quinta-feira, novembro 07, 2019

Placa camarária do Chafariz do Cruzeiro, há 76 anos!

A fonte de Óis da Ribeira na Rua Jacinto Bernardo Henriques
A localização da Fonte do Cruzeiro

O presidente da Câmara Municipal de Águeda esteve em Óis da Ribeira a 7 de Novembro de 1943, um domingo de há 76 anos, para descerrar a placa do chafariz (fonte) do Largo do Cruzeiro.
Trata-se do mesmo que está agora no pequeno parque ajardinado da rua Jacinto Bernardo Henriques, a que, desde o Largo do Centro Social da Arcor, vai para a ponte do Águeda.
A arquitectura do chafariz, de acordo com o site oficial da Câmara Municipal de Águeda (pode ser visto AQUI), que citamos com a devida vénia, é «infraestrutural e religiosa, novecentista, com tanque poligonal de onde surge soco quadrangular encimado por plinto canelado com bica, por sua vez encimado por plinto polilobado e coluna poligonal firmada por pináculo». 
Perceberam?
O site camarário também fala em «cruzeiro novecentista com plinto circular, duplo soco quadrangular e cruz latina ostentando Cristo crucificado na face».
Benjamim Freitas

Chafariz foi
mudado em 1954

A fonte (chafariz) foi construída em 1943 e  presidente da Câmara Municipal de Águeda era Joaquim de Melo Pinto Leitão (Quim de Melo), que descerrou a placa «Câmara Municipal de Águeda».
A placa já não existe, supostamente desaparecida aquando da mudança do chafariz do então Largo do Cruzeiro, agora do Centro Social (estava mais ou menos onde agora é a entrada da Arcor) para a actual localização - por deliberação da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, tomada a 12 de Setembro de 1954.
O benemérito Benjamim Soares de Freitas era, em 1943,  o presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, com o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes) e o secretário Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha. Também em 1954 era o presidente do executivo óisdaribeirense, neste caso com o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo.

Sem comentários: