sexta-feira, novembro 15, 2019

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira eleita há 60 anos!

Manuel Tavares
Brasão de Óis da Ribeira

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira presidida por Manuel Maria Tavares da Silva foi eleita a 15 de Novembro de 1959. Há 60 anos!
A sessão eleitoral foi presidida pelo Professor Dinis Pires da Silva, óisdribeirense morador em Cabanões que, por delegação, representava o presidente da Câmara Municipal de Águeda e, verificando não haver recursos pendentes, conferiu a elegibilidade dos cidadãos 
Armando Resende,
secretário e depois 
presidente da JF
propostos para o novo executivo, que, porém, só entrou em exercício de funções no dia 2 de Janeiro de 1960.

Executivo novo
para 4 anos !

O novo executivo autárquico local substituía o presidido por Aires Carvalho e Santos, com o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro José Pinheiro das Neves.
Eleito para o quadriénio de 1960/1963, era assim constituído:
José P. Neves
- Presidente: Manuel Maria Tavares da Silva, proprietário e benemérito da Freguesia, morador na então Rua do Cabo (que agora tem o seu nome).
- Secretário: Armando dos Santos Ala de Resende, proprietário e empregado de escritório no Grémio da Lavoura de Águeda - actual Cooperativa Agrícola dos Lavradores de Águeda. Morador no Largo Jacinto Bernardo Henriques (o do Cruzeiro), agora Largo do Centro Social.
- Tesoureiro: José Pinheiro das Neves, proprietário e funcionário da Companhia Portuguesa de Celulose (depois Portucel e agora The Navigator Company, em Cacia). Morador na então Rua do Cabo.
Suplentes e ambos moradores na Rua Adolfo Pires dos Reis (então, a do Viveiro):
- António Marques dos Reis: Proprietário e comerciante.
- Manuel Simões dos Reis: Proprietário (Manelzito).
Manuel Tavares, por doença, abdicou a 4 de Abril de 1962 (faleceria a 6 de Abril de 1963) e foi substituído por Armando Resende na presidência. E este, enquanto secretário, por Manuel Simões dos Reis.
Já faleceram todos estes óisdaribeirenses servidores do interesse público. RIP!!!

Sem comentários: