domingo, maio 17, 2020

Os dias 17 de Maio na história de Óis da Ribeira...


Zulmiro Gomes dos Santos
Os dias 17 de Maio na história 
dos dias de Óis da Ribeira...

1 - Ano de 1918,
há 102 anos !|
Zulmiro Gomes dos Santos
festeja hoje 102 anos !

Zulmiro Gomes dos Santos é hoje centenário aniversariante: festeja 102 anos!
É obra!!! Faz história em Óis da Ribeira !!!
Já o irmão David (quase) chegou aos 102 anos, depois de feitos os 101 a 30 de Janeiro de 2011. Faleceu a 16 
Parabéns! 102 anos!
de Outubro de 2012, com 101 anos e 9 meses. Viva, está também a irmã Maria de Lurdes (da Lavoura), que fará 96 anos a 1 de Junho de 2020. Dentro de duas semanas!
Filhos de Manuel Soares dos Santos (Lopes) e Margarida Gomes da Conceição, de Óis da Ribeira, o casal esteve emigrado no Brasil, no Estado do Espírito Santo, onde nasceram Zulmiro, Lurdes e Mirene (já falecida). Nascidos em Óis da Ribeira, também para lá viajaram os irmãos David, Isaura e Deolinda - com a mãe Margarida e juntando-se ao pai, que por lá foi fazendeiro de café e fez fortuna. - Ver o post principal de hoje!
Joaquim Tavares

- Ano de 1986,
há 34 anos !
A morte de Joaquim
Tavares da Silva

O óisdaribeirense Joaquim Tavares da Silva faleceu a 17 de Maio de 1986, há 34 e aos 79 anos, vítima de um acidente em Aveiro, por atropelamento.
Filho do benemérito Manuel Maria Tavares da Silva e de Maria Laura Ferreira Sucena, nasceu a 24 de Agosto de 1907, sendo neto paterno de João Tavares da Silva e Maria Angélica dos Santos, materno de Manuel Sucena Estima e e Maria Luísa Ferreira.
Casou a 13 de Agosto de 1930 com Maria Benedita Pires dos Reis, também de Óis da Ribeira, e o casal teve os filhos Maria Manuela, Maria Luísa (que teve farmácia em Vagos) e Maria Oriana dos Santos Tavares.
Joaquim Tavares da Silva trabalhou muitos anos em Angola e, em Óis da Ribeira e depois do regresso, exerceu funções políticas: era tesoureiro da Junta de Freguesia no altura do 25 de Abril de 1974, no executivo presidido por Aires Carvalho e Santos e com o secretário Fernando Reis Duarte de Almeida, exonerados pela revolução. 
Eládio Clímaco frente ao hangar da ARCOR

 Ano de 2003,
há 17 anos !
ARCOR e a pateira
na televisão pública

A RTP1 mostrou a vila de Óis da Ribeira, a Secção de Canoagem da ARCOR e a pateira no dia 17 de Maio de 2003, há precisamente 17 anos, no decorrer do programa «Conhecer Portugal».
A gravação tinha sido a 28 de Abril anterior e a apresentação, como se vê na imagem, foi feita por Eládio Clímaco, mostrando a pateira e algumas embarcações da ARCOR em fundo, incluindo as de vela, modalidade que então se praticava no clube, em protocolo com o Instituto Duarte Lemos (IDL).
As imagens mostraram também alguns atletas de canoagem da ARCOR em treinos... para tver.

Sem comentários: