sexta-feira, maio 01, 2020

Os dias 1 de Maio nos dias de Óis da Ribeira...

Os nomes de quem assinou a acta de 1 de Maio de 
1828, há 192 anos, da Câmara de Óis da Ribeira.
Cópia do livro de Laudelino de Miranda Melo

Os dias 1 de Maio nos dias
de Óis da Ribeira...

- Ano de 1828,
há 192 anos !
Acta da Câmara
de Óis da Ribeira

A Câmara Municipal de Óis da Ribeira, reunida a 1 de Maio de 1828, há 191 anos, lavrou acta de «adesão, juramento e fidelidade ao Infante D. Miguel, Rei Absoluto de Portugal e Algarve e seus Domínios».
O histórico documento foi lavrado pelo secretário da Câmara de Óis da Ribeira, Joaquim Pires Soares - que também foi Juiz Ordinário da antiga vila óisdaribeirense e que faleceu a 28 de Setembro de 1881, aos 87 anos.
A fechar, a acta tem 5 vivas:
«Viva a Santa Religião Católica Apostólica Romana ! Viva o Sereníssimo Senhor D. Miguel I, Rei Absoluto de Portugal ! Viva a Imperatriz Rainha ! Viva a Dinastia da Real e sereníssima Casa de Bragança ! Vivam os fiéis e verdadeiros Portugueses!».
Joaquim Pires Soares, o escrivão da acta, nasceu e foi baptizado a 17 de Agosto de 1874, filho de José Pires Calvo, natural de Óis da Ribeira, e de Ana Maria Soares, que era de Requeixo.
Neto paterno de João Pires Calvo e de Silvina (?) Maria, ambos de Óis da Ribeira. Neto materno de José Braz Pinheiro e de Rosa Quitéria.
Sesnando Reis
José Melo


- Ano de 1990,
há 30 anos !
Análise do projecto 
OTL/ATL da ARCOR 

A direcção da ARCOR, presidida por Sesnando Alves dos Reis, promoveu, a 1 de Maio de 1990, há 30 anos, uma reunião para analisar a possibilidade de criar a valência de Ocupação de Templos Livres (OTL).
O OTL, também por vezes denominado ATL (Actividades de Tempos Livres) motivou novos encontros nos dias 17 de Junho e 27 de Julho. Já em 1991 e na direcção de José Melo Ferreira, decorreu um novo encontro de trabalho, neste caso envolvendo a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira e a Bela Vista - Centro de Educação Integrada de Águeda. Já agora, a 2 de Novembro de 1992 verificou-se o arranque oficial do ATL, tendo para o efeito sido admitida a educadora Manuela - depois de um concurso aberto a 6 de Outubro, envolvendo duas auxiliares de serviço.
Celestino Viegas

- Ano de 2001,
há 19 anos !
A direcção da ARCOR com
posse para o Centro Social

A direcção da ARCOR que iniciou a fase decisiva da construção do Centro Social tomou posse a 1 de Maio de 2001, há 19 anos e presidida por Celestino Viegas.
A cerimónia decorreu na sede (antiga) e os novos dirigentes foram os seguintes:
- Assembleia Geral: Milton Soares dos Santos (presidente), Fernando Reis (1º. secretário, anterior presidente e iniciador da obra) e Fernando Pires (2º.), com os suplentes Jorge Élio Framegas, Rui Fernandes e Manuel Horácio Reis.
- Direcção: Celestino Viegas (presidente), Manuel Soares 
(vice-presidente), Maria Madalena Neves (secretária), Arlindo Reis (tesoureiro) e Milton Gomez (vogal), com os suplentes Porfírio Pires, Maria do Rosário Cadinha, Milton Rino, Sérgio Soares e Hernâni Pires.
- Conselho Fiscal: Armando Ferreira (presidente), Armando Reis (1º. vogal) e Dinis Alves (2º.), com os suplentes Carlos Estima, Fernando Jorge Reis e João José Soares.
Fernando Reis e Armando Ferreira já faleceram. A segunda direcção deste ciclo tomou posse exactamente dois anos depois e dela amanhã falaremos.
O casal Maria Bernardina
e Manuel Maria Resende

Registo pessoal
Maria Bernardina Tavares
dos Santos Silva !

A óisdaribeirense Maria  Bernardina Tavares dos Santos Silva nasceu a 1 de Maio de 1971 e faleceu a 17 de Novembro de 1933, ao 62 anos.
Irmã do padre/monsenhor José Bernardino dos Santos Silva, era filha do lavrador Manuel Tavares Duarte e de Maria José dos Santos Silva. Casou aos 33 anos com Manuel Maria Ala de Resende, de Águeda - e que em Óis da Ribeira se notabilizou como comerciante. 
O casal teve os filhos José, Armando (que várias vezes foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira) e Manuel (Neca) dos Santos Ala de Resende, já falecidos.
Netos residentes em Óis da Ribeira, todos filhos de Neca Resende, são Maria Ascenção (Mariazinha), Armando, António e Maria Laura Ferreira dos Santos Resende.
A casa que foi de Manuel
Filipe Soares

Manuel Filipe 
Soares

O carpinteiro Manuel Filipe Soares foi baptizado de urgência, em perigo de vida, nasceu a 1 de Maio de 1861. Tinha nascido a 26 de Abril desse ano de há 159 anos.
Era filho do lavrador Manuel Pereira da Conceição e de Teresa Maria de Freitas, moradores na Rua da Igreja, neto paterno de Caetano Pereira e de Maria da Conceição, neto materno de Manuel Soares de Freitas e de Ludovina Mariana Soares, todos de Óis da Ribeira. 
Casou com Guilhermina Estima de Carvalho, de 23 anos, de Espinhel e moradora em Eixo, a 1 de Março de 1889. O casal  teve pelo menos o filho Amadeu, nascido a 8 de Março de 1891 e que se casou, a 16 de Novembro de 1912, com Petronila Natália Rodrigues, de 17 anos, natural de Albuquerque, em Badajoz (Espanha). Dela enviuvou a 11 de Abril de 1962 e faleceu, em Óis da Ribeira, a 15 de Fevereiro de 1962. 
Manuel Filipe Soares emigrou para o Brasil, radicando-se no Rio de Janeiro, para onde viajou com o passaporte emitido a 6 de Agosto de 1820, tinha 29 anos e já casado. Regressado, construiu a casa apalaçada que, na Rua Benjamim Sares de Freitas, junto ao Largo do Centro Social, é agora do dr. João Paulo Gomes e que foi de seu avô José Resende. Faleceu em data desconhecida.

Sem comentários: