segunda-feira, novembro 25, 2019

O Centro Social da ARCOR no PIDDAC. Há 21 anos!

O Centro Social da ARCOR (vista aérea)
A placa da 1ª. fase do Centro Social da ARCOR


O terreno antes das obras
A proposta de alteração ao Orçamento Geral do Estado para 1999 que permitiu a entrada das obras do Centro Social de ARCOR em PIDDAC foi apresentada pelo então deputado Castro Almeida (PSD) a 25 de Novembro de 1998. Já lá vão 21 anos!
O projecto não tinha entrado no Orçamento de Estado do Governo de António Guterres (PS) - uma vez mais... - e só por
Castro Almeida, à direita, na ARCOR, com Diaman-
tino Correia (PAG da ARCOR), Celestino Viegas e 
Fernando Pires (vice-presidente da ARCOR
via de uma proposta de decreto-lei com maioria favorável se poderia «dar a volta» à grande desilusão do povo óisdaribeirense e dos dirigentes da ARCOR - era Fernando Reis o presidente, recentemente falecido. 
A proposta de Castro Almeida entrada na Comissão de Economia e Finanças às 9,10 horas de 3 de Dezembro do mesmo ano.e foi aprovada no dia seguinte, 4 de Dezembro, às 11,40 horas, com votos favoráveis dos deputados Manuel Castro Almeida, José Júlio Ribeiro (antigo presidente da Câmara Municipal de Águeda), Manuel Oliveira e Rui Rio (actual presidente do PSD), todos do PSD; Sílvio Cervan (do CDS/PP) e João Amaral (do PCP). Abstiveram-se os deputados socialistas.
José Júlio Ribeiro, Manuel Oliveira e João Amaral já faleceram.
O Centro Social da ARCOR foi incluído no Programa «Equipamentos e Serviços da Apoio à Comunidade - CRSS Centro», designado como «Construção de Equipamento Social em Ois da Ribeira - Águeda», com a dotação de 10 000 contos.
A primeira pedra seria lançada a 27 de Fevereiro de 2000, ainda se realizaram obras neste ano (as correspondentes à primeira cave, ver a foto) e a segunda fase começou a 22 de Outubro de 2001, já na direcção de Celestino Viegas, até 2005.

Sem comentários: