segunda-feira, março 04, 2024

* DIAS 4 de Março: Um fenómeno extraordinário, com água em cone e a mais de 100 metros de altura (1904)! Hostilino Cardoso Matos eleito presidente da Tuna (2005)! Assalto ao Escondidinho e Café Império com vários tiros de caçadeira (1995)! Curso de Informática na ARCOR (2002)! Maria da Ascensão Carvalho (da Gracinda) (2011)! Tuna / AFOR é confrade de honra dos Sabores do Botaréu (2023)!



O dia 4 de Março é Dia de São Casimiro, que nasceu em Cracóvia, na Polónia, em 1458, e faleceu a 1484 em Hrodna, na Bielorrússia, em 1458 e precisamente no dia 4 de Março.
Filho do rei Casimiro IV da Polónia e da rainha Isabel da Áustria, São Casimiro renunciou ao trono para seguir a vida religiosa, negando mesmo todos os confortos, facilidades e prazeres mundanos da vida na nobreza desse tempo.
O que terá acontecido em Óis da Ribeira, neste me mo dia e ao lonngo dos anos?
Aqui damos nota de alguns factos mais ou menos curiosos.
A notícia no «Jornal da ARCOR»

1 - Ano de 1904,
há 120 anos !
Um fenómeno extraordinário,
com água em cone e a mais de 
100 metros  de altura!

A vila de Óis da Ribeira foi «alarmada por um acontecimento extraordinário» a 4 de Março de 1904, há 120 anos: o vento soprou com muita violência e no campo entre a vila e Cabanões e num sítio com água das últimas cheias, «formou-se um grande volume de água, em forma de cone, que subiu a mais de 100 metros de altura».
O relato é retirado do «Jornal da ARCOR» de 31 de Março de 2004, que também refere que «as lavadeiras e outras pessoas que estavam à beira do rio Águeda, atemorizadas com tal sucesso, parecendo-lhe que aquela grande nuvem as seguia, fugiam doidamente pelo campo acima e algumas vimos nós desmaiadas, mal podendo falar».
O fenómeno aconteceu por volta das 4 horas da tarde dessa sexta-feira de há 120 anos e durou cerca de um minuto, mostrando, no final, «uma grande fumaceira».
Hostilino C.Matos

2 - ANO 2005,
há 19 anos|
Hostilino C. Matos!
eleito presidente da Tuna

Hostilino Cardoso de Matos foi eleito presidente da Tuna de Ois a Ribairaa 4 de Março de 2005, ha 19 anos.
Filho de Carlos Matos, era bisneto de Jacinto Pereira de Matos, um dos fundadoores a no seu executivo incluía o pai (vice-presidente), o secretário Luís Neves (actual secretário e trineto materno de Jacinto), o tesoureiro Joºao paulo Gonçalo e o vogal António Prazeres.
Dinis Alves Pereira era o presidente da assembleia geral, com osecretárioAntónio manue de Melo (futuro presidente) e o vogal Nuno Almeida. Antómo Manuel Soares era o presidnete do conselho fiscal (e o actual), com os voais José Maria Gomes e José Tavares Pires.
O antigo Café Império e o Escondidinho 

3 - ANO 2005,
há 19 anos!
Assalto ao Escondidinho
e Café Império com vários
tiros de caçadeira!

O Escondidinho, estabelecimento comercial do largo da Igreja de Óis a Ribeira, ao lado do Café Império, foi assaltado na madrugada de 4 de Março de 2005. Há 19 anos.
Os ladrões tentaram arrombar as portas do café e, não o conseguindo, disparam tiros de caçadeira sobre a porta da sala que dava para a loja - o actual Escondinho da Núria. Partiram vidros e atingiram o balcão frigorífico, logo se pondo em fuga, numa carrinha roubada - que nessa manhã foi encontrada em Albergaria, ainda com produtos roubados no estaurante O Romano, de Casal de Álvaro.

4 - ANO 2002,
há 22 anos!
Curso de Informática 
na ARCOR !

A ARCOR iniciou, a 4 de Março de 2002, já lá vão 22 anos, um curso de formação profissional de informática, de 8 níveis e para funcionários, para cidadãos óisdaribeirenses e público, em geral.
A acção decorreu de uma parceria com o Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional (CEFOSAP), de Lisboa, e do Fundo Social Europeu (FSE) e foi dirigido pelo engenheiro informático João Cavadas, especialista de informática, de Coimbra. O curso decorreu no salão da Junta de Freguesia, actual sede da Tuna, com 14 formandos.
Os níveis eram de duas semanas cada, intercalados de outras duas, e o curso terminou em Outubro de 2002.

Maria A. Carvalho

5 - ANO 2011,
há 13 anos!
Maria da Ascensão
Carvalho (da Gracinda)


Maria da Ascensão Carvalho faleceu a 4 de Março de 2011, de doença e aos 90 anos. Hoje se passam 13 anos!
Nasceu a 12 de Abril de 1921 e foi popularmente conhecida por Maria da Gracinda, por durante muitos anos ter trabalhado para Maria Gracinda de Almeida Reis (Tavares), da loja/mercearia Escondidinho e do Café Império, junto à Igreja. 
Não constituiu família e sobrinhos residentes em Óis da Ribeira são os irmãos Maria de Lurdes e António José Carvalho Cadinha (filhos da irmã Aurora) e José Carvalho Rodrigues (do irmão José Rodrigues).

O presidente António Reis recebeu o diploma
de Confrade de Honra da Confraria
O diploma confrádico
Sabores do Botaréu
atribuído à Tuna/AFOR


6 - ANO 2023,
ha um ano!
Tuna / AFOR confrade
de honra dos Sabores do Botaréu!

A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) foi,  4 de Março de 2023 e ver AQUI - entronizada como Confrade de Honra da Confraria Enogastronómica Sabores do Botaréu, de Águeda.
«O encerramento da Cerimónia Capitular do IX Capítulo da Confraria Enogastronómica Sabores do Botaréu teve o privilégio de ouvir o «Hino de Águeda», numa belíssima interpretação da Filarmónica de Óis da Ribeira», comentou João Carlos Breda, um dos fundadores e Past Grão Mestre da confraria aguedense, e sublinhando, ainda, que «mostrou do muito que por cá há de bom da filarmonia» - para além da do folclore, da etnografia e da gastronomia.
A Tuna/ AFOR actou na abertura e no concerto do Centro de Artes de Águeda (o CAA, ver AQUI), onde decorreu a entronização, fechada com a interpretação do hino, e abriu o desfile capitular da Confraria Enogastronómica Sabores do Botaréu para a baixa da cidade.
Parabéns à Tuna!

Sem comentários: