domingo, maio 17, 2020

Zulmiro Gomes dos Santos festeja 102 anos! Parabéns!

Zulmiro Gomes dos
Santos, o ti Zulmiro:
- 102 anos! Parabéns!
Um século e mais dois anos!
 A bonita idade de Zulmiro

O óisdaribeirense Zulmiro Gomes dos Santos festeja hoje 102 anos. Dia 17 de Maio de 2020!
É a pessoa mais velha de Óis da Ribeira!
Zulmiro nasceu no Brasil, ocasionalmente, em Mimoso do Sul, no Estado do Espírito Santo, filho de Manuel Soares dos Santos (Lopes) e de Margarida Gomes da Conceição - o primeiro casal de Óis da Ribeira 
Célia Framegas
consorciado após a implantação da República - com casamento celebrado a 27 de Outubro de 1910. Ele com 19, ela com 26 anos de idade.
Neto paterno de Bernardino Soares dos Santos e de Maria Rosa Estima, neto materno de Tomás Ferreira da Conceição e de Mariana Gomes de Jesus, todos naturais e residentes em Óis da Ribeira, é irmão dos já falecidos David, Deolinda, Isaura e Mirene e de, ainda viva, Maria de Lurdes Gomes dos Santos (da Lavoura), actualmente no Jardim Social de Travassô.
O pai Manuel Soares dos Santos, o Lopes, emigrou para o Brasil em 1913 e fixou-se em Mimoso do Sul, no Estado do Espírito Santo - a norte do Rio de Janeiro e por onde, a esse tempo, exercia o padre José Bernardino dos Santos Silva, que lhe mandou carta de chamada e por lá o apoiou. 
Zulmiro enviuvou de Maria Célia dos Reis Framegas, a 10 de Maio de 2013 e, aos 102 anos que hoje comemora, divide o seu tempo pelas casas das duas filhas: na de Zulmira, que ele próprio construiu nos anos 60 do século XX (na Rua de Santo António), e Maria Fátima (na dos Serrados), ambas em Óis da Ribeira.
David Santos
Lurdes Santos

Família de gente
de muita idade ! 

Margarida Gomes da Conceição, a mãe de da família de Zulmiro, partiu para o Brasil  em Janeiro de 1917, fazendo-se acompanhar dos filhos David (então com 6 anos), Deolinda e Isaura. 
Já lá se encontrava o pai e lá nasceram Zulmiro e Lurdes (ambos ainda vivos) e Mirene e a família mudou-se, depois, para o município de Muqui - onde o pai Manuel adquiriu e geriu uma fazenda de café.
O irmão David Soares dos Santos faleceu a 16 de Setembro de 2012, tinha 102 anos - feitos a 30 de Janeiro desse ano. A irmã Lurdes tem 95 anos, comemorados a 1 de Junho de 2019 (quase 96) e está no lar do Jardim Social de Travassô. É mãe de Júlia, da Rua da Pateira, e Maria Isolete dos Santos Garrido, moradora em Eixo.
Parabéns, ti Zulmiro!!! Comemorar 102 anos e para muito, muito poucos!

Sem comentários: