quarta-feira, maio 20, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 20 de Maio...

O Caminho dos Espinheiros, entre o da Calçada e o paredão
Os dias de Óis da Ribeira
 nos dias 20 de Maio...

- Ano de 1945,
há 75 anos !
Uma questão de salgueiros
no caminho dos Espinheiros

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, em reunião de 20 de Maio de 1945, há 75 anos, deliberou  inutilizar os salgueiros plantados no Caminho dos Espinheiros, 30 centímetros para fora do cômoro anterior. Por outras palavras, 30 centímetros a ocupar espaço público.
O executivo era presidido por Benjamim Soares de Freitas e não teve dúvidas, depois da visita inspectiva de 15 de Maio imediatamente anterior, que confirmou a plantação dos salgueiros em via pública, fora dos troncos até aí existentes na propriedade de Luís Henriques de Almeida - quem plantou, ou mandou plantar, os salgueiros, que ganhavam um metro ao caminho.
A Junta de Freguesia incluía o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes) e o secretário Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha (professor), avôs, respectivamente, dos futuros presidentes Manuel Soares e Fernando Pires.
O terreno que foi de Armando Resende e onde 
foi construído o Centro Social  da ARCOR e a 
sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira 

- Ano de 1997,
há 23 anos !
Projecto parciais da ARCOR aprovados
pela Segurança Social

O projectos parciais de arquitectura, águas e esgotos do Centro Social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia foram aprovados a 200 de Maio de 1997, há 23 anos!
A direcção era presidida por Fernando Reis (já falecido), com o vice-presidente António Jorge Tavares, o tesoureiro Afonso Carvalho e os também já falecidos Hercílio de Almeida (secretário) e Oriana dos Santos Tavares (vogal.
O projecto incluía a sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, actualmente sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.  A autarquia era presidida por Fernando Pires com o tesoureiro Rui Fernandes e o secretário Manuel Almeida (Capitão)

- Ano de 2004,
há 16 anos !
O primeiro site
da  ARCOR on line!

O primeiro site oficial da ARCOR foi lançado a 20 de Maio de 2004, há 16 anos e na direcção de Celestino Viegas Tinha o endereço www.arcor.no.sapo.pt.
O site incluía actualizações diária das actividades da ARCOR, para além de muitas rubricas de interesse geral - nomeadamente notícias e personagens da via pública de Óis da Ribeira de dezenas de anos para trás.
Pouco depois, fez o «milagre» de descobrir um emigrante de Óis
Sílvia e Acácio Gomes
da Ribeira que, então há 77 anos, tinha ido para o Brasil: Francisco Gomes da Conceição. E infelizmente falecido há nove, como informou o genro António Carlos, advogado em Cabo Frio, onde reside a família.
Francisco tinha 17 anos quando emigrou para o Brasil. O pai, Cipriano, tinha falecido pouco antes e, jovem, partiu à aventura e nunca mais voltou. Teve duas filhas naturais e uma adoptiva e em Junho de 2004 o neto André (filho de Helenice) localizou o site da ARCOR em Cabo Frio (Estado do Rio de Janeiro, no Brasil). Depois, foi uma questão de horas. 
A ARCOR fez-lhe a história da família e mandou-lhes foto dois irmãos vivos: Acácio Gomes e Sílvia Gomes Logo depois, chegou o Retrato da Família Gomes de Cabo Frio. Outros irmãos Maria, Amândio (em Setúbal), Angelino, Violante e Irene, já todos falecidos.
Infelizmente, esse site foi encerrado e substituído em finais de 2006, pela direcção de Agostinho Tavares, com pouca actualização, e reformulado em 2011, na direcção de João Gomes e na forma como hoje se conhece, em http://www.arcor-ipss.pt/. - Ver AQUI
Assinatura do protocolo de há 9 anos: António Cunha
(da ARHC), ladeado pelos presidentes Fernando Pires
(Óis da Ribeira) e Sesnando Reis (Requeixo), à es-
querda, Carlos Nolasco (Fermentelos) e Manuel
Campos (Espinhel) 

- Ano de 2011,
há 9 anos !
A limpeza dos jacintos
pelas 4 freguesias !

A Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC) renovou, 20 de Maio de 2011, as parcerias com as Juntas de Freguesia de Espinhel, Fermentelos, Óis da Ribeira e Requeixo, para a limpeza dos jacintos e reabilitação da pateira. Cada uma delas recebeu 3200 euros - seriam agora 3.415,21, pelo conversor da Pordata.
A assinatura decorreu na sede da Junta de Requeixo e as quatro autarquias fcaram responsáveis pela vigilância e remoção manual dos jacintos, como acção preventiva. António Cunha representava a ARHC e sublinhou que "a parceria de há um ano foi um sucesso, razão porque se repete». 
Os quatro autarcas concordam e Fernando Pires, o de Óis da Ribeira, considerou que «a acção preventiva é eficaz e deve continuar já, quando ainda os jacintos estão pouco desenvolvidos».
Agora, 9 anos passados, é o que se sabe!




1 comentário:

Anónimo disse...

O povo não sabe nada, só sabe o desmazelo que vê diariamente e abandono que dói votado a desunião...

Porque o juvenil eleito local não presta qualquer tipo de informação ou esclarecimento público útil e muito menos contas da nossa freguesia!

Tem de ser constantemente recordado pelos três de ois do seu incumprimento, desprezo e dedmazelo pela freguesia de ois.