quinta-feira, maio 14, 2020

Os dias 14 de Maio nos dias de Óis da Ribeira...

O Pôr do Sol estava em construção no ano de 1972

O 14 de Maio nos dias
de Óis da Ribeira...

- Ano de 1972,
há 48 anos !
Presidência Aberta da Câmara em 
Óis da Ribeira

A Câmara Municipal de Águeda realizou 
uma Presidência Aberta em Óis
Aires C. Santos
da Ribeira, a 14 de Maio de 1972. 
Há 48 anos!
O presidente da Câmara era Horácio Alves Marçal e a comitiva, em dia de festa óisdaribeirense de Nossa Senhora de Fátima, foi recebida no Bairro Alto, junto ao cruzeiro e pela Junta de freguesia liderada por Aires Carvalho e Santos, com o secretário Fernando Reis e o tesoureiro Joaquim Tavares da Silva.
A autarquia local foi modesta a pedir apoios: o alcatroamento das Ruas de Sano António e do Viveiro (agora Adolfo Pires dos Reis) e obras na sede da Junta (a agora da Tuna). 
Ao tempo, estava em construção o restaurante Pôr do Sol, por Dinis Tavares dos Reis e que visitado pela comitiva camarária, que prometeu luz pública para o local.
Sonhos do tempo eram, a estrada marginal da pateira, até à Piedade e uma rua que ligaria a do Cabo (agora Manuel Tavares) aos Lâmaros - obras que, como se sabe, nunca se concretizaram.
Tuna Musical de 
ÓIs da Ribeira


- Ano de 2005,
há 15 anos !
Tuna gravou o CD
«Murmúrios da Pateira»

A Tuna Musical de Óis da Ribeira gravou o seu primeiro CD nos dias 13 e 14 de Maio de 2005, no salão do centro cultural da ARCOR.
Intitulado «Murmúrios da Pateira foi editado pela Mundial Produções, de Águeda, era Carlos Matos o maestro (e instrumentista e cantor) e foi oficialmente apresentado a 1 de Setembro do mesmo ano, no decorrer do primeiro dia da Semana Cultural da Tuna.
O CD era (é) composto por 16 temas, com 1500 cópias editadas, e o então presidente da direcção, Hostilino Cardoso de Matos, afirmou que iria ficar na história da Tuna. O espectáculo envolveu uma homenagem a David Soares dos Santos, antigo músico e então com 94 anos de idade.
O segundo CD foi gravado a 13 e 14 de Abril e apresentado a 21 de Setembro de 2013, denominando-se «Brisas d´Óis».
- NOTA: Gostávamos de ter imagens das capas dos dois
CD´s. Quem quiser ajudar, pode enviá-las para o email
doisportres2@gmailcom. Obrigados.
Benjamim S.
de Freitas

Pessoas
Berardo, irmão de
Benjamim e Isaac

Berardo Soares de Freitas nasceu a 14 de Maio de 1888 e foi um dos muitos óisdaribeirenses que, mo princípio do Século XX emigrou para o Brasil.
Filho de Joaquim António Soares de Freitas, lavrador, e de Maria José dos Santos, governanta de casa, era neto paterno de António Lopes dos Santos e de Rosa Emília Soares e materno de Berardo dos Santos Oliveira e Rosa Emília Soares.
Teve pelo menos dois irmãos: Isaac e Benjamim Soares de Freitas, todos emigrantes em Pelotas, no Estado Rio Grande do Sul, no Brasil. Foi pai, pelo menos, de Maria José (mãe de Rosa, da Rua dos Aidos, e Iracene, da Benjamim Soares de Freitas) e Joaquim Soares dos Santos, o Cuchas (e avô dos irmãos Maria da Luz e Felizbela, já falecidas, e Manuel Horácio Pinheiro dos Santos, que mora na Rua da Pateira).
A família dos gémeos Maria e Artur

há 113 anos !
Nascimento dos gémeos
Maria Anunciação e Artur Silva 

O dia 14 de Maio de 1907 foi dia de nascimento de gémeos em Óis da Ribeira: os irmãos Maria e Artur.
Filhos de Diamantino Francisco da Silva, estucador de Fermentelos, e da agricultora Ana Pires Soares, de Óis da Ribeira, foram irmãos, entre outros, do professor Dinis, do 1º. sargento César e de Anacleto, e netos paternos de João Francisco e Feliciana Silva, de Fermentelos, e de Joaquim António Pires Soares e Maria Rosa Soares.
Maria da Anunciação (Maria da Volta) casou a 5 de Setembro de 1927 com José Maria da Conceição (Rino), de Recardães, e de quem enviuvou a 22 de Marco de 1964, quando estavam emigrados em Rio Grande, Estado de Rio Grande do Sul, no Brasil - e onde nasceram seus filhos Zulamar (Zola, já falecida), Ondina e Orlando, que lá vive.
Maria (da Volta) faleceu em a 5 de Agosto de 1983, em Óis da Ribeira.
Artur casou em Rio Grande, a 30 de Julho de 1934, com Orencia Vergara Maciel. Lá faleceu a 10 de Fevereiro de 1995, não sabemos se com descendência.

Sem comentários: