segunda-feira, novembro 04, 2019

Ângela Santos liderou investigação da actividade magnética em estrelas do tipo solar

Ângela Santos em Óis a Ribeira, ladeada por familiares: o Pedro e a mãe Dolores
Ângela Raquel Gonçalves dos  
Santos, doutorada em Astronomia
José Santos

A astrofísica óisdaribeirense Ângela Santos liderou o trabalho de investigação da actividade magnética em estrelas do tipo solar, usando asterosismologia do Kepler da NASA. 
A notícia foi divulgada pelo astrónomo Daniel Campante, no seu blogue pessoal (ver AQUI), referindo que «tudo começou em 2015, quando ela me visitou pela primeira vez em Birmingham». Agora, foram publicados dois artigos sobre a investigação no «The Astrofísico Journal».
Ângela Raquel Gonçalves dos Santos é doutorada em Astronomia, tendo prestado provas no dia 14 de Junho de 2017, no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Actualmente, trabalha no Instituto de Ciência Espacial, nos Estados Unidos da América do Norte, vivendo em Boulder, no Colorado.
Filha de José Santos e Maria Dolores Gonçalves dos Santos, que moram no Bairro Alto, em Óis da Ribeira, já a 27 de Novembro de 2017 se mestrara na mesma Faculdade de Ciências da UP, onde também já se licenciara.
Os seus méritos escolares levaram a que sucessivamente fosse apoiada, nomeadamente com uma bolsa da Câmara Municipal de Águeda, renovada em 2009 - quando frequentava o 2º. ano de Astronomia, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Da Fundação Dionísio Pinheiro, obteve-a em 2011. Tinha sido a melhor aluna da Escola Secundária Marques de Castilho em 2007, entre outras distinções escolares. Em 2006/7, por exemplo, foi 9ª. classificada das Olimpíadas de Astronomia, da Sociedade Portuguesa de Astronomia.
Parabéns! Muitos e merecidos parabéns para a Doutora Ângela Raquel Gonçalves dos Santos, grande valor de Óis da Ribeira, que, sem se pôr em bicos de pés, galga os extraordinários caminhos do conhecimento extra-terrestre e se afirma no prestigiado Instituto de Ciência Espacial, nos Estados Unidos da América do Norte.

Sem comentários: