terça-feira, novembro 12, 2019

A Junta de Freguesia de ÓdR de há 161 anos!

Vista aérea (parcial) de Óis da Ribeira
Cópia da revista da Junta de Freguesia

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira presidida pelo padre Manuel Pires Soares tomou posse a 12 de Novembro de 1858. Há 161 anos!
O registo foi feito na revista da Junta de Freguesia editada por 
Assinatura do padre Manuel Pires Soares, presi-
dente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira 
ocasião da inauguração da sede, agora sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, a 24 de Janeiro de 2009, já lá vão 10 anos.
A 15 de Outubro desse ano de 1858, e ainda segundo a mesma publicação, o Governador Civil de Aveiro deu um prazo de 8 dias para «o prior da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira» lhe enviasse «um livro novo para ser por mim numerado e rubricado, com termos de abertura e encerramento»
Aparentemente, tal não seria feito até essa altura e a mesma revista que não eram conhecidos registos anteriores, «podendo existir». Não se cumpria o Código Administrativo, o que levou à intervenção do Governador Civil de Aveiro.
O executivo, para além do padre Manuel Pires Soares, incluía o secretário Anacleto Pires Soares (também sacerdote), o tesoureiro José Pires Soares (também Juiz da Igreja) e os vogais José Maria de Almeida e José Alves Ferreira de Carvalho. 
A família Pires Soares estava em força neste tempo da história óisdaribeirense, pois Jacinto Pires Soares era o regedor. Quatro Pires Soares em 6 membros das forças vivas locais.  

1 comentário:

Anónimo disse...

Provem publicando um documento escrito em como a sede da desunião é no local anunciado!

Vão ter cá uma surpresa?

Porque isto da coisa pública não é o que o povo pensa e que quer!

Mas é sim, o que o eleito local entender. É que os documentos e mais outras coisas andam a ser ocultados do povo por alguma razão o deve ser!