quarta-feira, novembro 13, 2019

CDS + INDEP: (5 e fim): As contas da festa da Pateira!

A apresentação da lista do CDS + Independentes em Óis da Ribeira
Ricardo Almeida, Assunção Cristas (presidente do CDS)
e Pedro Vidal (presidente da Concelhia de Águeda)
no comício das eleições inter-calares de 2019 

O eleito Ricardo Almeida, membro da Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira, disse ao 
d´Óis Por Três que não tem «documentos que me permitam confirmar se o montante gasto nas Festas da Pateira» de 2019. Não tem.
O d´Óis Por Três pedira-lhe que confirmasse, se fosse possível, se foi de 5 703,50 euros (ou não e, neste caso, qual foi) o custo das chamadas Festas da Pateira de Óis da Ribeira.
«Os documentos relativos a orçamentos e contas que disponho, não individualizam a verba gasta nesse evento, acreditando que possa estar integrada numa rubrica mais genérica», disse Ricardo Almeida, acrescentando que «posso apenas informar que o executivo afirmou em AF, que esse evento seria o único evento cultural da UF (tal como noutras freguesias), alvo de apoio pela Câmara Municipal de Águeda».
«Acredito que esses e outros valores da despesa (bem como da receita) serão apresentados aquando do balanço da execução do ano 2019. Poderemos nessa altura, todos, certamente confirmar esses e outros montantes», concluiu o eleito do CDS + Independentes.
O CDS + Independentes em campanha
eleitoral em Óis da Ribeira

Dar explicações, ou
não dar explicações!

O d´Óis Por Três, oportunamente, a 25 de Outubro de 2019 e no seguimento de correio anterior, perguntou ao executivo presidido por Sérgio Neves (PSD) se «podia confirmar (ou não) que o custo das chamadas Festas da Pateira, em Óis da Ribeira, foi de 5 703,50 euros».
Isto,  aturalmente, «no sentido de correctamente informar o povo eleitor da UFTOR», como fizemos questão de precisar.
O executivo travassÓisense não deu essa explicação,  respondendo assim ao d´Óis Por Três: «Conforme já lhe foi informado, não iremos fornecer quaisquer informações a um suposto órgão de informação anónimo, quando existem locais, tais como Assembleia de Freguesia, onde pode solicitar todas as dúvidas».
«Não sabemos a fonte ou como chegou ao valor em questão, que não corresponde à realidade, e ao ser divulgado, tal como diz, irá induzir as pessoas no erro e que nada abona a vosso favor, uma vez mais», acrescentou o executivo presidido por Sérgio Neves - e que inclui o tesoureiro Paulo Pires e a secretária Ondina Soares.
Que assim, de uma penada e com ligeireza, não respondeu nem... quis desfazer o eventual erro em que, na sua opinião, induziríamos as pessoas. 
O executivo da UFTOR: secretária Ondina Soares,
presidente Sérgio Neves e tesoureiro Paulo Pires

As contradições
da... política !

Há aqui uma contradição, seja ela de quem for:
1 - A Junta de Freguesia diz que só dá explicações na Assembleia de Freguesia.
2 - O eleito do CDS + Independentes diz que, e citamo-lo, «os documentos relativos a orçamentos e contas que disponho, não individualizam a verba gasta nesse evento, acreditando que a mesma possa estar integrada numa rubrica mais genérica».
Ora ele é um eleito da Assembleia de Freguesia.
E orçamentos e contas da Junta de Freguesia são, exclusivamente, matéria da competência fiscalizadora da Assembleia de Freguesia.
Isto é: aparentemente, a questão não foi respondida, admitindo o eleito Ricardo Almeida acreditar que tal verba (os eventuais 5 703,50 euros gastos na chamada Festa da Pateira), «possa estar integrada numa rubrica mais genérica».
Concluindo, por exclusão de partes, a mais antiga técnica de investigação conhecida, nem a Junta de Freguesia explica, nem o eleito teve resposta ao que terá perguntado.
Ora, se o executivo não responde ao(s) eleito(s) da Assembleia de Freguesia, a que deve explicações, por imperativo legal, vai responder a quem, quando e onde?
Nunca?
Seria muito mais fácil que, descontraidamente, o executivo da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, presidido por Sérgio Neves - com o tesoureiro Paulo Pires e a secretária Ondina Neves - dissesse na Assembleia de Freguesia quanto gastou na chamada Festa da Pateira. 
Além de ser um testemunho ético, é um dever de lei e desfazia todas e quaisquer dúvidas, não as alimentando. Ou quaisquer suspeitas, se acaso as há.

5 comentários:

Anónimo disse...

Tratando-se de uma verba publica o (in)dependente tem conhecimento do valor em questão e o resto é conversa fiada.

Anónimo disse...

Com certeza de quem não sabe de nada são os leitores eleitores.

Mas sabemos uma coisa como leitores e eleitotes, de que quando se gasta um valor destes nesta e em outras festas, quem o gasta não sabe o que anda a fazer.

Anónimo disse...

A propósito da notícia à margem e de mais as baixo que se lhe juntam, assim vai a brilhante gestão da União, assim vai a incompetência dos eleitos, TODOS, assim vai a falta de consideração pelas população, mais palavras para quê, o eleito cabecilha quer é a malta à turra e à massa, a competir em vez de se unir, é só capelinhas, e festas para a malta não pensar no que a junta não faz, senão vejamos o quanto se é grande na pequenez:

A ARCOR vai organizar o tradicional Magusto de S. Martinho, no dia 15 de Novembro de 2019, a partir das 17,30 horas e no centro social. Os interessados pagarão 7 euros, tendo direito a sopa, bifana no pão, bebida e um cartucho de castanhas. Devem inscrever-se até hoje, dia 13 de Novembro (de 2019), na secretaria da associação ou pelos telefones 234629818 e 910509929.

Orquestra Filarmónica 12 de Abril:
No próximo sábado, 16 de novembro, estamos de portas abertas para um S. Martinho muito especial. Temos castanhas e jerupiga, caldo-verde e febras, sobremesas e muitas surpresas. E a animação? Todos nós e um mega concurso de Karaoke de equipas. Isto promete! Vem e traz amigos e familiares.

União Das Freguesias De Travassô e Óis Da Ribeira:
Almoço de Aniversário da Irmandade dos Santos Mártires de Marrocos de Travassô, próximo fim de semana. Participe.
17 de novembro | 12h30 | Rosa do Adro (Julito)
Almoço do Aniversário da Irmandade dos Santos Mártires de Marrocos
Ementa: Canja | Arroz de Galo | Doçaria tradicional
Inscrições na Casa da Irmandade

Associação Filarmónica de Óis da Ribeira:
9 de novembro às 17:41 ·
Devido ao falecimento do sr. Fernando e do sr. Hercílio o nosso magusto será adiado para dia 17 e realizado em conjunto com a comissão de festas Nª Srª de Fátima, na Escola Primária.,( era no dia 10 de novembro).

União Das Freguesias De Travassô e Óis Da Ribeira
Próximo sábado, 9 de novembro
Evento Papas & Castanhas organizado pela Comissão de Festas Nossa Senhora do Amparo em colaboração com a Junta de Freguesia e com o apoio da Casa de Almear.
Um forma diferente para Festejar o São Martinho.
Estão todos convidados, a partir das 15h.


E é ir vendo como tem sido desde fevereiro de 2019… na mesma linha das capelinhas, a que agora também se juntou, a competir, na organização de eventos como é o caso da «Festas da Pateira» que mais não foi que pôr a malta de travassô a dominar óis, é que a guerra entre famílias evita a guerra à junta...

Diana Moreira disse...

A bem da verdade, na última Assembleia de Freguesia, a 23 de Setembro, o Ricardo Almeida, questionou e bem o executivo sobre o sucesso da Festa da Pateira. Em que é que se baseavam para afirmar que tinha sido um sucesso e, que na sua óptica, não poderia concordar com a palavra escolhida - sucesso, uma vez que, só estiveram duas associações presentes.
Segundo o Presidente do executivo, foram convidadas todas as associações. No entanto, por motivos de férias e por ter sido muito perto de outros eventos, não tinham funcionários disponíveis.
Ainda segundo o mesmo, o sucesso, o êxito está relacionado com o testemunho dado pelas Instituições que participaram e que a festa era uma forma de ajudar as instituições da freguesia e que é para continuar, embora se possa repensar os moldes em que é feita.

Quanto a mim, no meio disto tudo, só acho completamente descabido, medir o "índice de sucesso" baseados em publicações nas redes sociais. Quando interpelado, deve, a fim de garantir a transparência que tanto apregoou, ser mais explícito, com um rol de factores concretos que justifiquem admitir o sucesso ou não de um evento e, sim, concordando com o doisportres, apresentar valores, ali que era o local certo e o momento apropriado para o fazer.

Anónimo disse...

Como orçamentos e contas da Junta de Freguesia são, exclusivamente, matéria da competência fiscalizadora da Assembleia de Freguesia, e como a AF é constituída por 9 eleitos, seria conveniente, esclarecedor ouvir os restantes eleitos ou os porta voz das diferentes correntes políticas. Além de ser um testemunho ético, desfazia todas e quaisquer dúvidas, não as alimentando. Ou quaisquer suspeitas, se acaso as há de serem uns icompetentes afilhadistas que não tem nada a dizer ao eleitorado que os elegeu.