terça-feira, maio 05, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 5 de Maio...

A churrasqueira do parque norte da pateira de Óis da 
Ribeira que, em 2007, substituiu a construída pela
Junta de Freguesia em 1995

Os dias de Óis da Ribeira 
nos dias 5 de Maio !

1 - Ano de 1995,
há 25 anos !
Churrasqueira na pateira de Óis da Ribeira

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira iniciou, a 5 de Maio de 1995, há precisamente 25 anos, a construção de uma churrasqueira no parque norte da pateira, perto da Fonte dos Amores. 
A autarquia era liderada pelo presidente Fernando Pires e o objectivo era apoiar o serviço das mesas já instaladas. A esse mesmo tempo, fez-se a plantação de uma grande quantidade de árvores por todo o parque. Pretendia-e, como então se previa e hoje se vê, embelezar o parque e criar novas sombras.
O polidesportivo da ARCOR está muito
esquecido pelas últimas direcções

2 - Ano de 1995,
há 25 anos !
O polidesportivo e
375 contos da Câmara

A ARCOR reabriu o bar da sede a 5 de Maio de 1995 e vedava o polidesportivo da Pedrinhas da Forca. Ia fazer as respectivas marcações e colocar as balizas.
A direcção era presidida por António José dos Reis Tavares e o mesmo dia 5 de Maio de há 25 anos foi tempo de a Câmara Municipal de Águeda atribuir um subsídio de 300 contos para as actividades desportivas da ARCOR e um outro de 75 contos para a a área social.
O conversor da Pordata «diz-nos» que estes 300 + 75 contos seriam, agora, respectivamente, 1.749,56 e  600,13 euros, ou seja, 2 349,69 no total.
O Centro Social da ARCOR

3 - Ano de 2006,
há 14 anos !
ARCOR recebeu cheque
de 5 000 euros !

A ARCOR recebeu um empresário industrial de Águeda no dia 5 de Maio de 2006, há 14 anos, e este, ficando impressionado com a dimensão da obra, confirmou uma dádiva de 5 000 euros - mil contos pela moeda antiga.
O valor corresponderia hoje, e segundo o conversor da Pordata, a 5 843 euros e o nome do doador não foi anunciado, a pedido do próprio, mas o d´Óis Por Três soube, entretanto, que também era dirigente de outra instituição particular de solidariedade social, ligado ao sector das ferragens e que, em outros níveis de colaboração, era e continuou a ser apoiante da ARCOR. A disponibilidade para apoiar a associação já vinha de tempos anteriores, da direcção de Celestino Viegas, ainda da fase de construção do centro social, e concretizado na de Agostinho Tavares.
Os presidentes Fernando Pires (da JFOR)
e Gil Nadais (Câmara de Águeda)

4 - Ano de 2009,
há 11 anos !
Junta culpa a Câmara
de um «mandato triste»


A JSD de Águeda visitou Óis da Ribeira a 5 de Maio de 2009 e reuniu com a Junta de Freguesia, tendo o  presidente Fernando Pires, fazendo o balanço dos últimos 4 anos, referido «ser um mandato triste», justificando tal na «falta de obras da responsabilidade da Câmara na freguesia».
Câmara, que era a Câmara Municipal de Águeda e que era presidida por Gil Nadais.
O saneamento «é uma obra prioritária, mas neste mandato ainda nada se fez», os caminhos agrícolas estavam degradados e «sem manutenção da Câmara e até alguns intransitáveis». Por outro lado, havia grande descontentamento em relação à localização do Pólo Educativo Pateira Nascente, para o qual a Junta de Freguesia disponibilizou um terreno.
Quando ao Pólo Educativo, nem vê-lo.
Quanto à rede de saneamento viria a começar 9 anos e meio depois, a 3 de Setembro de 2018 e, passados 20 meses, ainda está por ligar, por concluir.
O aterro «substituído» pela ponte

5 - Ano de 2014,

há 6 anos !
Início das obras
da nova ponte !

A ponte de Óis da Ribeira sobre o Rio Águeda - a mais antiga, inaugurada em 1952, ficou com trânsito interrompido a 5 de Maio de 2014, há rigorosamente 6 anos, para dar início aos trabalhos de construção da nova ponte.
Mal se imaginaria, nessa segunda-feira, o conjunto de vastas incomodidades e prejuízos que a obra iria provocar à comunidade óisdaribeirense - não só, mas principalmente.
A empresa que a adjudicou faliu, os trabalhos foram interrompidos e a ponte só viria a ser inaugurada no dia 14 de Outubro de 2017. Isto é: 41 meses depois!
Foi obra!!!
Padre Albino R. Pinho

Registo Pessoal
Padre Albino Rodrigues de Pinho

O padre Albino Rodrigues de Pinho paroquiou em Santo Adrião de Óis da Ribeira (e S. Miguel de Travassô)  no princípio da década de 60 do século XX e nasceu a 5 de Maio de 1925. Hoje faria 95 anos!
Faleceu aos 81 anos, a 24 de Março de 2007, após 12 anos de doença (convalescente) e quando residia em Salreu, sendo o seu corpo enterrado no cemitério de Beduído, no dia seguinte.


1 comentário:

Anónimo disse...

Mas isto tudo é passado, o que interessa é o presente para termos um futuro.