quinta-feira, novembro 07, 2019

Carvalho da Silva, óisdaribeirense e 1º. director do Hospital de Águeda, faleceu há 83 anos!

Joaquim Carvalho da Silva
Hospital de Águeda

O médico óisdaribei-
rense Joaquim Carvalho da Silva foi o primeiro director clínico do Hospital-Asylo Conde de Sucena, o actual Hospital Distrital de Águeda. Faleceu a 7 de Novembro de 1933. Há 86 anos!
Nasceu a 19 de Março de 1861. Há 158 anos!
Filho do comerciante óisdaribeirense Jacinto Tavares da Silva e de Antónia Francisca Lopes (falecida em 1894 e que era

O jazigo da família de Joa-
quim Carvalho da Silva, no
cemitério de Óis da Ribeira
de Alquerubim), nasceu a 19 de Março de 1961 e licenciou-se na Escola Médica do Porto - cidade aonde seu pai se chegou a deslocar a pé, por volta das décadas de 60/70 do século XIX, para a abastecer sua loja de Óis da Ribeira.
Foi director-clínico do Hospital desde a sua inauguraração, em 1922, até 1930, aos seus 69 anos, sendo substituído pelo dr. António Breda mas lá continuando a exercer funções médicas.

Testamento a favor da
Misericórdia de Águeda

Joaquim Carvalho da Silva casou na Borralha, com Eugénia Augusta da Câmara Mota, da Casa do Redolho, e o casal teve dois filhos: Eduardo Câmara Carvalho e Silva (nascido em 1892) e Joaquim Câmara Carvalho e Silva (em 1893 e falecido a 8 de Agosto de 1962), arquitecto.
É deste, falecido a 8 de Agosto de 1962 e sem descendentes, o testamento que tornou à Santa Casa da 
Misericórdia de Águeda «herdeira da todos os seus bens mobiliários e imobiliários, entre eles uma valiosa propriedade denominada Quinta do Redolho, com a obrigação de conservação dos seus jazigos, existentes nos cemitérios de Águeda e Óis da Ribeira», como se lê no «Livro de Encargos dos Legados Pios da Santa Casa da Misericórdia de Águeda».
A filha Mariana

A família de
Óis da Ribeira

Joaquim Carvalho da Silva teve uma filha fora (e antes) do casamento, com descendência actual em Óis da Ribeira: Mariana de Jesus Viegas.

Mariana era filha de Rosa Florinda Viegas e nascida a 26 de Setembro de 1880 (tinha ele, o futuro médico, apenas 19 anos de idade). 
Mariana casou com José Pinheiro de Almeida, a 7 de Setembro de 1901, tendo o casal 5 filhos, já todos falecidos: Porfírio (nascido a 4 e falecido a 5 de Janeiro de 1904), Severino (nascido a 19 de Julho de 1903 e falecido a 4 de Janeiro de 1907), Eugénio e Elísio (ambos falecidos em Viana do Castelo) e Alexandre Pinheiro de Almeida (em Óis da Ribeira).
Mariana faleceu a 31 de Maio de 1971(2?), em Viana do Castelo e os três filhos sobrevivos «deram-lhe» vários netos. Os seguintes, salvo erro e/ou omissão:
- Eugénio: Ana Maria, Eugénio e Maria Eugénia, todos moradores em Viana do Castelo.
- Elísio: Maria de Lurdes (ausente na Alemanha), Maria Rosa e Maria de Fátima, ambas em Viana do Castelo.
- Alexandre: Eugénio, já falecido (em Viana do Castelo) e José (morador em Viana do Castelo) e Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, morador na Rua Nossa Senhora de Fátima, em Óis da Ribeira.

Sem comentários: