domingo, março 03, 2024

Os dias 3 de Março: O presidente Armando Resende, a morte de Raúl Silva (de acidente), o Juiz Tobias F. Reis (da Irmandade), a posse da Junta de Freguesia (em 2019) e a Junta «deu» a escola à Delegação de Águeda da Cruz Vermelha!

 

O dia 3 de Março é  Dia de Santa Teresa Eustochio Verzeri, que nasceu no dia 31 de Julho de 1801, em Bérgamo, Itália. Era a primogénita dos sete filhos de Antonio Verzeri e da condessa Helena Pedrocca-Grumelli. 
Faleceu a 3 de Março de 1852, foi beatificada pelo Papa Pio XII, em 1946, e canonizada pelo Papa João Paulo II, em 2001.
E, por Óis da Ribeira, o que erá acontecido nos dias 3 de Março, ao lonho dos tempos?
Muitas coisas e lembramos o presidnete Armando Resende, a morte de Raúl Silva (de acidente), o Juiz Tobias F. Reis (da Irmandade), a posse da Junta de Freguesia (em 2019) e a Junta «deu» a escola à Delegação de Águeda da Cruz Vermelha!
Vejamos, do que sabemos:
Armando Resende


1 - ANO 1911,
há 113 anos!
Armando Resende,
presidente da Junta!

Armando dos Santos Ala de Resende foi várias vezes presidente da Junta de Freguesia e nasceu a 3 de Março de 1911, há 113 anos. Foi uma das figuras públicas de Óis da Ribeira no Século XX.
Era filho de Manuel Maria Ala de Resende, comerciante (que era de Águeda) e de Maria Bernardina Tavares dos Santos, governanta de casa e irmã do padre (e mais tarde Monsenhor) José Bernardino dos Santos Silva. Neto paterno de Manuel Dias Cura de Resende e de Maria Augusta de Lemos, ambos de Águeda. Neto materno de Manuel Tavares Duarte, de Fermentelos, e de Maria José Santos Silva (Soares). 
Tio de Maria Laura e Paulo (filhos do irmão José, ambos já falecidos), José Bernardino e Armando (já falecidos), Maria da Ascensão (Mariazinha), Manuel Maria, António, Rui e Maria Laura dos Santos Ferreira Resende (filhos do irmão Manuel, o Neca Resende).
Tomou posse como presidente da Junta de Freguesia, pela primeira vez, a 28 de Dezembro de 1941, tinha 30 anos - cumprindo o mandato que cessou em 1943. Retomou a presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira a 2 de Janeiro de 1955, sucedendo a Benjamim Soares de Freitas. E na presidência esteve até 17 de Novembro de 1957, data em que se ausentou para Angola. Voltou a ser PJFOR de 1963 a 1964 e de 1964 a 1971.
Armando Resende era o presidente na altura da construção da sede da Junta (onde agora está a Tuna) e em Outubro de 1934 foi nomeado vogal substituto da Câmara Municipal de Águeda.
Raúl M. Silva

2 - ANO 1985,
há 39 anos!
Raúl Manuel da 
Silva, o Raúlzito!

Raúl Manuel da Silva, na foto ao lado, nasceu a 3 de Março de 1955, há 69 anos e faleceu a 16 de Junho de 1985.
O popular Raúlzito, ou o Raúl do Décio, era filho de Décio Tavares da Silva, trabalhador da Celulose de Cacia, e de Maria Isabel da Silva Júnior, naturais de Silva Escura (Sever do Vouga) e já falecidos, que moraram na Rua Manuel Tavares (a do Cabo), em Óis da Ribeira, e depois em Cabanões.
Faleceu a 16 de Junho de 1985, na sequência de um acidente de motorizada, acontecido na véspera, aos 30 anos. Um dos vários que sofreu, ao longo da sua vida. Pedro Salvador da Silva Tavares, irmão mais novo, também já tinha falecido de acidente rodoviário, ocorrido a 8 de Dezembro de 1981, quando tinha apenas 14 anos.


3 - ANO 2005,
há 19 anos!
Tobias Framegas dos Reis
novo Juiz da Irmandade!

Tobias Framegas dos Reis, na foto ao lado, tornou-se o novo Juiz da Irmandade de S. Miguel e Almas da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Tinha Albertino Gomes Soares como secretário e João Bernardino Gomes Soares como tesoureiro. O procurador era Armando Ferreira dos Santos Resende (já falecido).
Substituía Dinis Tavares dos Reis (já falecido), que teve Angelino Gomes da Conceiçao como secretário, Manuel António Martins como tesoureiro e Manua Augist Res (já falecido) como procurador.
Ondina Soares, Sérgio Neves (presidente) e
Paulo Pires - o provável executivo da UFTOR

4 - - ANO 2019,
há 5 anos!

Posse da Junta
de Freguesia !

A nova Junta de Freguesia da UFTOR tomou posse a 3 de Março de 2019, há 5 anos e presidida por Sérgio Neves, com o tesoureiro Paulo Pires, ambos de Travassô, e a secretária Ondina Soares de Óis da Ribeira, todos do PSD.

Também empossados, para a Assembeia e Freguesia, Germano Venade, Maria Elisabete Melo e Maria Fátima dos Reis, Sara Silva, Sérgio Almeida e Ilda Pinheiro (do PSD), Fernando Pinto e António Horácio Tavares (ambos do Juntos) e Ricardo Almeida (do CDS-PP). A Mesa da Assembleia de Freguesia ficou presidida por Sara Slva, com os secretários Sérgio Almeida e Ilda Pinheiro.

Os presidentes da Câmara, Jorge Almeida, e da Junta 
da UFT=R, Sérgio Neves, assinaram, a 16 de Janeiro
de 2020, um protocolo que agora rasgaram...

5 - ANO 2022,
há 2 anos!
Junta «deu» escola
á Delegação de Águeda
da Cruz Vermelha!

A Câmara Municipal de Águeda aprovou, a 3 de Março de 2022,  a cessação do protocolo de cedência do edifício da escola primária de Óis da Ribeira à Junta de Freguesia. Há 2 anos e passando-a para a gestão e uso da Delegação de Águeda da Cruz Vermelha.
A proposta camarária teve o nº. 100/22 e atirou para o galheiro o protocolo assinado a 16 de Janeiro de 2020, em favor da Junta de Freguesia da UFTOR. Isto é: o património físico (a escola, de 3 salas e logradouros) passava para uma instituição que nada tem a ver com Óis da Ribeira.
O protocolo viria a ser revogado e, a 28 de Setembro de 2023, o edifício e logradouro da escola foi cedido à Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira - que lá vai instaar a sua sede.

Sem comentários: