sábado, maio 16, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 16 de Maio...

Áureo Alves de Almeida

Os dias da história de Óis da
Ribeira nos dias 16 de Maio...

1 - Ano de 1964,
há 56 anos !
Áureo de Almeida
alfaiate e teatrólogo!

O óisdaribeirense Áureo Alves de Almeida faleceu a 16 de Maio de 1964, há 56 anos, depois de activa acção na área teatral, como ensaiador.
Nascido a 6 de Setembro de 1911, era filho de Luís Henriques de Almeida e de Rosa Framegas Alves, ambos lavradores de Óis da Ribeira. E neto paterno de Jacinto Bernardo Henriques e de Joaquina Rosa de Almeida, materno de José Framegas Alves e de Teresa Ferreira Estima.
A sua deficiência, limitou-o em trabalhos físicos mas aproximou-o de uma primeira arte: a alfaiataria. E apaixonou-se pelo teatro. Ensaiou o Grupo Modestos e Independentes que em 1941 apresentou a peça «Um Homem de Honra» e a opereta «Mariquinhas Leiteira». Em 1950 e à frente do Grupo «União Faz a Força» apresentaram o drama «A República». No ano seguinte, reapareceu com o «Modestos e Independentes» e levou à cena a peça «Titular Assassino». 
Outras peças tiveram a sua colaboração, nomeadamente a reescrever os papéis dos personagens.  
Familiares dele, sobrinhos-netos, são os irmãos Vital e Clara (filhos de Isauro, netos da irmã Delmira) e os filhos e netos dos seus outros irmãos:  Alberto, Arménia, Jesuína, Cristialina e Ernesto Alves de Almeida. Teve outra irmã, Alice, falecida da 26 de Abril de 1903.


2 - Ano de 1979,
há 41 anos !
O primeiro emblema
da ARCOR

O primeiro emblema da ARCOR foi apresentado a 16 de Maio de 1979, há 41 anos, e foi aprovado pelo grupo de associados que ao tempo se reuniram na sede da Rua da Ponte - agora sede da Tuna de Óis da Ribeira.
A comissão instaladora da associação era liderada por Celestino Viegas, que esboçou a ideia, depois executada, em desenho final, por João Carlos Breda, artista amador de Águeda. A CI Incluía o secretário António Framegas e o tesoureiro Custódio Ferreira.
O emblema procurava simbolizar várias das actividades que os estatutos de então previam: o sol (elemento de luz), o papiro (simbolizando a cultura), o atleta (significando o desporto), a água (elemento determinante na freguesia de Óis da Ribeira, no rio e na pateira e os elos (dando a imagem da união e da força). 
Foi substituído em 2003, de novo por proposta de Celestino Viegas e aprovado em assembleia geral de 14 de Dezembro de 2003. O actual emblema.
Sérgio Soares


3 - Ano de 1999,
há 21 anos !
Sérgio Soares foi campeão
nacional de canoagem 

O canoísta Sérgio Soares, atleta da ARCOR, clube de Óis da Ribeira, sagrou-se campeão nacional de Maratonas, em C1, seniores, a 16 de Maio de 1999.
Já lá vão 21 anos e o atleta arcoriano, depois de outros títulos nacionais e  regionais, esteve muitos anos emigrado nos Estados Unidos - tendo recentemente regressado a Portugal.

A prova decorreu na Ria de Aveiro, com a participação de 32 clubes de todo o país, e a ARCOR foi décima classificada por equipas. 
No mesmo dia, Pedro Carvalho, também atleta da ARCOR, foi quarto classificado em K1 seniores.
Procissão de 2017


4 - Ano de 1999,
há 21 anos !
Festa de Nossa
Senhora da Fátima

A comunidade católica de Óis da Ribeira viveu, há 21 anos, a festa de Nossa Senhora de Fátima.
O programa incluiu a celebração de missa solene, seguida de procissão, às 11 horas, e uma tarde musical, com o grupo «Estrelas Incomparáveis».
A festividade deste ano de 2020 esteve programada para 3 de Maio, mas, devido ao problema da COVID-19, foi adiada - não se sabe para quando (a comissão nada disse), provavelmente para 2021.

Sem comentários: