sábado, novembro 16, 2019

Trilho «Do rio à Pateira» com...Hugo Costa, da ARCOR!

O paracanoista internacional Hugo Costa, da ARCOR, no trilho «Do Rio à Pateira«, entre
Águeda e Óis da Ribeira, com o neto-descendente óisdaribeirense vereador Edson Santos
Hugo Costa junto ao hangar da ARCOR

O suplemento «Fugas», do jornal «Público», na sua edição de hoje, publica hoje uma reportagem sobre o trilho «Do rio à Pateira», que liga Águeda a Óis da Ribeira.
«Um trilho acessível a pessoas com mobilidade reduzida», titula a jornalista Maria José Santana, precisando que é um «percurso circular, com quase 20 quilómetros de extensão, pode ser explorado por todos». 
«Basta requisitar o devido equipamento e partir à descoberta da paisagem natural que acompanha o curso de água», acrescenta a reportagem de Maria José Santana, que também ouviu Hugo Costa, atleta de paracanoagem da ARCOR e um dos utentes do trilho - que foi inaugurado a 27 de Outubro de 2019.
Reportagem que parcialmente reproduzimos:
Hugo Costa está habituado a superar desafios e a ultrapassar os condicionalismos da vida – prova disso são as medalhas que já conquistou em vários campeonatos de paracanoagem. Todavia, tem consciência que nem sempre o empenho e a dedicação são suficientes para vencer obstáculos. A deficiência física impõe-lhe algumas limitações, é um facto, mas há mais uma que acaba de ser vencida. 
O atleta aguedense, de 19 anos, já pode acompanhar os seus amigos num passeio ao longo do trilho do rio Águeda. O percurso de natureza, que acaba de ser inaugurado, é acessível a pessoas com mobilidade reduzida graças à disponibilização de um equipamento especial. Desenhado nas margens do rio, e passando por terrenos agrícolas e áreas de floresta, este trilho conduz os amantes da natureza até à Pateira, a maior lagoa natural da Península Ibérica.
«De outra forma, não conseguia fazer o percurso», confessa Hugo Costa, sem perder o foco na condução do dispositivo de tracção eléctrica que vai acoplado à cadeira de rodas. 
«É muito fácil de manobrar», garante, já depois de ter sido confrontado com uma ou outra irregularidade do terreno e com o colega Fernando Guimarães na retaguarda. A cada desnível, o companheiro de equipa de canoagem da ARCOR agarra a cadeira de rodas. «Apenas por cautela», explica Fernando. 
Uma forma de prevenção da qual a Câmara de Águeda também não abdica: juntamente com o equipamento Swiss-Trac, os serviços de turismo da autarquia disponibilizam também um técnico para fazer o percurso com os cidadãos de mobilidade reduzida.
- Ver AQUI

1 comentário:

Anónimo disse...

Avisem os trilheiros que as necessidades fisiológicas são para fazer em casa, porque estão sujeitos a ser acusados da poluição ambiental na zona protegida da pateira.