quarta-feira, maio 06, 2020

Padre Júlio: «Net é também um campo de pastoral da Igreja»

Celebração do padre Júlio Grangeia


O padre Júlio Grangeia concedeu uma entrevista à Rádio Eclésia, ontem publicada e que citamos, afirmando que gostaria de ver «maior interactividade» por parte da Igreja Católica no uso
Pe. Júlio
das novas tecnologias de informação.
O sacerdote há mais de 20 dos seus 62 anos que mantém presença na internet e afirmou que este «é também um campo de pastoral da Igreja»
«Se vou transmitir em directo, a televisão também o faz e com melhor qualidade de imagem. Mas se quero tirar todo o partido do que a internet me oferece, tenho de promover a interactividade com as pessoas, mesmo que tenha de adaptar um pouco a Eucaristia a esse factor», explicou o sacerdote, nas suas declarações à Agência Eclésia - que citamos.
Padre desde 1984 e actualmente pároco de Travassô, Espinhel e Óis da Ribeira, no Arciprestado de Águeda, Júlio Grangeia lembra ter sido em 1987 que adquiriu o seu primeiro computador, «num tempo em que pouco se ouvia falar de internet e tão pouco do Google».
A sua primeira transmissão online, em 2002, foi notícia, quando organizou uma missa interactiva com pároco de Pessegueiro do Vouga, a 30 quilómetros e «em que as pessoas de lá estavam a ver o que se passava cá e vice-versa».
O casamento de Nezé e Ianara

Casamento em directo pela net
de Portugal para o Brasil 
O ano de 2002 foi também tempo da celebração de um casamento com emissão em directo para o Brasil, onde «se encontravam os pais da noiva». 
A cerimónia realizou-se a 14 de Janeiro, na Igreja de Travassô, quando Manuel José Rés (Nezé), português de Águeda, engenheiro informático e professor, se casou com a brasileira Ianara, dentista de Fortaleza, e os pais brasileiros, que não puderam estar presentes, assistiram via internet. Ver AQUI
O padre Júlio Grangeia não parou, desde então, intuindo que o caminho da Igreja Católica deveria também ser feito no campo das novas tecnologias.
«Foi importante ser um visionário há uns anos e perceber que o caminho se revelou ser certo, feito a caminhar. Quem, como eu, anda pelo facebook, pelo youtube, pelo instagram, para quem tem uma presença com os mesmos vídeos no meo kanal, 190619, é fundamental chegarmos aos diversos públicos», reconheceu Júlio Grangeia. - Ver AQUI

Sem comentários: