quarta-feira, maio 13, 2020

Os dias 13 de Maio na história de Óis da Ribeira...

Limpeza dos jacintos da pateira, o primeiro protocolo: Fernando Pires (Óis da Ribeira), Gil
Nadais (Câmara de Águeda), Carlos Nolasco  (Fermentelos) e Manuel Campos (Espinhel)
O Raso / Cova da Areia fica(m)
no limite com Espinhel

Os dias 13 de Maio na 
história de Óis da Ribeira...

- Ano de 1951,
há 69 anos !
Alinhamento dos baldios
da Junta de Freguesia

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira deliberou, a 13 de Maio de 1951, um domingo de há 69 anos, fazer os alinhamento dos seus baldios da Cova da Areia e Raso, marcando-o para as 10 horas do dia 9 de Junho seguinte, também um domingo.
O executivo autárquico óisdaribeirense era presidido por Benjamim Soares de Freitas, com o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes), sendo os proprietários representados por Alexandre Pinheiro de Almeida e José Maria Simões dos Reis (Taipeiro) - já todos os falecidos.
Óis da Ribeira
Sesnando Reis
Fernando Pire
s

- Ano de 1994,
há 26 anos !
O Centro Cívico,
a Junta e a ARCOR


ARCOR 1º. emblema
A Junta de Freguesia e a direcção da ARCOR reuniram-e a 13 de Maio de 1994, há 26 anos, para analisarem a viabilidade do então denominado Centro Cívico de Óis da Ribeira.
A direcção da ARCOR era presidida por Sesnando Alves dos Reis e incluía o vice-presidente Armando Tavares dos Reis, o secretário António José Tavares, o tesoureiro Aurélio Reis e o vogal Carlos Manuel Estima. 
A Junta de Freguesia presidida por Fernando Tavares Pires, com o tesoureiro Rui Fernandes e o secretário Manuel Almeida (Capitão).
O projecto teve vários desenvolvimentos e a primeira pedra só viria a ser lançada no dia 17 de Fevereiro de 2000, quase 6 anos depois e já não chamado Centro Cívico mas antes Centro Social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. Tal qual como hoje conhecemos o edifício.
O segundo e último protocolo, a 13 de Maio de 2011:

Fernando Pires, Sesnando Reis, António Cunha
(Hidrográfica), Carlos Nolasco e Manuel Campos

- Ano de 2011,
há 9 anos !
Limpeza dos jacintos
pelas 4 freguesias

A Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC) assinou, a 13 de Maio de 2011, há 9 anos, as parcerias com as Junta de Freguesia de Espinhel, Fermentelos, Ois da Ribeira e Requeixo, para a limpeza dos jacintos e reabilitação da pateira, 
O protocolo renovava o já assinado a 23 de Setembro de 2010 (foto principal) e, através dele, cada Junta iria receber (e recebeu) 3200 euros, em 4 meses, para proceder à vigilância e remoção manual dos jacintos, como acção preventiva. 
O objectivo, entretanto «posto na prateleira)», era «erradicar os jacintos», como disse António Cunha, que representava a ARHC, na altura da assinatura dos protocolos (foto ao lado) e frisando que «a parceria de há um ano foi um sucesso, razão porque se repete».
Todos os quatro presidentes se manifestaram satisfeitos com a renovação do protocolo: Fernando Pires (Óis da Ribeira), Manuel Campos (Espinhel), Carlos  Nolasco (Fermentelos) e Sesnando Alves dos Reis (Requeixo).
Registo do passaporte

Pessoas
Júlio Costa

O óisdaribeirense Júlio Costa, com apenas 13 anos, quase 14, emigrou para o Brasil em 1914, com passaporte emitido pelo Governo Civil de Aveiro a 13 de Maio de 1914. Há 106 anos.
Nascido a 16 de Maio de 1900, era filho do agricultor Firmino Costa, natural de Fermentelos, e da jornaleira Ana Pires Tavares, de Óis da Ribeira. Neto paterno de José da Costa Júnior e de Maria Seabra, neto materno de António Rodrigues dos Santos e de Maria Emília Tavares.
Júlio era sobrinho de Palmira Pires Tavares, que foi sua madrinha de baptismo e foi mãe de Maria do Carmo, que foi casada com Belmiro Gonçalo (Cabrito). Este casal teve os filhos Jaime (que mora no Rândam), José (falecido em Águeda), Abel (que mora em Travassô), Maria Palmira (já falecida) e Benedita e Luís (moradores em Óis da Ribeira), seus primos em terceiro grau.

Sem comentários: