terça-feira, maio 12, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 12 de Maio...

Abílio Viegas

Os dias de Óis da Ribeira 
nos dias 12 de Maio...

1 - Ano de 1894,
há 136 anos !
Abílio Viegas, o bisavô
do vice-presidente da Câmara

O músico Abílio Viegas nasceu a 12 de Maio de 1894, há precisamente 136 anos.
Filho de Maria Florinda Viegas, solteira e jornaleira, era neto materno de Maria Florinda de Jesus e foi baptizado a 20 do mesmo mês, apadrinhado pelo lavrador Jacinto Pereira da Conceição e por Claudina de Jesus.
Casou com Silvina Pires Soares e o casal teve os filhos Manuel, Aníbal, José (Mau) e Isilda Pires Viegas, já todos falecidos. Netos a viver em Óis da Ribeira, são os irmãos Mário e Silvina Pires Vieira, filhos de Isilda.
Abílio Viegas foi dirigente e executante de um período prestigiado da Tuna Musical de Óis da Ribeira, nas décadas de 20 para 40 do século XX. Faleceu prematuramente, de doença e aos 48 anos, em 1942. deixando viúva e 4 filhos. Bisavô materno de Edson Carlos Viegas dos Santos, actual vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda (neto de seu filho José Pires Viegas, o Zé Mau).

José Melo Ferreira

2 - Ano de 1991,
há 29 anos !
Posse de José Melo Ferreira
como presidente da ARCOR

A direcção da ARCOR presidida pelo engº. José Melo Ferreira tomou posse a 12 de Maio de 1991, há 29 anos, no mesmo dia da assembleia geral que aprovou contas e adiou (para o dia 19 seguinte) a proposta de alteração dos estatutos - no sentido de os órgãos sociais poderem fazer 4 anos seguidos de mandatos.
Os órgãos sociais empossados foram os seguintes:
- Assembleia Geral: Padre Júlio Granjeia (presidente), António Manuel Melo (1º. secretário) e Rui Jorge Fernandes (2º.).
- Direcção: José Melo Ferreira (presidente) João Bernardino  Viegas (secretário), Diamantino Correia (tesoureiro), Paulo Jorge Silva e João Paulo Pires (vogais). 
- Conselho Fiscal: Armando Alves Ferreira (presidente), Manuel Horácio Reis e Manuel Duarte Almeida «Capitão» (vogais).
M. Isabel Lopes

3 - Ano de 1992,
há 28 anos!

A morte por acidente
da jovem Isabel Lopes !
- Três mortos na tragédia alentejana

A óisdaribeirense Isabel Maria Morais Lopes faleceu a 12 de Maio de 1992, há 28 anos, vítima de acidente de viação.
Estudante universitária em Évora, viajava para esta cidade alentejana com o namorado e dois amigos, quando o carro em que circulava não desfez uma segunda curva e embateu lateralmente contra um camião de brita,  a 20 quilómetros de Montemor-o-Novo e a 50 de Évora.
Eduardo Silva
A Isabel e o namorado, Eduardo Manuel Saraiva da Silva (que era de Crastovães, 
na Trofa, filho único do professor Eusébio Silva e estudante universitário em Aveiro) tiveram morte imediata. O condutor do Peugeot 205, também estudante universitário em Aveiro, faleceu pouco depois e o quarto ocupante, também universitário em Aveiro mas que era de Santarém, saiu ileso do acidente, que ocorreu por volta das 10,30 horas da manhã - a dois quilómetros de uma povoação chamada Lavra.
A Isabel Maria Morais Lopes tinha 19 anos e era filha de José de Jesus Lopes e de Maria de Lurdes Morais Nunes, que, com os pais desta (Agostinho Nunes dos Santos e Aida Morais, já falecidos), moravam na Rua da Pateira. A casa foi recentemente vendida e os pais da Isabel Maria moram agora com a filha, irmã de Isabel, que é professora, na zona de Ovar.

Sem comentários: