segunda-feira, novembro 18, 2019

O Monumento ao Músico, em Óis da Ribeira, foi inaugurado há 18 anos!

O Monumento ao Músico foi inaugurado a 18 de Novembro de 2001. Há 18 anos!

O Monumento ao Músico, em Óis da Ribeira, está localizado no jardim dos Arais, ao lado da casa mortuária, e foi inaugurado há 18 anos, a 18 de Novembro de 2001, numa cerimónia integrada nas comemorações do 104º. aniversário.
A vereadora Nair Barreto presidiu à inauguração, considerando que o monumento «é inédito no concelho» de Águeda e que por não ser «uma homenagem a uma só pessoa, tem um simbolismo que abrange os músicos de todos os tempos».

Três pedras,
três tempos !

O monumento (ver fotos) é constituído por três pedras: a mais pequena, a do lado esquerdo, representando o passado; a maior, a do meio e com uma nota musical, representa o presente; a terceira, à direita, de altura intermédia e a mais clara, o futuro.
O presidente da direcção era Jorge Élio Framegas, bisneto de um dos fundadores (Jacinto Matos), que na altura considerou que o monumento «perpetuará a Tuna de mais de um século e todos os músicos de Óis da Ribeira».
Agora, por este Novembro de 2019 adentro, quando se fala em monumentos a músicos em outras localidades, sabe bem recordar a inauguração daquele que, em Óis da Ribeira, foi inaugurado há 18 anos e com presença de personalidades públicas regionais: os presidentes da Câmara Municipal (Castro Azevedo, que apareceu depois), da Assembleia Municipal (Horácio Marçal) e da Junta de Freguesia (Fernando Pires) e dos vereadores José Elói Correia e Alberto Ferreira. 
Pioneira, a nobre vila de Óis da Ribeira e a sua Tuna!

Sem comentários: