quarta-feira, novembro 20, 2019

Dois óisdaribeirenses nascidos a 20 de Novembro: Serafim e Dinis!

Serafim Reis, o primeiro de pé, à esquerda, 
músico da Tuna Musical de Óis da Ribeira

O dia 20 de Novembro é dia de nascimento de dois óisdaribeirenses que, por razões diferentes, foram personalidades locais no decorrer do Século XX: Serafim Reis e Dinis Tavares.
1 - SERAFIM: Serafim Maria dos Reis era filho de José Maria Pinheiro dos Reis e de Marciana Marcos dos Reis, ambos lavradores de Óis da Ribeira. Neto paterno de José Matos dos Reis e de Ana Alves Pinheira, neto materno de José Bernardino dos Reis e de Maria Angélica dos Reis.
Lavrador relativamente abastado, foi músico durante muitos anos, na Tuna de Óis da Ribeira e também nas Bandas de Casal de Álvaro e Travassô. Casou com Ana dos Reis e o casal teve os filhos Silvério e Maria Celeste dos Reis.
Avô dos irmãos Clarinda (da Rua da Pateira), Silério (já falecido) e Zélia dos Reis Framegas, moradora em Carcavelos, Eirol (Aveiro)  
Dinis Tavares
2 - TAVARES: Dinis de Almeida Tavares da Silva festejaria hoje 95 anos, nascido a 20 de Novembro de 1924. Era filho de Joaquim Tavares da Silva e Gracinda dos Reis Almeida e irmão de Eurico e Durbal de Almeida Tavares de Silva, todos de Óis da Ribeira e todos já falecidos.
Foi empresário do sector da fotografia, comerciante da Mercearia Escondidinho e do Café Império (em Óis da Ribeira) e foi quadro superior da Companhia Portuguesa de Celulose, a actual Navigator Company (também antiga Portucel). Trabalhou em Moçambique, na Bélgica e nos Estados Unidos, onde faleceu aos 90 anos.
Casou com Maria Celeste Pires dos Santos e o casal teve os filhos Maria Gracinda, Maria Isabel e Joaquim dos Reis Tavares da Silva, já todos falecidos. Sogro de Fernando Tavares Pires e avô de Fernando Dinis (já falecido) e de Steven Tavares Pires, da Agência Fnerária Pateira.

Sem comentários: