quarta-feira, março 20, 2024

As promessas sobre a pateira valem o que (não)... valem!

Jacintos na pateira e contentores virados na margem da pateira de Óis da Ribeira


A Assembleia Municipal de Águeda, na sessão de 29 de Fevereiro de 2024, aprovou, por unanimidade, a atribuição de um apoio de 5 000 euros, a cada uma das Juntas de Freguesia ribeirinhas da pateira. Incluindo a UFTOR.
O presidente Sérgio Neves, na oportunidade e pelas razões que conhece(rá), considerou na altura que «os 5 000 euros que cada Junta recebe é pouco mas é o que se tem» e, referindo as recentes eleições legislativas, comentou que «a premente questão» dos jacintos da pateira tem de ser reclamada «junto de todos os partidos (...) , independentememte de qual for o resultado».
O apoio «carecia» de aprovação da Assembeia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira, e cuidados e atentos, os eleitos travassÓisenses tal aprovaram, também por unimidade, na sessão de 14 de Março e tendo em consideração que «é necessária a remoção destas plantas exóticas, assegurando a limpeza desta espécie de água e da zona envolvente».
Para o efeito, a Junta de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira vai receber 5 000 euros da Câmara Municipal de Águeda - tal qual as Juntas de Freguesia de Fermentelos e da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
Ontem à tarde, a margem desta vila estava por limpar e, como se pode ver nas imagens, até os 3 contentores por lá estavam abandonados e escangalhados no chão do parque.




As promessas valem
o que (não)... valem!


A pateira é tema recorrente de qualquer «bicho careta» que ande pelos corredores da política - seja pela local, seja pela regional ou seja pela nacional. Não há um que não prometa salvá-la.
desde há dezenas de anos e com os resultados que se conhecem.
Poderíamos citar um a um, da esquerda à direita, passando pelo centro e pelos extremos ideológicos, mas, por hoje, ficamos-nos pelo partido que serve de base à actual Junta de Freguesia.
A 18 de Fevereiro de 2019, por exemplo e como se recorda na imagem, os deputados do PSD eleitos por Aveiro estiveram na margem de Óis da Ribeira para apoiar a candidatura de Sérgio Neves nas eleições intercalares desse ano.
Por memória histórica, recordamos as palavras de Sérgio Neves nesse dia, alertando para «a necessidade de investimento na União de Freguesias» e voltando - repetindo-se, pois... - a afirmar «a necessidade de requalificar a pateira», que considerou «o mais importante património natural do nosso concelho».
Lembram-se?
Já lá vão mais de 5 anos!

É a vida, tal qual ela é.

- NOTA 1: «A curva da padaria e os jacintos da pateira» - Ver AQUI
- NOTA 2: «Limpeza dos jacintos «é uma luta inglória»! «Não fosse a Câmara e as 3 Juntas, a pateira já não existia», diz Sérgio Neves. - Ver AQUI

 


Sem comentários: