terça-feira, março 26, 2024

Algumas memórias de dias 26 de Março em Óis da Ribeira!

 

ARCOR 1980
* ANO 1980,
HÁ 44 ANOS!

Levantamento de Cidadãos Deficientes e Condições de Vida dos Codadãos de Óis da Ribeira!

O Levantamento de Cidadãos Deficientes e Condições de Vida dos Cidadãos de Óis da Ribeira foi concluído a 26 de Março de 1980. Há precisamente há 44 anos e de responsabilidade da ARCOR.
Vale a pena recordar e enfatizar que foi o primeiro estudo epidemiológico realizado em Portugal.
O trabalho foi efectuado por uma equipa de Saúde Pública do Hospital Pediátrico de Coimbra, coordenada pelo dr. Luís Borges - que dirigia o primeiro Centro de Desenvolvimento
Luís Borges
Maria José
Tovar
da Criança (CDC) criado em Portugal - um serviço clínico multidisciplinar, integrado no Hospital Pediátrico (do CHUC), que actualmente conta com uma dedicada equipa clínica multidisciplinar, distribuída por quatro áreas: doenças hereditárias do metabolismo, pediatria do neurodesenvolvimento, neuropediatria e laboratório de eletroencefalografia (EEG).
O levantamento foi patrocinado pela Bela Vista, de Águeda, sob coordenação Rosa Lúcia Madeira (então dirigente e educadora de infância da instituição e depois professora universitária) e pela ARCOR e visava o criação do então denominada Centro de Apoio 
Rosa Madeira
à Infância - que era o objectivo da direção então presidida por Celestino Viegas.
O trabalho era coordenado pela médica Maria José Tovar (foto) e incluía 5 enfermeiras de saúde pública: Adelaide (Irmã Religiosa da Congregação das Irmãs Doroteias, em Coimbra), Júlia Passos (de Valpaços), Maria Fernanda Coelho (de Viseu), NN (?) e Maria de Fátima (de Ovar), todas do Hospital Pediátrico de Coimbra.
O relatório final - ver AQUI - apontava a existência de 26 cidadãos deficientes, 8 deles com atraso global e 7 com deficiências motoras. 
A então «activa participação da ARCOR» permitiu que uma criança passasse a ser assistida na Bela Vista - Centro de Educação Integrada de Águeda (em em Paredes), e outra no Hospital Pediátrico de Coimbra, em regime domiciliário e nos termos de um protocolo com a direção da instituição óisdaribeirense.
José F. Neves
(Lodais)

- Ano de 1907, 
há 117 anos!
As mortes de pai
e de um filho!

A comunidade óisdaribeirense de há 117 anos enlutou-se duplamente pela morte, no espaço de 20 dias, de Salvador e Óscar, pai e filho. 
Salvador Ferreira das Neves, o pai, faleceu a 6 de Março desse ano, era lavrador e alfaiate e tinha apenas 27 anos. Vítima de doença e na sua casa da Rua do Cabo - agora Rua Manuel Tavares. 
A 26, apenas 20 dias depois, faleceu o seu filho Óscar, ainda bebé, nascido a 15 de Maio de 1906 e baptizado a 24 de Maio desse ano, apadrinhado pelo ferreiro Jacinto Pereira de Matos (um dos fundadores da Tuna) e por Maria Anunciação Pereira. Faleceu a 26 de Março de 1907, com menos de um ano de idade. 
Irmãos de Óscar, foram Maria José, que foi esposa de José Correia de Melo e teve os filhos Antero (que morreu na Venezuela, casou com Nilzalina e teve os filhos Maria Ascensão, José Bernardino e António Fernando Gomes de Melo, já todos falecidos) e Orlando Tavares de Melo, também já falecido, pai de José Edgar, Otelo e outros.Também, Alcinda, nascida a 21 de Julho de 1902 (nada mais sabemos dela) e José Ferreira das Neves (Zé Lodais), nascido a 18 de Fevereiro de 1904 e que casou com Clotilde Maria de Almeida a 19 de Agosto de 1934. Enviuvou a 12 de Novembro de 1988 e faleceu a 19 de Setembro de 1995.
O casal teve as filhas Maria e Natália, que vivem na Rua Manuel Tavares (antiga Rua do Cabo). Bisneto de Salvador e filho de Natália é Paulo Augusto Tavares das Neves (Paulão).

- Ano de 1961, 
há 63 anos!
A reconstrução
da Rua do Cabo!

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, na sessão de 26 de Março de 1961 e pela voz do presidente Manuel Maria Tavares da Silva, deu conta do compromisso da Câmara Municipal de Águeda em mandar reconstruir a Rua do Cabo (ver ao lado) - curiosamente uma rua que mais tarde, já depois do 25 de Abril de 1974, veio a ter (e tem) o seu nome - enquanto benemérito da freguesia.
A condição de há 63 anos era que o tempo melhorasse e permitisse as obras a realizar, numa altura em que, por consequência da chuvas dos últimos meses do ano anterior, o estado do arruamento não era o melhor. Bem pelo contrário.
Na mesma sessão, foi decidido que o Fernando Pires Soares (Barrão, genro do professor Joaquim Augusto e pai de Joaquim, Porfírio, Lurdes, José e Fernando Tavares Pires)), encarregado de serviços da Junta de Freguesia (pai do futuro presidente Fernando Pires Soares), fosse incumbido de proceder ao arranjo dos caminhos do Ribeiro e outros com necessidade de reparação.

B. Freitas

- Ano de 1978, 
há 46 anos !
O relógio da torre
sineira de Óis !

O novo relógio da torre sineira de Óis da Ribeira foi inaugurado a 26 de Março de 1978, há 46 anos e em Dia de Páscoa.
Substituiu o que, em Agosto de 1954, tinha sido oferecido pelo benemérito Benjamim Soares de Freitas (foto) e rapidamente instalado e oficialmente inaugurado a 13 de Março de 1955, há 66 anos, simultaneamente com o telefone público - também por ele oferecido à comunidade óisdaribeirense.
A cerimónia de então, ano de 1955, teve a presença do Governador Civil de Aveiro (Francisco Vale Guimarães), dos presidentes da Câmara Municipal de Águeda (Fausto Luís de Oliveira) e da Comissão Política Concelhia da União Nacional (Manuel José Homem de Mello), para além do Chefe da Circunscrição de Exploração dos CTT (Fausto Lameiras).
Firmino
Santos


- ANO 1978, 
há 46 anos!
Teatro amador de
Óis da Ribeira! 

O Grupo de Teatro Amador de Óis da Ribeira apresentou, a 26 de Março de 1978, em estreia de Dia de Páscoa de 1978, a peça «Casa de Pais» - que ja em 1973 tinha sido representada.
O ensaiador foi Firmino Carvalho e Santos e, em palco, estiveram Porfírio Pires, Luís Gonçalo, Leonildo Costa, Manuel Ferreira (Tim-Tim), Maria de Lurdes Resende, Maria Bernardina Framegas, Maria Celestina Oliveira e Maria Cecília Carvalho (esposa do ensaiador).
O programa incluiu uma comédia e o veterano Celestino Henriques de Oliveira (Importuno) cantou o «Fado da Bandeira», fartamente aplaudido. Repetiu-se no dia 22 de Abril e de novo no salão de festas do restaurante «Pôr do Sol».

ARCOR em 1999

- ANO 1999, 
há 25 anos !
Assembleia da ARCOR
convocada e adiada!

A assembleia geral da ARCOR foi convocada para o dia 26 de Março de 1999, para analisar e votar as contas de 1998, mas foi adiada para 2 de Julho.
Também acabou por não reunir neste dia e de novo foi adiada, então para o dia 3 de Setembro desse ano (não sendo, porém, convocada). Acabou por finalmente se realizar a 10 de Dezembro.
Os presidentes dos órgãos sociais arcorianos eram, respectivamente, Fernando Reis Duarte de Almeida (direção), José Bernardino Estima Reis (assembleia geral) - ambos já falecidos - e Jorge Manuel dos Reis Soares (do conselho fiscal). Foram tempos muito intempestivos e delicados da vida associativa arcoriana.

Sem comentários: