terça-feira, março 05, 2024

O baldio do Supel e a promoção da «Capital da Fotografia de Natureza em Portugal»

O baldio do Surpel, na entrada sul de Óis da Ribeira, uma das freguesias da «Aldeia da
Fotografia» anunciada pela UFTOR: lama, lixo e lenha abandonada!

Promessa eleitoral de 2021: tormar a
UFTOR uma «Aldeia da Fotografia»
Aldeia da Fotografia


A comunidade política local não se cansa - e nunca se irá cansar... - de exaltar a pateira e Óis da Ribeira como património turísticode elevado nível.
A semântica eleitoral levou, até, a que o actual executivo da Junta de Freguesia, entre outras coisas, anunciasse em 2021 que, e citamos, «está em curso o desenvolmento de um projecto para o registo da marca «Travassô e Óis da Ribeira - Aldeia da Fotografia», numa parceria, imagine-se..., com a National Geographic e a  Associação Gravity Emotion.
O objectivo, como se pode ler no prospecto da campanha de 2021, era (é?) «tornar a nossa União de Freguesias a Capital da Fotografia de Natureza em Portugal». E isto para, e de novo citamos a promessa eleitoral de há 3 anos, «chegar a milhões de pessoas e, assim, atrair cada vez mais público às nossas paisagens, num turismo de natureza».
Todos sabemos que a grandiosidade das boas ideias leva tempo a concretizar. Temos de compreender que «Roma e Pavia não se fizeram num dia».
Mas, não nos levem a mal..., para que registadas para o mundo e milhões de pessoas fiquem as imagens da natureza, bem que poderiam começar por limpar e embelezar o baldio da entrada sul de Óis da Ribeira. No Surpel, limite com Espinhel.
Onde ainda a 3 de Março, o último domingo, passaram equipas e apoiantes que, na pateira, disputaram o campeonato regional de maratonas de canoagem do centro.
Ora olhem para a imagem: lixo, lenhas, lamas.. Três «l´s» para um quarto: lamentável. E um quinto: lastimável.
E assim vai promoção da «Capital da Fotografia de Natureza em Portugal».


 

Sem comentários: