sábado, maio 23, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 23 de Maio...

O descerramento da placa do Largo Zebedeu A. Oliveira, 30 de Setembro de 2000
Registo de casamento do barqueiro Joaquim
Alves da Costa e da jornaleira Maria Augusta

Os dias 23 de Maio em Óis da Ribeira...

- Ano de 1874,
há 146 anos !
O casamento do barqueiro Joaquim Alves da Costa

O barqueiro Joaquim Alves da Costa casou-se a 23 de Maio de 1874, há 146 anos, com a costureira Maria Bárbara Soares dos Santos.
Joaquim tinha 39 anos, solteiro e ao tempo jornaleiro, era filho de Manuel Alves da Costa e de Ana Maria Carvalho. Maria Bárbara, de 27, costureira e também solteira, era filha de António Lopes dos Santos e de Rosa Emília Soares, todos naturais e residentes em Óis da Ribeira.
A cerimónia decorreu na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira, foi celebrada pelo padre Ricardo Tavares da Silva e os noivos apadrinhados pelos lavradores Manuel Tavares Duarte e Manuel Pereira da Conceição, também ambos de Óis da Ribeira.  
Curiosamente, 33 anos depois, precisamente (ver abaixo), casou-se o filho Zebedeu, também barqueiro e cuho nome foi dado ao largo junto ao rio, imediatamente a juzante da ponte do Águeda.
Zebedeu Costa

- Ano de 1907,
há 113 anos !
O casamento do barqueiro
Zebedeu Alves da Costa !

O então futuro barqueiro Zebedeu Alves da Costa casou-se a 23 de Maio de 1907, há 113 anos, com Maria Augusta Pires.
Nascido a 29 de Julho de 1886, tinha 20 anos e era jornaleiro, filho de Joaquim Alves da Costa e de Maria Bárbara Soares dos Santos, neto paterno de Manuel Alves da Costa e de Ana Maria Carvalho e materno de António Lopes dos Santos e Rosa Emília Soares. Maria Augusta Pires, de 25 anos,  filha de Maria José Pires Ferreira. 
Pertencia a uma família de barqueiros e faleceu a 15 de Junho de 1954, aos 68 anos, vítima de doença e depois de um ataque epiléctico, no Hospital Conde Sucena, em Águeda.
Descendentes, entre outros, são os netos Dinis de Oliveira Alves Pereira, filho de Cesaltina e morador em Eirol, Zebedeu (Estados Unidos) e Joaquim de Oliveira Costa (filhos de Maria Lá) e, filhos de Augusta, Maria Augusta, Adelino e Messias (Recardães) e Nair Pires de Carvalho (à saída para Espinhel)
O barqueiro Zebedeu foi homenageado pela Junta de Freguesia a 30 de Setembro de 2000, atribuindo o seu nome ao largo do rio, junto à que foi sua residência da Rua Adolfo Pires dos Reis - a do Viveiro e imediatamente a juzante da ponte do rio Águeda.
Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira

- Ano de 2010,
há 10 anos !
A comunhão solene
e a pia baptismal !


A festa da comunhão solene das crianças de Óis da Ribeira foi no dia 23 de Maio de 2010, há 10 anos. Uma das últimas da Paróquia de Santo Adrião.
O dia teve colaboração da Tuna Musical (com o novo maestro, António Bastos), que participou e cantou a missa solene e acompanhou a procissão festiva, que deu volta ao largo do centro social e voltou ao templo, em ambiente de festa e fé ao vivo.
O dia seria também para a benção da pia baptismal foi restaurada pelo professor António Monteiro e colocada frente ao altar de S. Sebastião e ao lado do da presidência. Foi anunciado que ali ficaria a pia nova, mas, após melhor ponderação, optou-se por esta mudança - ao tempo considerada mais adequada.

Sem comentários: