segunda-feira, março 18, 2024

Os lutos (simultâneos) de Óis da Ribeira!

 


A vila de Óis da Ribeira está de luto em dias consecutivos, pelas mortes de Lucinda de Jesus e Maria Ester de Almeida Estima, ambas a 16 de Março de 2024. Com funerais em dias diferentes: um funeral ontem (o de Lucinda), outro hoje (o de Maria Ester).
Não é vulgar - é MESMO muito raro... -, que numa pequena comunidade como a óisdaribeirense aconteçam lutos familiares simultâneos como os de agora. Lutos pela tristeza da partida, pela intensidade da dor da perda de pessoas próximas - por qualquer que seja a afectividade.
Não é vulgar acontecerem lutos simultâneos de famílias diferentes, mas já aconteceu em tempos contemporâneos. Em 2018, por exemplo, há 6 anos e tabém no mês de Março.
Também em 2019, nos falecimentos de Ermesinda Freitas e do filho Armando, e do diácono Fernando Reis e de Hercílio de Almeida.
Façamos memória desses conterrâmeos que partiram:
Maria Graciete


MARIA GRACIETE 
MARQUES DE ALMEIDA
Aos 86 anos, falecida a 28 de Fevereiro
e com funeral a 1 de Março de 2018!

Maria Graciete Marques de Almeida era natural de Espinhel e óisdaribeirense pelo seu casamento com Jorge Duarte de Almeida e Silva, de quem enviuvou a 15 de Abril de 1991. 
O casal teve três filhos: Ana Maria Marques de Almeida Gomes (emigrada na Austrália), Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão, morador na Rua da Pateira) e Maria José Marques Duarte de Almeida Génio (moradora em Cabanões).
Maria Graciete era cunhada de Manuel Duarte de Almeida e Silva (ver nº. 3) e faleceu de doença. Era irmã de Joaquim Marques de Almeida (Capitão), também de Espinhel e que faleceu a 27 de Novembro de 2014. Residia em Óis da Ribeira, pelo seu casamento com Maria Fernanda Simões das Neves, da Rua Manuel Tavares (Cabo).
O funeral realizou-se dia 18 de Setembro de 2019 da Casa Mortuária para o Cemitério Paroquial de Óis da Ribeira. RIP!!
Silverio G. Reis


SILVÉRIO GOMES 
DOS REIS
Aos 86 anos, falecido no dia 1 
e com funeral a 2 de Março!

Silvério Gomes dos Reis era filho de Aníbal Gomes dos Reis e de Margarida Gomes de Carvalho, ambo de Óis da Ribeira.
 Casou com Maria Ausenda Baptista de Oliveira, natural de Espinhel, e o casal teve os filhos Aníbal, Amorim, Maria Otília, Vasco, Madalena e Silvério Baptista dos Reis.
Era irmão de Ilda (que morou em Paredes, de Águeda), David (residente em Espinhel), José Maria (na Rua António Bernardino), Eugénio Amaral (na Adolfo Pires dos Reis) e Aníbal Gomes dos Reis (Lito, na Viela do Sapateiro).
O funeral realizou-se dia 2 de Marçoo de 2019 da Casa Mortuária para o Cemitério Paroquial de Óis da Ribeira. RIP!!
Manuel Duarte

MANUEL DUARTE DA 
SILVA E ALMEIDA
Aos 82 anos, falecido no dia 1 
com funeral a 2 de Março!

Manuel Duarte da Silva e Almeida era filho de Mário Duarte de Almeida (falecido a 15 de Fevereiro de 1980) e de Maria Aurora Almeida e Silva (falecida a 18 de Dezembro de 1979).
Casou com Maria Ferreira Gomes, de Almear, e o casal residia em Travassô, pais de Carlos Manuel e Paula Maria Gomes de Almeida. 
Manuel Duarte era irmão de Maria Arlete, casada com o cunhado Manuel Ferreira Gomes (irmão da então viúva), e de Jorge Duarte de Almeida e Silva (ver o nº. 1), falecido a 15 de Abril de 1991 e que foi casado Maria Graciete Marques de Almeida!
Os dois casais eram vizinhos em Travassô, onde residiam. O funeral de Manuel Duarte da Silva e Almeida realizou-se para o Cemitério Paroquial de S. Miguel de Travassô. RIP!!
Ermesinda A. Freitas


As mortes da Mãe Ermesinda
e do filho Armando Ferreira!

ERMESINDA ALVES DE 
FREITAS, a Ti Ermesinda!
Aos quase 98 anos, a 17 
de Setembro de 2019!

Ermesinda Alves de Freitas era filha de Manuel Ferreira Alves (Talhadas) e de Maria Rosa Soares de Freitas, de Óis da Ribeira. 
Casou com  Manuel Ferreira (Serôdio), noleiro que veio de Destriz, de Oliveira de Frades, e enviuvou a 28 de Maio de 2000. O casal teve os filhos Maria Rosa, José, Armando (logo depois falecido, ver à frente) e Custódio Alves Ferreira (emigrado nos Estados Unidos).
Era filha de Manuel Ferreira Alves (Talhadas) e de Maria Rosa Soares de Freitas, de Óis da Ribeira. Irmã de José Alves de Freitas (Eurico) e Hermínio Alves de Freitas (Mino), ambos já falecidos.
O funeral realizou-se dia 18 de Setembro de 2019 da Casa Mortuária para o Cemitério Paroquial de Óis da Ribeira. RIP!!!
Armando A.Ferreira


ARMANDO ALVES
FEREIRA !
Aos 69 anos e a 26 de
Setembro de 2019!

Armando Alves Ferreira faleceu a 26 de Setembro de 2019, aos 69 anos, vítima de doença súbita e no dia em que sua mãe Ermesinda, falecida a 17 imediatamente anterior, faria 98 anos.
Armando era filho de Manuel Ferreira (Serôdio), natural de Destriz (Oliveira da Frades) e que por muito anos foi moleiro em Travassô, e de Ermesinda Alves de Freitas, natural de Óis da Ribeira.
Casado com Maria Luís Soares dos Reis Ferreira, moradaor na Rua da Pateira, teve as filhas Margarete e Cátia. Era irmão de Maria Rosa e José (ambos moradores a n Rua Nossa Senhora de Fátima, em Óis da Ribeira) e de Custódio Alves Ferreira (que esta emigrado nos Estads Unidos). 
A MORTE DO DIÁCONO FERNANDO REIS DUARTE DE ALMEIDA! RIP!!!
Fernando Reis D. Almeida



FERNANDO REIS
DUARTE DE ALMEIDA!
Aos 85 anos e de doença, a
10 de Novembro de 2020!

O óisdaribeirense Fernando Reis Duarte de Almeida faleceu no dia 6, mas o seu funeral realizou-se apenas no dia 11 de Novembro  de 2019. Nesse intervalo de tempo, faleceu e realizou-se o funeral de Hercílio Alves de Almeida - como se adiante se vê.
O Diácono Fernando Reis Duarte de Almeida nasceu a 10 de Março de 1934 e faleceu a 6 de Novembro de 2019, aos 85 anos de idade, de doença e no IPO, em Coimbra. 
O funeral, porém, só se realizou a 11 de Novembro, nesse período (ver à frente) falecendo e realizando-se o funeral de Hercílio).
Fernando era filho de Manuel Baptista Duarte de Almeida e ficou órfão da mãe, Maria Rosa dos Reis Estima, no dia em fez fez 10 anos - a 8 de Março de 1944. Deixou viúva Margarida Soares e Santos e era pai da professora Fernanda Margarida Soares dos Reis. 
As cerimónias fúnebres realizaram-se em Óis da Ribeira e foram presididas pelo Bispo de Aveiro. RIP!!!.

HERCÍLIO ALVES
DE ALMEIDA!
Aos 78 anos, de doença e
a 9 de Novembro de 2019!

O óisdaribeirense Hercílio de Almeida faleceu a 9 de Novembro de 2019, aos 78 anos, de doença e nos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde estava internado.
Hercílio Alves de Almeida era filho de Albano Joaquim de Almeida (falecido a 1 de Dezembro de 1964) e de Jesuína Alves de Almeida (falecida a 30 de Setembro de 1984). Irmão de Maria Alice, que nasceu a 30 de Jumho de 1943 e faleceu a 11 de Agosto de 1944, com puico mais de um, ano.
Casou com Alcina Ferreira Ramos e o casal teve os filhos Anabela, (moradora na Rua da Pateira), Edite (falecida a 27 de Abril de 1976, era criança) e Álvaro Jorge Ramos de Almeida.
Personalidade de várias matrizes culturais, foi correspondente de jornais, poeta e escritor popular (com obra editada em livro) e ensaiador de teatro, nomeadamente de grupos ligados à ARCOR - adultos e infantis.
O funeral realizou-se a 10 de Novembro de 2019, da casa mortuária para o cemitério de Óis da Ribeira. RIP!!!

Sem comentários: