribeira mas morador em Eirol.
Os novos órgãos sociais tunantes foram eleitos para o triénio de 2008/2011 e os seguintes:
- ASSEMBLEIA GERAL: António Manuel Azevedo de Melo (presidente), Armando Figueiredo dos Reis (1º. secretário) e Nuno Miguel Ferreira de Almeida (2º.).
- DIREÇÃO: Manuel Soares dos Reis e Santos (presidente), Luís Carlos dos Santos Neves (vice-presidente), António Manuel de Almeida Reis (secretário), Aurélio Matos dos Reis (tesoureiro) e António Horácio Pires Tavares (vogal).
- CONSELHO FISCAL: António Manuel Dias Soares (presidente), José Maria de Almeida Gomes (1º. vogal) e José Tavares Pires (2º.).
Os trabalhos incluíram a votação das contas, aprovadas por maioria e com um voto contra.
Manuel Joaquim Carvalho
Rodrigues de Almeida


- ANO 1949, 
há 75 anos !
Manuel Joaquim, o
Manuel Áquim!

O óisaribeirense Manuel Joaquim Carvalho Rodrigues de Almeida nasceu a 28 de Março de 1949, há 75 anos - que hoje completaria. Faleceu a 30 de Julho de 2004.
Não sendo figura notável da sociedade local, antes um humilde jornaleiro, foi localmente popularizado como Manuel Áquim. Não sabemos porquê.
Originário de família modesta, era filho de Joaquim Rodrigues de Almeida e de Maria Maria Nazaré de Carvalho (Boroca). Cedo ficou órfão de pai, que faleceu no princípio dos anos 50 do Século XX, soterrado na escavação de areia para a construção da ponte, numa exploração localizada mais ou menos onde agora se situa o polidesportivo da ARCOR. 
Tinha dois irmãos mais velhos: Maria Olga, que mora na Borralha, e Álbio, o Bito, já falecido e também jornaleiro.
O Manuel Áquim era solteiro e vivia humildemente e sozinho, depois da morte do irmão Álbio e na casa que tinha sido dos pais. Faleceu, de doença, aos 55 de idade.
Centro social da ARCOR e sede da União
de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira


- ANO 2008, 
há 16 anos!
A (não) inauguração do
centro social da ARCOR!

A direção da ARCOR, presidida por Agostinho Tavares, anunciou, há 16 anos, a inauguração do centro social e sede da instituição, e da Junta de Freguesia, para os dias 28 e/ou 29 de Março de 2008.
A cerimónia teria a presença de Vieira da Silva, o Ministro da Solidariedade Social, e do seu Secretário de Estado (Pedro Marques) e a inauguração teria jantar ou almoço, consoante fosse no dia 28 (à noite) ou 29 de Março (ao meio dia). 
O anúncio da direção arcoriana, todavia, foi algo precipitado e não aconteceu a inauguração, pois a direção não teve confirmação do gabinete do ministro - solicitada no dia 17 imediatamente anterior. 
A inauguração só viria a realizar-se a 24 de Janeiro de 2009 e foi presidda por August Samtos Silva, o entao Ministro dos Assuntos Parlamentares.
O presidente Fernando Pires na curva de Requeixo.
onde seria (e não foi) construído o canal

- ANO 2008, 
há 16 anos !
Canal do rio Águeda
até à pateira !

Técnicos do Instituto Nacional da Água (INAG) estiveram em Óis da Ribeira, a 28 de Março de 2008, para analisar uma proposta da Junta de Freguesia, que pretendia criar um canal que desviasse as águas do rio Águeda para a pateira.
O objectivo era, disse o presidente Fernando Pires, «criar vazante para as águas das cheias, que estragam os campos de Óis, arrastando as terras cultura, prejudicando os agricultores». Isto acontece desde que, já lá iam uns anos, a Junta de Freguesia de Travassô levantara a sua margem, levando a que as águas galguem os campos de Óis da Ribeira.
«Já ninguém faz as habituais lavragens do fim de colheita, pois a pressão das águas leva as terras todas, rio abaixo ou para a pateira», disse Fernando Pires, citando a curva de Requeixo como o local ideal para a abertura do canal - precisamente na fronteira entre Óis da Ribeira e a freguesia aveirense.
Os técnicos da delegação do Centro do INAG mostraram-se sensíveis aos argumentos ribeirenses, admitindo uma solução a passar pela abertura de um canal de «uns três a quatro metros». O local escolhido - a curva de Requeixo - ,teria um pontão, no troço do paredão.
Como se sabe, hoje, nada disso aconteceu
Não fizeram canal para ninguém.

-  ANO 2003, 
há 21 anos!
Contas da Tuna aprovadas
em assembeia geral!

A assembleia geral da Tuna Musical de Óis da Ribeira aprovou as contas de 2007, com um saldo positivo de 73,05 euros.
As receitas atingiram os 34 278,65 e as despesas 34 205,60. A compensação aos músicos foi o maior custo (11 050 euros), seguindo-se a compra de instrumentos (3000), equipamentos (1850), obras na sede (2700), escola de música (1950) e a viagem ao Luxemburgo (3500).
Os 30 serviços realizados renderam 15 145 euros e a Tuna recebeu 4 720 euros de dádivas, 6 900 de subsídios e 1 035 da escola de música - que funcionava na sede da Rua Adolfo Pires dos Reis (do Viveiro)
O presidente da direção era Porfírio Tavares Pires, numa altura em que a Tuna tinha 19 músicos e era dirigida por Carlos Matos (Bigodes), também saxofonista.

- ANO 1959: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, presidida por Aires Carvalho e Santos, decidiu caiar o Salão Eden, de Gracinda e Dinis Tavares - onde provisoriamente iria funcionar (e funcionou) a escola primária.
- ANO 1964: A Junta de Freguesia, presidida por Armando Resende, deliberou pagar uma forquilha à União Comercial de Águeda (59$00), impressos à Gráfica Ideal (22$50) e uma marreta e 6 cabos para picaretas à Cooperativa de Águeda (40$50). Outros tempos.
- ANO 1973: Um grupo de populares recreou a tradicional Serradura da Velha, com cantares de rua (à noite) a ironizar sobre as óisdaribeirenses menos jovens.
- ANO 1980: A ARCOR exibiu o filme «Paraíso esquecido», do seu ciclo de cinema. No mesmo dia, o Grupo de Teatro actuou na Borralha, representado a peça «Amor de Perdição».
- ANO 2008: A assembleia geral da ARCOR aprovou as contas de 2007, por unanimidade. No mesmo dia, a equipa de canoagem foi 32ª. classificada nos campeonatos nacionais de fundo, em Melres, Gondomar. E 20ª. na Taça de Portugal.
Ainda neste dia, o Grupo de Teatro Amador (GTA) actuou na Casa do Povo de Valongo do Vouga, representando a peça «Laurinda».

Sem comentários: