terça-feira, novembro 12, 2019

Bloco propõe um plano nacional de controlo do jacinto-de-água

Os deputados Moisés Ferreira e Nelson Peralta com Diana Moreira, Luís Grilo e
Romeu Fernandes na margem de Óis da Ribeira da pateira

O Bloco de Esquerda (BE) entregou ontem, segunda-feira, dia 11 de Novembro, um projecto de resolução na Assembleia da República que recomenda «a criação de um plano nacional de controlo da espécie invasora jacinto-de-água».
Além do plano, a proposta recomenda ao governo «a definição de áreas de intervenção prioritária, nomeadamente por motivos de conservação da natureza e por áreas onde a espécie coloca em risco a integridade do ecossistema».
O Bloco defende, ainda, a realização de «uma campanha de sensibilização para difundir o carácter invasor da espécie, os riscos que apresenta para os ecossistemas e para a necessidade de não a reproduzir ou utilizar como planta ornamental». 

A recomendação bloquista aponta também para que o governo proceda à «aquisição de maquinaria adaptada para o controlo e remoção da espécie de massas de água».

Espécie pode ser
relativamente controlada
e confinada

O Bloco de Esquerda dá o exemplo da pateira, a maior lagoa natural da Península Ibérica, que está ameaçada por esta espécie invasora. 

«O caso da pateira mostra que a espécie pode ser relativamente controlada e confinada se existir um trabalho contínuo de remoção. Aliás, a ausência desse trabalho, por empréstimo da ceifeira, provocou novo crescimento da espécie que agora ocupa uma parte considerável da sua superfície», sublinha o BE, considerando que «a criação do plano nacional é essencial para a protecção da pateira, por permitir uma intervenção mais abrangente naquela lagoa, mas também por garantir que a aquisição nacional de material não coloca sob pressão a ceifeira existente».A proposta surgiu depois de Moisés Ferreira a Nelson Peralta, os dois deputados do BE eleitos por Aveiro, terem, como o d´Óis Por Três já noticiou, visitado e verificado o estado da pateira, no passado sábado de manhã, juntamente com activistas aguedenses do BE.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ei-los os cinco amigos da vida e airada...que nem acabaram com a nossa praga quanto mais com a dos outros!