domingo, novembro 17, 2019

Inauguração da actual sede da Tuna / AFOR

A placa foi descerrada pelo vereador João Clemente, à 
direita, e pelo então presidente da Junta, Fernando
Pires, sob o olhar dos presidentes da direcção,  Hostilino
 Matos, à esquerda, e da assembleia geral, Dinis Pereira


A actual sede da Tuna / Associa-
ção Filarmónica de Óis da Ribei-
ra foi inaugurada a 17 de Novem-
bro  de 2007. Há 12 anos e no âmbito das comemorações do 110º. aniver-
sário.
«Apesar de não
A placa da inauguração
ser o ideal, serve plenamente
para as actuais necessidades da Tuna», comentou a direcção de então, liderada por Hostilino Cardoso de Matos, bisneto de um dos fundadores (Jacinto de Matos).
A nota, que recolhemos no site «Óis da Ribeira | Notícias, Curiosidades e Histórias», de Luís Neves (ver AQUI), dá conta que a Tuna foi fundada por Jacinto de Matos e teve várias interrupções de actividade, ao longo do seu mais de um século de vida – a última das quais entre 1962 e 1993. Teve, inclusive, várias denominações – por exemplo, Tuna Oisense e Tuna Conde Sucena, neste caso homenageando o nobre aguedense que lhe ofereceu a bandeira bordada que, actualmente, é o símbolo maior da sua existência. Foi entregue a 1 de Maio de 1905 e a Tuna foi a Águeda em concerto de agradecimento, dado em notas e música – com «algumas peças do seu variado e distinto repertório» -, foguetes e discurso do seu presidente, Manuel Tavares da Silva, agradecendo «com palavras comovidas e cheias de entusiasmo a valiosa oferta do sr. Conde».
A sede foi cedida pela Junta de Freguesia, por um período de dez anos, renovável. Trata-se do edifício onde, até finais de 2004, funcionou a sua sede e da ARCOR. À entrada da freguesia, junto à ponte. - Fim de citação.
A sede da Tuna / AFOR
Cedência da sede
até... 2 111!
A 23 de Julho de 2012, entretanto, a cedência passou para 99 anos, até 2 111, na sequência de proposta de comodato apresentada pelo executivo da Junta presidida por Fernando Tavares Pires, por este período que foi aprovada na Assembleia de Freguesia.
Aprovada com votos favoráveis dos dois partidos - quatro eleitos do PSD e dois do PS (faltou Carla Tavares).
O edifício (ver foto)  foi construído na década de 60 do século XX, pela Junta de Freguesia então presidida por Armando Ala de Resende. Foi já sede da ARCOR (e continuou a ser da Junta) até que foi inaugurado o centro social - onde agora estão as duas instituições -  Junta e associação.

Sem comentários: