sexta-feira, agosto 26, 2022

Cobertura do coreto da pateira: «Cuidar do herdado para deixar em legado!»

 

A  cobertura do coreto do parque norte da pateira



A cobertura do coreto de Óis da Ribeira, no parque norte da margem da pateira, está como se pode ver nas imagens.
Repararam bem?
Buracos abertos entre as placas de madeira da cobertura é o que mais sobra. Denunciando a típica falta de manutenção de um equipamento que foi inaugurado a 11 de Setembro de 2005, há quase, quase 17 anos e que, tanto quando nos lembramos, apenas uma vez teve uma intervenção de restauro e precisamente na cobertura - que foi seriamente danificada pelas cheias de 19 de Janeiro de 2013.
Julgamos que foi neste tempo, não estamos seguros. Terá sido aquando da reconstrução, reabilitação e manutenção dos passadiços e estruturas de madeira dos parques da pateira em Espinhel e Óis da Ribeira.
Estruturas que então se pretenderam recuperar, por terem sido danificadas pelo temporal de 19 de Janeiro desse ano, em particular pelos ventos fortes e subida do nível das águas na pateira.
Requalificação feita em tempos em que tudo se fazia para «cuidar do herdado para deixar em legado».


Presidentes C, Azevedo (Câmara), Ribau Esteves
(AMRia), Fernando Pires (JFOR) e Horácio Marçal
(Asembleia Municipal)

Parque custou 400 000. Seriam agora 
488.249,63 euros!

O parque da pateira de Óis da Ribeira foi inaugurado há quase, quase 17 anos, no dia 11 de Setembro de 2005.
O d´Óis Por Três, então, repescou a notícia do Jornal de Notícias do dia seguinte, numa reportagem assinada pela jornalista Marta Varandas, dando conta que se travava do quarto equipamento inserido no projecto de requalificação das margens da Pateira.
Um investimento da Câmara de Águeda e da Associação de Municípios da Ria (AMRia), na ordem dos 400 mil euros, que, e citamos o JN, representará, de acordo com o presidente da Junta de Freguesia, Fernando Pires, um «pontapé no desenvolvimento de Óis da Ribeira e um cartão de visita que nos vai orgulhar».
«Quando surgiu a hipótese de requalificar as margens da Pateira, não deixámos fugir a oportunidade», disse Castro Azevedo, presidente da Câmara de Águeda, lembrando que para a zona ficar totalmente requalificada falta uma obra semelhante nas margens de Fermentelos. 
O autarca aproveitou a cerimónia para deixar «alguns recados ao Governo», no que respeita à dragagem e limpeza das águas da Pateira, aludindo ao grave problema dos jacintos.
Fernando Pires adiantou que os jacintos já estão a ocupar mais de 50% do leito. «É urgente fazer alguma coisa», disse o autarca óisdaribeirense.
- NOTA 1: Os 400 000 euros de 2005 seriam agora o equivalente a 488.249,63, segundo o conversor da PORDATA.
- NOTA 2:


2 comentários:

Anónimo disse...

Desconfiamos que a ambição não seja a cobertura do orgulho e que a modéstia não seja senão um pretexto para a preguiça.

Anónimo disse...

Quando perguntam porque gosto tanto de Óis, uma raTeca responde assim:" sendo que é um local tão pequeno e envelhecido..."