sábado, maio 30, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 30 de Maio...

A Capela de Santo António nos anos 50 do Século XX
Notícia em jornal de 1936

Os dias de Óis da Ribeira 
nos dias 30 de Maio...

- Ano de 1936,
há 84 anos !
O tempo de 3 grupos de
teatro em Óis da Ribeira

Óis da Ribeira tinha dois grupos de teatro activos, há 84 anos. E rivais, naturalmente.
A 3o de Maio de 1936, o «Os Modestos e Inseparáves», segundo a crónica do tempo - e que ao lado reproduzimos - levou variedades ao palco que «envergonharam e indignaram as pessoas docentes que assistiram». 
A notícia descasca-lhe, como se vê ao lado, notícia que repescámos do blog «Óis da Ribeira» - AQUI. O programa incluiu um drama e as culpas eram atiradas ao ensaiador. Isto foi a 30 de Maio de 1936. 
O mesmo jornal dava notícia de que «Os Inseparáveis» iam levar à cena, no dia 7 de Junho seguinte (1936), o drama «O segredo do pescador», em três actos, e com as comédias «O Gabinete do Sr. Regedor» e «Padre, Filho e Espírito Santo, ou Que Trindade». O correspondente local apontava variedades para acabar a noite teatral, fazendo votos para que não merecesse os reparos feitos a «Os Modestos e Inseparáveis». O correspondente era Joaquim Tavares da Silva, irmão de Manuel Maria Tavares da Silva e pai dos já falecidos Durval, Eurico e Dinis Tavares da Silva, este avô materno de Steven Tavares Pires.
A placa com o ano da restauração (1955)

- Ano de 1955,
há 65 anos !
Restauro da capela
de Santo António

A capela de Santo António foi restaurada há 55 anos, por iniciativa de «alguém que nas longínquas paragens africanas, debaixo de um sol tropical, nem lá se esqueceu de um Santo Português da sua devoção, (…), vindo encontrar a capela num mísero estado de conservação».
O benemérito «africano», supomos que Manuel Maria Tavares da Silva (que dá nome à ainda hoje também chamada Rua do Cabo) chegou a Óis da Ribeira e verificou que «ameaçava ruína a capela» (...) «porque ninguém olhava pela sua conservação» e procedeu ao restauro «a expensas suas».
Extraídas as guarnições exteriores, verificou-se em pouco tempo que caía. Grossas vigas de cimento armado ligaram e protegeram a linda capela, que fica a atestar para a posteridade que nem tudo se preverteu», escreveu-se na ápoca. 

Lápide colocada no interior dizia: Capela de Santo António – Restaurada em Maio de 1955». Há uma outra no exterior, topo sul, como se vê na imagem. - Ver AQUI

- Ano de 2009, 
há 11 anos !
Noite dos Campeões nos 
30 anos da ARCOR

O salão da ARCOR recebeu o cantor Alcindo Antunes e a Orquestra Ligeira União Pinheirense na noite de 30 de Maio de 2009, há 11 na chamada «Noite dos Campeões».
O espectáculo encheu literalmente o salão cultural da associação e estava integrado nas comemorações dos 30 anos da ARCOR e no programa da inauguração do Centro Social, que envolveu espectáculos mensais.
Os seguintes:
- Dia 14 de Janeiro: Inauguração do Centro Social.
- 28 de Fevereiro: Noite dos Fundadores.
- 28 de Março: Noite dos Directores.
- 24 de Abril: Noite dos Dadores e Beneméritos.
- 29 de Maio: Noite dos Campeões de Óis da Ribeira.
- 27 de Junho: Noite dos Associados.
- 24 de Julho: Noite da ARCOR Social.
- 26 de Setembro: Noite das Instituições de Óis da Ribeira.
- 31 de Outubro: Noite da Freguesia.
- 18 de Dezembro: Noite de Todas as ARCOR´es. Festa de Natal e encerramento das comemorações.

Sem comentários: