quinta-feira, maio 07, 2020

Os dias 7 de Maio nos dias de Óis da Ribeira!...

NILCE faz hoje 100 anos!

Os dias 7 de Maio nos 
dias de Óis da Ribeira!...

- Ano de 1920,
há 100 anos !
Nilce Fernandes Silva,
uma vida de 100 anos!|

A óisdaribeirense Nilce Fernandes da Silva nasceu a 7 de Maio de 1920, há precisamente 100 anos, que hoje festeja.
Filha de Joaquim Augusto da Silva (Pedronha) e de Isaura Fernandes da Silva, da Rua Manuel Tavares (antiga Rua do Cabo), foi casada com Severino Tavares Pinheiro, também de Óis da Ribeira, de quem enviuvou a 12 de Novembro de 1999. 
O casal vivia no chamado Bairro Alto, em Óis da Ribeira e teve os filhos Isaura (emigrada em França), José (já falecido), Maria Esmeralda e Zulmiro (moradores em Óis da Ribeira) e João Manuel (em Travassô).
Ver post da tarde de hoje.

- Ano de 1950,
há 70 anos !
Junta pediu plátanos
para baldio da pateira

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 7 de Maio de 1950, há rigorosamente 70 anos, deliberou pedir plátanos ao Governo, para plantar nos baldios da pateira.
O objectivo era embelezar o local e o pedido, por escrito, foi feito à Direcção Geral dos Serviços Florestais (DGSF), tutelada pelo Ministério da Economia. A cedência seria gratuita.
A autarquia óisdaribeirense era presidida por Benjamim Soares de Freitas, como secretário José Maria Estima e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
Ana Almeida
Beatriz Gomes

- Ano de 1995.
há 25 anos !
Ana e Beatriz, da ARCOR,
campeãs nacionais de canoagem!

Ana Matos de Almeida e Beatriz Gomes, atletas de canoagem da ARCOR, sagraram-se campeãs nacionais a 7 de Maio de 1995.
As provas decorreram no Minho e Ana Almeida venceu em K1 infantis, ficando Liliana Framegas, também da ARCOR, na sexta posição desta especialidade. Quanto a Beatriz Gomes, ganhou a prova de K1 cadetes. A mesma Beatriz Gomes que viria a ser campeã do mundo e atleta olímpica. Foi mesmo, a 19 de Setembro de 2009, a primeira portuguesa a conquistar um título absoluto de campeã do Mundo em canoagem, ao impor-se nos Mundiais de Maratonas, disputados em Crestuma (Gaia)  e já então professora universitária.
Ascensão Melo
António Neves

- Ano de 1999,
há 21 anos !
Tragédia familiar: professor
matou mulher e suicidou-se!

A comunidade óisdaribeirense foi abalada ao princípio da tarde de 7 de Maio de 1999, quando se soube de um tragédia familiar: um professor aposentado matou a mulher com três (3) tiros e suicidou-se logo de seguida, com um tiro na garganta!
O casal Maria Ascensão Gomes de Melo, de 50 anos e empresária comercial em Águeda, e António Simões Pinheiro das Neves, também de 50 anos, professor aposentado e proprietário de um gabinete de projectos de construção civil, vivia na Rua da Pateira e foi na sua casa que ocorreu o drama, depois de ambos terem almoçado no restaurante «Pôr do Sol» com a filha.
A filha, ao sair da residência, ainda ouviu os tiros e chamou os Bombeiros, que nada puderam fazer pelo casal. Os funerais  realizaram-se na tarde do dia seguinte, anotando-se o facto de a Tuna de Óis da Ribeira, de que António Neves era presidente da direcção, não se ter oficialmente representado nas cerimónias. 

Sem comentários: