segunda-feira, maio 04, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 4 de Maio...

O paredão começou há 85 anos e, agora, espera desde há 32 meses peças obras de requalificação
O paredão de Óis da Ribeira


1 - Ano de 1935,
há 85 anos !
As obras do paredão
em Óis da Ribeira !

Os trabalhos de construção do paredão do rio Águeda, em Óis da Ribeira, terão começado a 4 de Maio de 1935, há 85 ano.
A notícia que, recolhemos DAQUI, explicava que a obra, ainda hoje a única existente no concelho de Águeda, era para proteger os campos de Óis da Ribeira e resultava da magistratura de influência dos responsáveis políticos do tempo, citado a Junta de Freguesia presidida por João de Oliveira Matos, com os vogais Manuel Simões dos Reis e Sebastião Pires dos Reis - e dos mandatos anteriores, presididos por José Maria Estima, com os vogais Joaquim Maria Viegas e José Maria Simões dos Reis (o de 28 de Novembro de 1928 a 14 de Abril de 1934) e Joaquim Maria Viegas e Manuel Maria dos Reis /até 14 de Abril de 1935).
Agora e 85 anos depois, espera-se que comecem as obras de requalificação adjudicadas a 8 de Setembro de 2017, há 32 meses, sem que a actual Junta de Freguesia tenha dado uma palavra sobre o assunto.
Ele há políticos e... politiqueiros!

2 -  Ano de 1947,
há 73 anos !
Junta comprou bandeira
para inaugurar a sede

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira deliberou, a 4 de Maio de 1947, há precisamente 73 anos, adquirir uma Bandeira Nacional para ser hasteada em dias festivos, logo a começar pela inauguração da nova casa de sessões.
Foi hasteada, na verdade, a 7 de Setembro de 1947 (dia da inauguração), ao som do Hino Nacional executado pela Tuna Musical de Óis da Ribeira.
A Junta de Freguesia era presidida por Benjamim Soares de Freitas, com o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes) e o secretário José Maria Estima. Na mesma sessão, foi deliberado entregar a chave da nova escola primária à professora em exercício, por indicação da Câmara Municipal de Águeda e para começar a ser utilizada - mesmo antes de ser inaugurada.
O desfile de tractores

3 - Ano de 2008,
há 12 anos !
Concentração de Tractores
da Junta de Freguesia
.
A concentração de tractores das jornadas culturais da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira decorreu a 4 de Maio de 2008, um domingo de há precisamente 12 anos.
O evento reuniu cerca de meia centena de tractoristas e não participaram todos os de Óis da Ribeira, mas associaram-se alguns de fora - o que tornou desfile bem interessante, até com alguns deles engalanados.
O convívio foi no parque da pateira e envolveu, além da mostra de tractores (e de alguns para venda) e de uma exposição de Aníbal Baptista (máquinas agrícolas antigas) e outra de natureza industrial (Tecnicorte), a confraternização gastronómica e musical - que durou pela tarde fora.
Isabel Tavares

Registo Pessoal
Ano de 1997,
há 23 anos!
Maria Isabel Tavares

A óisdaribeirense Maria Isabel dos Reis Tavares da Silva faleceu a 4 de Maio de 1997, aos 51 anos e vítima de doença.
Filha de Dinis de Almeida Tavares da Silva e de Maria Celeste Pires dos Santos, da antiga Loja Escondidinho e do Café Império, estabelecimentos comerciais de Óis da Ribeira, junto à Igreja, nasceu a 16 de Outubro de 1946 e foi casada com Fernando Tavares Pires, presidente da Junta de Freguesia entre 1999 e 2007.
 O casal teve os filhos Fernando Dinis (que faleceu a 4 de Dezembro de 2006, vítima de acidente de viação) e Steven Tavares Pires.
M. Framegas

Ano de 2017
Messias Framegas

Messias dos Santos Framegas faleceu a 4 de Maio de 2017, há 3 anos, vítima de doença súbita.
Filho de Amílcar Framegas e de Zulmira Santos, enviuvou muito jovem, de Maria Olinda Estima dos Reis, a 22 de Agosto de 1978. Trabalhador da área da construção civil, foi cidadão empenhado na vida comunitária óisdaribeirense, colaborando com as associações locais (Tuna e ARCOR) e a Paróquia de Santo Adrião - de que era sineiro na altura do seu passamento.  
Era pai de Selda e Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas, avô de Ana e Luís (filhos de Selda), Ana Sofia e João Pedro (filhos de Paulo Rogério). - Ver AQUI

1 comentário:

Anónimo disse...

Mentira não tem vez...

Mentira tem perna curta e serve só para os fracos que não têm competência suficiente para encarar a verdade.

Quem mente nunca tem razão e não pode ser levado a sério.