terça-feira, maio 26, 2020

Óis da Ribeira nos dias 26 de Maio...

O cortejo de 26 de Maio de 2002, a favor
do Centro Social, no Jornal da ARCOR

Óis da Ribeira nos
 dias 26 de Maio...

1 - Ano de 1946.
há 74 anos!
Tília no largo e
obras na na fonte

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 26 de Maio de 1946, já lá vão 74 anos, deliberou reparar a Fonte do Valbom, na qual se registavam fugas de água.
O pedreiro Invêncio Viegas - pais dos já falecidos Hermenegildo, Amílcar e César Viegas - ficou encarregado de identificar os rombos e realizar as respectivas obras de reparação, para evitar os desperdícios do precioso líquido.
O executivo era presidido por Benjamim Soares de Freitas, com o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes) e o secretário José Maria Estima, e também deliberou mandar plantar uma tília no Largo Jacinto Bernardo Henriques (onde fica a actual rotunda do Largo do Centro Social), assim como o respectivo resguardo. 

2 - Ano de 1948,
há 72 anos !
Família Calvo
evocou patriarcas

Os descendentes da Família Claro, de Óis da Ribeira, evocaram o casamento dos patriarcas João Pires Claro e Silvestra Maria dos Reis a 26 de Maio de 1948.
O consórcio do casal realizara-se 192 anos antes e, como se lê na placa aqui reproduzida e colocada no muro do cemitério velho, João foi «um dos grandes homens da então vila de Óis da Ribeira». 
A informação da placa, de resto, é enfática relativamente ao casal. Ele, como já foi referido, «um dos grandes homens da então vila de Óis da Ribeira», teria agora 288 anos, mas faleceu aos 88, em 1820. Ela, foi mulher «activa e muito esmoler». 
O casamento foi evocado em Óis da Ribeira, a 26 de Maio de 1948, por «actuais descendentes» - actuais, os de 1948. Não foi há assim tantos anos que não haja familiares vivos, mesmo que descendentes destes.
Alguém sabe? Alguém pode ajudar? 
A ponte de Óis da Ribeira

3 - Ano de 1956,
há 64 anos !
Comissão de Obras da
sede da Junta de Freguesia

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira anunciou, a 26 de Maio de 1956, a constituição de uma comissão para a construção de uma nova sede da Junta de Freguesia.
A comissão era formada por Benjamim Soares de Freitas, Manuel Maria Tavares da Silva, monsenhor José Bernardino Santos Silva, professor Luís Maria de Almeida Santos, Edmundo Reis e Custódio Lopes Correia que, com  Junta de Freguesia, iria pedir, para esse fim, apoio à Câmara Municipal de Águeda.
A autarquia óisdaribeirense era presidida por Aires Carvalho e Santos, como tesoureiro José Pinheiro das Neves e o secretário David Sares dos Santos.
Aspecto de desfile do cortejo da ARCOR

4 - Ano de 2002,
há 18 anos !
Cortejo rendeu 4500 contos para o Centro
Social da ARCOR 

O primeiro cortejo da favor do Centro Social da ARCOR foi a 26 de Maio de 2002, há 18 anos. Rendeu cerca de 4500 contos, seriam hoje 29.241.738,65 euros.
O cortejo foi preparado em sucessivas reuniões com os pais e encarregados de educação, grupo de teatro e secção de canoagem, até com grupos da catequese -  que se responsabilizaram pelo bar e quermesse.
Os «picanços» aos lances levedaram o bolo do cortejo. Cada director, ofereceu um leitão assado e o dr. Estima Reis (Zeca) ofereceu e comprou uma garrafa de vinho do Porto Vintage 1979, ano da fundação da ARCOR, que voltou a oferecer - para ser aberta no dia da inauguração. 
A Tuna colaborou e o cortejo abriu com a bandeira da ARCOR e crianças da associação, continuando com os grupos de teatro e canoagem, adolescentes da catequese, carros e tractores com oferendas, muita gente apeada - em desfile que encerrava com a charrete a cavalo de António Resende. Há muito que Óis da Ribeira não se mostrava tão irmã dos seus projectos e futuro! 
A direcção da ARCOR era formada por Celestino Viegas (presidente), Manuel Soares (vice-presidente), Madalena Neves (secretária), Arlindo Reis (tesoureiro) e Milton Gomez (vogal). 

Sem comentários: