sexta-feira, março 29, 2024

A sempre muito anunciada dragagem da pateira...

A margem da pateira de Óis da Ribeira (do lado esquerdo)
Tubos da dragagem de 1983. Há 41 anos!


O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado, aceitou o desafio de Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, que lhe reiterou «a urgência da intervenção de dragagem da pateira», para além a necessidade de «apoio para a aquisição de uma nova ceifeira».
O autarca falava nas comemorações 
Locais de depósito de dragados
da pateira (em 1982/83)
do Dia Mundial da Água, em Valongo do Vouga, e lembrou que Águeda tem 1.500 quilómetros de linhas de água, numa malha hídrica que preenche praticamente todo o território do município - espalhada por 1 500 quilómetros.
E falou tambem do rio Cértima, que, muitomas mesmo muito  poluído, desagua na pateira.
«Fica a faltar o Rio Cértima. É mais um pedido formal que volto a fazer-lhe. É preciso fazer alguma coisa, porque é demasiado mau para ser verdade», sublinhou Jorge Almeida, precisando que «é um rio que entra no nosso concelho completamente contaminado e que vai dar à nossa pateira».
Sobre a lagoa, o edil de Águeda reiterou a urgência da intervenção de dragagem e a necessidade de apoio para a aquisição de uma nova ceifeira, para tratar o problema dos jacintos.
Pimenta Machado apontou «todos os desafios» de Jorge Almeida, 
concordou com todas as necessidades e disse esperar «corresponder em breve».
«Tomei nota dos seus desafios, sobretudo de financiamento. Temos de olhar para o Cértima e para a Pateira, tanto no que respeita à dragagem - estamos a tratar da parte procedimental para a financiar - como sobre a ceifeira», disse Pimenta Machado, lembrando que «Águeda nos tem apoiado em outras zonas, como no Sorraia e no Tejo».
Pronto, promessa há...
E promessas sobre a drgagem e limpeza da pateira sempre houve.
Falta, só..., cumpri-las!

Sem comentários: