sexta-feira, maio 08, 2020

Os dias 8 de Maio nos dias de Óis da Ribeira...

Elisa Martins

Os dias 8 de Maio nos 
dias de Óis da Ribeira...

1 - Ano de 1884,
há 136 anos !
Manuel Fernandes
foi para o Brasil !

O óisdaribeirense Manuel Fernandes emigrou para o Rio de Janeiro em Maio de 1884, há 136 anos, fixando-se no Rio de Janeiro.
O passaporte foi emitido pelo Governo Civil de Aveiro no dia 8 de Maio desse ano e Manuel, de 34 anos, trabalhador rural e casado, era filho de Lucas Fernandes, natural de Águeda, e de Teresa de Jesus, de Óis da Ribeira. E aqui residentes. Emigrou para o Brasil e não mais terá voltado a Portugal, que saibamos.
Familiares descendentes na actual geração ribeirense são as irmãs Maria Elisa e Dulcínia Estima Martins, filhas de Álbio Lopes Martins e netas da Elisa Martins - que era filha de José Fernandes Lucas, irmão de Manuel Fernandes.
A Rua Adolfo Pires dos Reis (a do Viveiro)

2 - Ano de 1954,
há 66 anos !
A Escola, o Viveiro, a
pateira e os Espinheiros

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira deliberou proceder à lavragem e conservação do recinto da escola oficial.
Os trabalhos tiveram o custo de 150$00, menos de 100 euros a valores de hoje. Também foi decidido reconstruir um aqueduto nas rua do Viveiro (actual Adolfo Pires dos Reis) e reparar os caminhos da Pateira e dos Espinheiros, para além de reparar as fontes - três, ao tempo: Cruzeiro, Valbom e Santo António
O executivo era presidido por Benjamim Soares de Freitas, com o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
O GTA da ARCOR em 2004

3 - Ano de 2002,
há 18 anos !
Teatro da ARCOR
em Palco de Loure

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR actuou em S. João de Loure, a 8 de Maio de 2002, há 18 anos, representando a peça «A Prima Eugénia», comédia em três actos, que estreara a 11 de Abril.
O ensaiador foi Arlindo Reis e intérpretes foram Clara Santos (Prima Eugénia), Eliana Alves (Maria Guiomar), Fátima Reis (Clara), Ana Rosa Almeida (Amélia), Paulo Rogério (Alberto), Paulo Gomes (Izidoro), Isaltina Pires (Inês), Pedro Soares (Luís), José Manuel Gomes (Carlos), Hernâni Pires (António) e António Prazeres (Tavares). Carlos Pereira e Lurdes Fernandes foram os pontos e a encenação foi do grupo.
O GTA, nesse ano e pelo menos, actuou duas vezes em Óis da Ribeira e em Eirol, Crastovães, Valongo do Vouga e Mamodeiro.
As antigas sede da Junta de Freguesia e da
ARCOR assaltadas de 7 para 8 de Maio de 2004

4 - Ano de 2004,
há 16 anos !
Assalto à ARCOR
e Junta de Freguesia

A secretaria e o ATL da ARCOR forma assaltados na noite de 7 para 8 de Maio de 2004, há 16 anos e por arrombamento da entrada  do lado do rio.
Os assaltantes forçaram a porta, rebentando o batente de cimento, e remexeram armários e gavetas, levando uma aparelhagem sonora, um vídeo e um CD. Os prejuízos foram avaliados em 750 euros e o assalto comunicado à GNR.
A sede da Junta de Freguesia, no mesmo edifício (agora da sede da Tuna/AFOR), também foi alvo de tentativa de assalto, mas os ladrões não conseguiram arrombar a porta. 

Pessoas
Padre Anacleto Soares

O padre Anacleto Pires Soares, de Óis da Ribeira faleceu a 8 de Maio de 1908, às 15 horas de há 112 anos.
Sacerdote católico, era filho de Joaquim Pires Soares e Joana Maria Tavares, que foram proprietários de Óis da Ribeira. Tinha 89 anos, a data do falecimento, e as cerimónias fúnebres foram presididas pelo padre José Bernardino dos Santos Silva (futuro monsenhor), sendo sepultado no cemitério público local - o actual Cemitério Velho. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Todos nós sabemos qual a importância e a finalidade destes grupos de teatro nas freguesias rurais!

Esta vida terrestre não passa de uma representação!